26/04/16

História de Portugal - Esta é a primeira vez, em Portugal, que a Carta é exposta ao público, fora da Torre do Tombo, em Lisboa, tendo sido escolhida a vila de Belmonte, no distrito de Castelo Branco, leste de Portugal, por ser a terra natal de Pedro Álvares Cabral, que capitaneou a esquadra que atingiu a costa brasileira, em abril de 1500.



«Exposição da "Carta de Pêro Vaz de Caminha" é inaugurada em Belmonte

A exposição da "Carta a El-Rei Dom Manoel sobre o achamento do Brasil", de Pêro Vaz de Caminha, é hoje inaugurada na Sala Pedro Álvares Cabral, no castelo de Belmonte, na Beira Baixa.

Esta é a primeira vez, em Portugal, que a Carta é exposta ao público, fora da Torre do Tombo, em Lisboa, tendo sido escolhida a vila de Belmonte, no distrito de Castelo Branco, leste de Portugal, por ser a terra natal de Pedro Álvares Cabral, que capitaneou a esquadra que atingiu a costa brasileira, em abril de 1500.

A "Carta de Pêro Vaz de Caminha" é um documento classificado como património nacional, inscrito pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), no Registo da Memória do Mundo, que apenas saiu uma vez de Lisboa, para o Brasil, no âmbito das comemorações do 5.º centenário do seu descobrimento.

Em comunicado, o Arquivo Nacional da Torre do Tombo (ANTT), a cujo espólio pertence o manuscrito, afirma que este documento "assinala um momento singular da História".

"A exposição [que estará patente até 26 de outubro] pretende fazer um contraponto entre o caráter efabulatório da cartografia pré-era dos Descobrimentos e o levantamento exaustivo efetuado pelos portugueses, nas suas incursões por territórios mais ou menos conhecidos, como África ou as Índias Orientais e, depois, no Novo Mundo, do qual o relato de Pêro Vaz de Caminha é o momento inaugural", segundo a mesma fonte.

A exposição irá dividir-se em dois espaços: uma instalação visual, da dupla italiana Carnosvky, que evoca imaginários da época, e uma instalação sonora de Sílvio Rosado, de ilustração da carta, ambas com o objetivo de contextualização do documento.

"A instalação presente no primeiro espaço, ao qual se acede a partir do terraço do castelo, é a iluminação perfeita face a esse imaginário das descobertas e à perceção da transformação de um mundo considerado imutável, num mundo em mudança, no exato momento em que se vão conhecendo os seus verdadeiros limites físicos", explica a mesma fonte.

Recriado para esta exposição, o trabalho da dupla italiana Carnosvky resulta numa instalação visual, onde toda uma iconografia de mapas, seres e realidades imaginadas emerge através de um dispositivo de cores, Vermelho, Verde e Azul.

Esta área "é ilustrada com imagens que remetem para o imaginário medieval e dos bestiários, em três planos sobrepostos, que se distinguem sucessivamente graças ao uso de diferentes luzes".

O segundo espaço, reservado à leitura da Carta, alarga-se através da sonoplastia realizada por Sílvio Rosado, que funciona "como tapete sonoro da exposição, espécie de 'áudio-guia' de uma viagem e de uma descoberta, em que foram protagonistas os alunos mais pequenos da Escola de Música de Belmonte".

Nesta zona "privilegia-se a descrição e a palavra em detrimento da imagem, sendo a carta contextualizada através das peças dos séculos XV e XVI", que foram cedidas pelo Palácio Nacional de Sintra, a Casa-Museu Medeiros e Almeida e o Museu Nacional de Arte Antiga, e Lisboa.

Após ter-se avistado terra e os portugueses desembarcado em solo a que chamaram inicialmente "Terra de Vera Cruz", Álvares Cabral mandou o seu escrivão redigir o documento para informar o rei D. Manuel I do "achamento" de novas terras, tendo seguido para Lisboa numa nau, comandada por Gaspar de Lemos.

"A redação da 'Carta a El-Rei Dom Manoel sobre o Achamento do Brasil' não se trata de um relato de viagem, uma narrativa de um conjunto de peripécias com um fim e uma moral adjacentes, nem uma tentativa de exaltar os autores da gesta ou o seu suserano, nem ainda uma tentativa de relevar uma qualquer supremacia tecnológica ou racial", acrescenta o arquivo nacional.

A carta foi escrita em Porto Seguro, sendo datada de 01 de maio de 1500, alguns dias após a chegada dos portugueses e de ter sido celebrada a primeira missa em território sul-americano, por Pêro Vaz de Caminha, de quem se sabe pouco, além da origem fidalga e de ter sido escrivão e vereador na Câmara do Porto, que, com o cosmógrafo Mestre João, descreveu a chegada, a paisagem e as gentes que o habitavam.

Graças à colaboração de Mestre João, neste documento surge pela primeira vez sinalizado a constelação estelar "Cruzeiro do Sul", que pontifica hoje na bandeira nacional daquele país de Língua Portuguesa.

NL // MAG

Lusa/Fim» in http://24.sapo.pt/article/lusa-sapo-pt_2016_04_26_1202850305_exposicao-da--carta-de-pero-vaz-de-caminha--e-inaugurada-em-belmonte


(Brasil: viagem de Pedro Álvares Cabral)


(A História de Pedro Álvares Cabral e o descobrimento do Brasil)


O Descobrimento do Brasil - Filme de Humberto Mauro (1936)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover