07/05/16

Liga NOS: Rio Ave 1 vs F.C. do Porto 3 - Dragões vencem os vilacondenses com golos de Layún, Sérgio Oliveira e Varela, no jogo da 33.ª jornada da Liga NOS.



«ORGULHO RECUPERADO EM VILA DO CONDE

FC Porto venceu o Rio Ave (3-1) com golos de Layún, Sérgio Oliveira e Varela, no jogo da 33.ª jornada da Liga NOS.

O FC Porto regressou às vitórias na Liga NOS, ao bater este sábado o Rio Ave por 3-1, na penúltima jornada da Liga NOS. O golo sofrido logo aos cinco minutos de jogo não perturbou os Dragões que, com as contas fechadas no campeonato e a jogarem apenas pelo orgulho, deram a volta ao resultado com golos de Miguel Layún (de grande penalidade), de Sérgio Oliveira e Silvestre Varela. E assim cumpriu-se a tradição em Vila do Conde, onde os portistas apenas perderam por uma vez em toda a sua história - já lá vão mais de 12 anos.

​​José Peseiro apresentou um 11 com sete alterações relativamente àquele que iniciou o clássico da jornada passada, com o Sporting. À luz da teoria da rotatividade implementada na baliza desde a deslocação a Coimbra, Helton foi o dono das redes, tendo pela frente uma defesa em que se mantiveram Maxi e Chidozie e à qual regressaram Layún e Marcano, recuperado de uma lesão que o afastou dos relvados durante cerca de dois meses. No meio-campo, Sérgio Oliveira foi o único resistente, tendo desta vez a companhia de Rúben Neves e de André André, que já não era titular desde o início de março, no jogo em Braga, depois de ter sido suplente utilizado nas duas jornadas anteriores. As despesas do ataque ficaram por conta de Brahimi, Varela e André Silva, que ocupou o lugar que na semana passada tinha sido de Aboubakar.​

Do lado dos vila-condenses, a lutar por um lugar que dê acesso às competições europeias na próxima época, a aposta do treinador Pedro Martins numa equipa que jogava num bloco médio/alto, com nítida propensão ofensiva, teve a primeira consequência prática quando estavam decorridos apenas cinco minutos. O ex-Dragão Hélder Postiga aproveitou uma bola perdida no meio-campo defensivo portista e, de fora da área, atirou forte e colocado para adiantar o Rio Ave no marcador na primeira vez e única vez que rematou à baliza na primeira parte. O golo serviu de despertador para o FC Porto, que gradualmente foi assumindo o controlo das operações, acentuado a partir dos 20 minutos, quando Layún converteu com êxito mais uma grande penalidade, que castigou um empurrão de Edimar a André Silva. O jogo empatava e desequilibrava-se a favor dos azuis e brancos, com mais posse de bola, mais iniciativa atacante, mas com dificuldades em ultrapassar a organizada defesa da formação de Vila do Conde.

O intervalo não mudou muito a corrente do encontro. O FC Porto continuou dominador, mas passou a rematar mais e a chegar mais depressa e com mais perigo à área contrária. Brahimi deu o primeiro sinal, quando levou a bola a rasar a barra da baliza vila-condense num livre direto resultante de uma falta cometida por Wakaso que, aliás, lhe devia ter valido a amostragem do segundo cartão amarelo por parte do árbitro Bruno Paixão. Logo a seguir, foi Sérgio Oliveira quem voltou a ameaçar o segundo golo num portentoso remate de fora da área negado por Cássio com uma não menos vistosa defesa. Estava dado o aviso para o que aconteceria escassos minutos depois, num lance quase tirado a papel químico do anterior, desta vez, porém, com um final feliz: o míssil disparado pelo médio português só parou no fundo da baliza do Rio Ave e consumou a reviravolta no resultado (57m).

O Rio Ave ainda esboçou uma reação, subiu ligeiramente as linhas, mas nunca foi capaz de assustar Helton. O FC Porto, pelo contrário, continuou à procura do terceiro golo, que até podia ter surgido num remate de Maxi que não passou longe do alvo, mas que só apareceu a três minutos dos 90. Desmarcado de forma perfeita pelo lateral uruguaio, Varela atirou cruzado ao segundo poste e fixou o resultado final de um jogo que também assinalou o regresso à competição de Evandro, após uma paragem de dois meses por lesão. José Peseiro ganha assim mais uma opção a duas semanas da final no Estádio do Jamor, onde o FC Porto tem na mira a conquista da sua 17.ª Taça de Portugal.

Ficha do Jogo» in http://www.fcporto.pt/pt/noticias/Pages/2015%20-%202016/orgulho-recuperado-em-vila-do-conde-5-7-2016.aspx


(Resumo do Rio Ave 1 vs F.C. do Porto 3)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover