17/02/16

Amarante Empreendedorismo - Alunos das escolas secundárias e profissionais do concelho de Amarante participaram num workshop cujo tema foi desmistificar o conceito de empreendedorismo e ensinar a elaborar um modelo de negócio.



«Associação Empresarial de Amarante incentiva empreendedorismo jovem
17/02/2016, 18:13

Alunos das escolas secundárias e profissionais do concelho de Amarante participaram num workshop cujo tema foi desmistificar o conceito de empreendedorismo e ensinar a elaborar um modelo de negócio. A Associação Empresarial de Amarante (AEA), promotora da iniciativa e um dos parceiros – CLDS Teia+, estiveram em cada uma das escolas participantes na última semana do mês de janeiro e início de fevereiro.

Participaram de forma ativa na sessão, os alunos do Colégio de São Gonçalo, Escola Profissional António do Lago Cerqueira, Núcleo de Amarante do Cenfim, Externato de Vila Meã e Escola Secundária de Amarante.

Manuel Oliveira, orador, explicou os passos de elaboração do plano de negócio com base no modelo Canvas. Este modelo visa facilitar o momento em que os alunos terão que pensar e problematizar o negócio na sua fase embrionária. A parte financeira é a única que não é aprofundada neste workshop, embora se espere que os projetos apresentados revelem ter viabilidade e não sejam desproporcionais à realidade.

Segundo informações da AEA, esta ação é o ponto de partida para o Concurso de Ideias de Negócio que se realizará em maio com a apresentação de três ideias de negócio por cada escola.

Já durante as férias de carnaval uma banda por escola teve a oportunidade de participar num workshop de música com o produtor amarantino Gustavo Carvalho.

O workshop que se realizou nos dias 8, 9 e 10 de fevereiro no CJ Estúdio, inserido na Casa da Juventude de Amarante, permitiu que os jovens tivessem a experiência de estar num estúdio de música profissional. Cada uma das bandas tinha como objetivo a composição de uma letra e música originais e por último a sua gravação no estúdio. Até às férias da Páscoa os alunos terão ainda que fazer um vídeo que irá acompanhar a música produzida. Os vídeos serão publicados na página institucional e facebook do projeto Jovens Empreendedores – Construir o Futuro no final de março.

Este projeto tem o apoio da Fundação Manuel António da Mota e da Câmara Municipal de Amarante.» in http://www.averdade.com/pagina/seccao/19/noticia/12066


Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover