25/02/16

Liga Europa: F.C. do Porto 0 vs Borussia Dortmund 1 - Portistas derrotados pelos alemães no Dragão por 1-0 (total de 3-0 na eliminatória).



«DRAGÕES PERDEM COM BORUSSIA DORTMUND E ESTÃO FORA DA LIGA EUROPA

​Golo sofrido logo aos 23 minutos ditou derrota caseira (0-1) frente ao Borussia Dortmund e impediu a desejada recuperação. 

O FC Porto foi eliminado da Liga Europa, após perder esta quinta-feira por 0-1, no Estádio do Dragão, frente ao Borussia Dortmund. Os portistas precisavam de recuperar de uma desvantagem de dois golos trazida da Alemanha, mas acabaram por somar nova derrota, sofrida graças a um remate em fora de jogo de Aubameyang, aos 23 minutos. O golo deixou os azuis e brancos praticamente fora da eliminatória, já que passava a ser necessário marcar quatro golos a uma formação indiscutivelmente forte, em que alinham, por exemplo, quatro campeões do Mundo de seleções. A missão já era de início suficientemente difícil: o FC Porto nunca ultrapassou uma eliminatória em que tivesse perdido na primeira mão por dois ou mais golos fora de casa (havia oito exemplos no passado) e há mais de 50 anos que uma equipa portuguesa não vira uma eliminatória nessas condições. Por outro lado, há 23 anos que uma formação alemã não era eliminada depois de vencer por dois golos na primeira mão.

José Peseiro estava forçado a fazer adaptações, face à lesão de Indi e ao facto de Chidozie não estar inscrito nas competições europeias. Layún fez dupla de centrais com Marcano e o treinador chamou ainda a jogo José Ángel, Rúben Neves, Evandro, Marega, Aboubakar e Varela, que não tinham sido titulares frente ao Moreirense. Os Dragões começaram por tomar conta do encontro, mas sabia-se que um erro e um golo sofrido seriam quase fatais, porque obrigariam o FC Porto a marcar quatro golos para seguir em frente. A chuva que começou a cair foi um mau presságio e, aos 23 minutos, no primeiro lance de perigo criado pelos alemães, Aubameyang fez o 0-1, após Casillas defender um primeiro remate de Reus. Porém, o franco-gabonês estava claramente em fora de jogo, naquele que foi um erro crasso de uma equipa de arbitragem com seis elementos. Os Dragões demoraram a recompor-se do golo sofrido e apenas nos últimos minutos da primeira parte voltaram a pegar na partida. Evandro, aos 41 minutos, falhou o golo por centímetros e, no minuto seguinte, um cabeceamento de Varela obrigou Bürki a uma defesa muito difícil.

Após um arranque morno do segundo tempo, a partida voltou a aquecer com nova oportunidade de golo do FC Porto, aos 55 minutos: Marega serviu Aboubakar, que rematou de calcanhar à figura do guarda-redes do Borussia. O camaronês foi substituído por Suk no minuto seguinte e depois o árbitro Mark Clattenburg voltou a errar: Rúben Neves viu amarelo aos 56 por uma falta inofensiva na linha de meio-campo, enquanto Sahin recebeu o mesmo castigo pouco depois, por uma entrada violentíssima sobre Danilo. Seria, só por si, razão para cartão vermelho, mas a comparação disciplinar ainda o tornou mais óbvio.


José Peseiro mexeu depois a partir do banco, colocando em campo Brahimi e Herrera, para os lugares de Varela e Evandro, que cumpriu em bom nível o seu 50.º jogo oficial ao serviço do clube. Os portistas ainda estiveram perto do empate por duas vezes: aos 74 minutos, quando Suk disputou uma bola que parecia perdida e ainda acertou no corpo do guardião Bürki, e aos 87, quando Brahimi acertou em cheio na barra. Mkhitaryan imitou-o pouco depois, levando a bola ao poste. Como pediram as bancadas, os Dragões nunca se renderam, mas as circunstâncias tornaram-se demasiado desfavoráveis para inverter uma situação já de si muito complicada. O plantel do FC Porto terá agora de se focar nos dois objetivos internos que estão ao alcance: a Liga (já este domingo há mais uma jornada, no Restelo, frente ao Belenenses) e a Taça.

Ficha do Jogo» in http://www.fcporto.pt/pt/futebol/fichas-de-jogo/Pages/fcporto-borussia-dormund-250216.aspx

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover