23/06/16

Avião Solar Impulse 2 - A aeronave demorou quase três dias a percorrer os 6.765 km que separam Nova Iorque e Sevilha, cidade espanhola onde aterrou esta manhã.




«Avião Solar Impulse 2 chega à Europa "de forma perfeita" após cruzar o Atlântico

A aeronave demorou quase três dias a percorrer os 6.765 km que separam Nova Iorque e Sevilha, cidade espanhola onde aterrou esta manhã. É a primeira vez que um avião sobrevoa toda a extensão do oceano Atlântico sem recurso a combustível.

Era a 15ª e mais perigosa etapa da viagem que o Solar Impulse 2 está a realizar em torno do globo, dizem os pilotos Bertrand Piccard e André Borschberg, mas foi concluída com sucesso e sob aplausos. O avião solar mais famoso do mundo aterrou esta manhã em Sevilha, após ter percorrido 6.765 km ao longo de dois dias, 23 horas e oito minutos.

Os responsáveis do projeto afirmam que esta foi “a primeira vez que um avião solar cruzou toda a extensão do oceano Atlântico”, tendo sido atingida uma altitude máxima de 8.534 metros e consumida energia solar na ordem dos 1.338 kWh.

Esta parte da viagem teve início na passada segunda-feira e estava previsto que o voo demorasse cerca de 90 horas, tempo que não foi necessário na totalidade. À chegada a Sevilha, Bertrand Piccard agradeceu à equipa e afirmou que tudo “correu de forma absolutamente perfeita”.

O piloto fica na história por ser o primeiro a completar a travessia com um avião movido a energias “limpas”, depois de Charles Lindbergh ter feito o mesmo em 1927, mas utilizando um avião cujos motores se alimentavam de combustíveis fósseis (e terminando a ligação em Paris).

É possível ficar a conhecer todos os pormenores desta e de todas as outras etapas no site oficial do projeto Solar Impulse 2. Está curioso acerca do interior do avião? Veja o panorama do cockpit pela “ótica” do Google Street View.» in http://tek.sapo.pt/multimedia/artigo/aviao_solar_impulse_2_chega_a_europa_apos_cruzar_o_atlantico-47884njv.html

(Avião Solar completa travessia do Oceano Atlântico)


Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover