29/02/16

Liga NOS: Belenenses 1 vs F.C. do Porto 2 - O FC Porto colocou-se a três pontos do líder Sporting e a par do Benfica no segundo lugar da Liga NOS, após bater este domingo o Belenenses, num jogo muito difícil.



«VITÓRIA DOCE, MAS DIFÍCIL, EM BELÉM

Dragões vencem Belenenses por 2-1 e ficam, pelo menos provisoriamente, a três pontos da liderança.

O FC Porto colocou-se a três pontos do líder Sporting e a par do Benfica no segundo lugar da Liga NOS, após bater este domingo o Belenenses, por 2-1. Foi por isso uma vitória doce em Lisboa, a terceira no espaço de menos de um mês na zona da capital, após os triunfos frente a Estoril e Benfica, e a quinta nas últimas seis jornadas (com o interregno da receção ao Arouca, em que houve fatores externos), que foram integralmente disputadas sob comando técnico de José Peseiro. Tratou-se do 30.º triunfo em partidas da Liga no estádio do Belenenses, um terreno tradicionalmente difícil, onde os portistas já não conquistavam os três pontos desde Março de 2010, e esta visita não foi exceção. O FC Porto chegou rapidamente ao 2-0, mas teve de sofrer na segunda parte para garantir os três pontos.

Face à última jornada da Liga, a reviravolta caseira frente ao Moreirense, apenas saiu do onze Layún, suspenso e substituído por José Ángel. E foi precisamente o lateral espanhol a estar na origem do primeiro golo, ao cruzar para a área, na direção de Suk; a bola acabou por sobrar para Brahimi e, em posição privilegiada, o argelino não teve grandes dificuldades em finalizar. Ao contrário do que acontecera em sete dos oito jogos anteriores, os Dragões foram agora os primeiros a marcar. A circunstância era, naturalmente, tranquilizadora para o FC Porto, que ficou ainda mais confortável com o 2-0, fruto de um autogolo de Tonel, mas também de um bom cruzamento, em esforço, de Maxi Pereira - não apareceu nenhum avançado portista, mas sim o desvio infeliz do defesa da casa. O futebol tem destas coisas: se em tantos jogos a equipa tenta de todas as formas e não consegue marcar, desta vez chegou rapidamente a uma vantagem de dois golos.

O Belenenses procurava ter uma atitude positiva, mas apenas criou perigo aos 29 minutos, e foi perigo a sério: Carlos Martins, na marcação de um livre, acertou no poste da baliza de Casillas, aos 29 minutos. Só que o FC Porto chegava facilmente à área contrária, e quase sempre com perigo: no lance seguinte, Brahimi quase bisava, num lance parecido com o do 1-0, mas a bola embateu em Fábio Nunes. Até ao intervalo, os lisboetas ainda ameaçaram por intermédio de Juanto, que rematou ao lado, aos 43 - a equipa da casa batia-se bem a meio-campo, mas revelava-se mais frágil na defesa. 

No recomeço, o Belenenses surgiu com Miguel Rosa no lugar do defesa Tonel, recuando Rúben Pinto para central. A ideia era subir mais as linhas e procurar um golo que relançasse a discussão do marcador, mas foi Suk a ficar perto do 3-0, logo aos 46 minutos - Ventura defendeu o remate do avançado. A bola rondava as duas áreas e acabou por ser mesmo o Belenenses a fazer o 2-1, por Juanto, que respondeu a um bom cruzamento de Geraldes na direita. Herrera poderia ter reposto a margem de dois golos logo no minuto seguinte, mas a verdade é que os azuis e brancos sentiram o golo sofrido e passaram por maus momentos. O Belenenses ganhou o meio-campo e Casillas teve de se aplicar para deter remates de Miguel Rosa e Geraldes. A entrada de Evandro, aos 75 minutos, foi fundamental para a equipa azul e branca recuperar força a meio-campo e colocar a partida no congelador. O FC Porto acabou por garantir três pontos determinantes para se manter em pleno na luta pelo título.

Ficha do Jogo» in http://www.fcporto.pt/pt/noticias/Pages/2015%20-%202016/vitoria-doce-mas-dificil-em-belem-2-28-2016.aspx


(Vitória portista num jogo com duas partes distintas)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover