11/04/16

Política de Saúde - O vírus Zika pode estar associado a outra doença neurológica, a encefalomielite aguda disseminada, de acordo com um estudo brasileiro a ser apresentado esta semana no Canadá, divulgou esta segunda-feira a imprensa brasileira.



«ZIKA PODE ESTAR NA ORIGEM DE OUTRA GRAVE DOENÇA NEUROLÓGICA

O vírus Zika pode estar associado a outra doença neurológica, a encefalomielite aguda disseminada, de acordo com um estudo brasileiro a ser apresentado esta semana no Canadá, divulgou esta segunda-feira a imprensa brasileira.

De acordo com o site de notícias G1, a investigação será apresentada esta semana na reunião anual da Academia Americana de Neurologia, em Vancouver, no Canadá.

A neurologista Maria Lúcia Brito Ferreira, médica do Hospital da Restauração, do Recife, identificou dois casos de encefalomielite aguda disseminada em pacientes que tiveram resultado positivo para o vírus Zika.

A investigadora acompanhou a evolução de um grupo grande de pacientes com sintomas sugestivos de arboviroses – como Zika, Dengue e Chikungunya – que também desenvolveram sintomas neurológicos entre dezembro de 2014 e junho de 2015.

Dos 151 casos, seis tiveram testes positivos para Zika. Na época do estudo, o diagnóstico da doença era ainda mais limitado e resumia-se aos testes de biologia molecular (PCR), que só são capazes de detetar o vírus cinco dias depois do início dos sintomas.

Leia também: 10 cuidados ao viajar para países com Zika

Desses seis pacientes em que foi possível detetar o vírus, quatro tinham a síndrome de Guillain-Barré e dois tinham encefalomielite aguda disseminada.

“O estudo foi importante para identificar que havia essa relação, mas não conseguimos encontrar positividade para Zika em mais pacientes por causa da limitação do diagnóstico”, disse a médica.

A encefalomielite aguda disseminada é uma doença grave que afeta o cérebro e a medula espinhal com o ataque da mielina, substância que reveste as células nervosas.

Segundo Maria Lúcia Brito Ferreira, grande parte dos pacientes ficam com sequelas motoras, cognitivas ou visuais que podem ser ligeiras, moderadas ou severas.» in http://lifestyle.sapo.pt/saude/noticias-saude/artigos/zika-pode-estar-na-origem-de-outra-grave-doenca-neurologica

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover