31/03/15

F.C. do Porto Transferências - Danilo vai ser cedido a título definitivo, a partir da próxima época, aos espanhóis do Real Madrid, por 31,5 milhões de euros.



«DANILO NO REAL MADRID

​Negócio vale 31,5 milhões de euros aos Dragões

Danilo vai ser cedido a título definitivo, a partir da próxima época, aos espanhóis do Real Madrid, por 31,5 milhões de euros. O FC Porto comunicou esta terça-feira a transferência, através de um comunicado enviado à CMVM.

O lateral direito, que chegou aos Dragões em Janeiro de 2012, já foi por 13 vezes internacional pelo Brasil. Ao serviço dos azuis e brancos, alinhou em 134 jogos oficiais e apontou dez golos.» in http://www.fcporto.pt/pt/noticias/Pages/Danilo-no-Real-Madrid.aspx




(Danilo ● Goals & Skills ● FC Porto ● 2014/2015)

Família Babo - Um casal que me marcou de forma indelével, até porque fui o menino das alianças; um casal lindíssimo de dois seres humanos extraordinários.


(Todos os casais são belos, mas há casais que superam o Belo na sua plenitude, como estes dois da fotografia...)

Cidade do Porto - O Palácio de Cristal é a maior "maravilha desaparecida" do Porto, seguida da calçada portuguesa e dos jardins da Avenida dos Aliados, o "pódio" fica completo com a Ponte Pênsil.

«Conheça as sete maravilhas desaparecidas do Porto

Há uma cidade que já não existe, mas que ainda encanta. O projecto Porto Desaparecido fez uma eleição "online" para escolher as “maravilhas” desaparecidas da cidade. Conheça-as todas.

O Palácio de Cristal é a maior "maravilha desaparecida" do Porto, seguida da calçada portuguesa e dos jardins da Avenida dos Aliados. O "pódio" fica completo com a Ponte Pênsil. 

A página de Facebook Porto Desaparecido, com cerca de 70 mil seguidores, deu a escolher entre 32 candidatos. E o povo, através da internet, e escolheu as Sete Maravilhas Desaparecidas do Porto. 

1. Palácio de Cristal (1865-1951)

"Inaugurado em 1865 no campo da Torre da Marca, o palácio foi projectado pelo arquitecto inglês Thomas Dillen Jones, tendo o Crystal Palace londrino por modelo. Media 150 metros de comprimento por 72 metros de largura e era dividido em três naves. Concebido para acolher a grande Exposição Internacional do Porto, ao longo dos seus 86 anos de existência, o palácio acolheu largas centenas de grandes exposições, destacando-se a Exposição Agrícola de 1903 e a Exposição Colonial de 1934. O palácio foi também um importante espaço de cultura, ostentando um órgão de tubos, considerado um dos maiores do mundo, e onde se realizaram importantes concertos do compositor Viana da Mota ou da virtuosa violoncelista Guilhermina Suggia. A pretexto da realização do Campeonato Mundial de Hóquei em Patins no Porto, o palácio acabou por ser ingloriamente destruído em 1951, tendo-se erguido no seu lugar uma nave de betão armado, a que foi dado o nome de pavilhão dos Desportos (hoje pavilhão Rosa Mota). Dos velhos tempos ficaram os jardins e a designação de ‘palácio de Cristal’ ainda aplicada àquele espaço."


2. Calçada portuguesa e jardins dos Aliados (1882-2005)

"À semelhança do que, anos antes, tinha sido feito no Rossio, em Lisboa, em 1882, a placa central da então praça de D. Pedro, hoje da Liberdade, foi calcetada com pequenas pedras de calcário e basalto, justapostas em faixas de cor alternadas – a conhecida ‘calçada portuguesa’. Em 1915, aquando da abertura da avenida dos Aliados, a escolha recaiu sobre o mesmo tipo de pavimento para os passeios e placas centrais, aqui complementado com canteiros ajardinados. Em 2005, no âmbito de um projecto de arranjo urbanístico da chamada ‘sala de visitas da cidade’, este pavimento foi substituído por granito, conforme projecto dos arquitectos Siza Vieira e Souto Moura. Hoje, uma extensão considerável de calçada portuguesa subsiste ainda na rua de Sampaio Bruno e em poucos mais arruamentos da Baixa portuense."


 3. Ponte Pênsil (1842-1887)


"Oficialmente denominava-se ponte D. Maria II, mas era mais conhecida como ponte Pênsil. Começou a ser construída em 1841, sendo precipitadamente aberta ao público a 17 de Fevereiro de 1843, sem qualquer solenidade, na sequência de grandes cheias do Douro que obrigaram a desmontar com urgência a antiga ponte das Barcas. (…) Com pilares de cantaria de 18 metros de altura, o tabuleiro da ponte tinha 170 metros de comprimento e seis de largura, sendo suportada por oito cabos constituídos por fios de ferro. A ponte Pênsil veio assegurar uma melhoria significativa das comunicações entre as duas margens, substituindo a periclitante ponte das Barcas. Manteve-se em funcionamento durante 45 anos, até ser substituída pela ponte Luís I, construída ao seu lado. Actualmente restam apenas os pilares e as ruínas da casa da guarda, na margem direita, classificados como Imóveis de Interesse Público desde 1982."


 
4. Porta de Vandoma (séc. III(?) - 1855)

"Foi a principal porta da muralha primitiva da cidade, durante séculos encimada pela imagem de Nossa Senhora de Vandoma, padroeira da cidade. Segundo a lenda, D. Nónego, prelado francês de Vendôme, veio combater os mouros na sitiada cidade do Porto. Saindo vitorioso, o prelado terá colocado uma imagem da Virgem na porta principal da muralha que, por isso, se passou a chamar porta de Vandoma. Independentemente da verdadeira origem da estátua, o facto é que a Virgem de Vandoma na porta da muralha passou a assumir-se como o símbolo heráldico da cidade do Porto desde a Idade Média até aos nossos dias. A porta de Vandoma ficava na actual calçada de Vandoma e foi demolida em 1855. A imagem foi recolhida na Sé do Porto, com altar próprio."


5. Café A Brasileira (1903-2010)


"Foi fundado pelo 'brasileiro' Adriano Teles como pequena loja de venda de café, servindo gratuitamente a todos os clientes uma chávena do líquido aromático, assim como um pequeno jornal que ele próprio elaborava. Adriano Teles soube tirar o melhor partido das técnicas publicitárias, espalhando por todo o país o seu slogan "O melhor café é o da Brasileira". O sucesso ditou a ampliação do estabelecimento em 1916, pela aquisição dos prédios contíguos, entre as ruas de Sá da Bandeira e do Bonjardim. Na década seguinte, após profundas obras de remodelação, "A Brasileira" reabriu com uma decoração luxuosa, tornando-se no local de passagem obrigatória da elite portuense, acolhendo artistas, boémios, escritores, jornalistas e políticos que ali se reuniam para tomar café e para discutir os temas do momento. A partir da década de 1940, foi local de encontro de opositores ao Estado Novo. Virgínia Moura e Carlos Cal Brandão foram seus clientes assíduos."


6. Estádio das Antas (1952-2004)


"Construído para substituir o campo da Constituição, o ‘estádio do Futebol Clube do Porto’, na designação oficial, ocupava 63.220 m2, tendo inicialmente capacidade para 44 mil espectadores, distribuídos por três bancadas – duas superiores e uma lateral. O lado leste do campo não tinha bancada, sendo chamado porta da Maratona. O estádio foi inaugurado em 1952, numa pomposa cerimónia que contou com a presença do então Presidente da República, Craveiro Lopes. (…) Com a inauguração do estádio do Dragão em Novembro de 2003, o velho estádio das Antas acabou por ser demolido em Março e Abril de 2004. Nos 52 anos de existência, no estádio das Antas, o FC Porto sofreu 80 derrotas, empatou 119 vezes e venceu 803 jogos."


7. Estação de Recolha da Boavista (1874-1999)


"A chamada 'remise' dos elétricos foi uma das principais infra-estruturas de apoio ao sistema de transportes públicos do Porto. Foi edificada em 1874, para servir de sede e oficina da Companhia Carris de Ferro do Porto. O edifício original foi vítima de um grande incêndio em 1928, o que levou à construção de uma nova 'remise' com vinte portas. Este segundo edifício acabou por ser demolido em 1999 para dar lugar à Casa da Música."» in http://rr.sapo.pt/informacao_detalhe.aspx?fid=30&did=182911


(Porto Cidade Invicta Monumentos Históricos)


(A Bela Cidade do Porto Portugal)


Cidade do Porto - (Oporto - Portugal)

30/03/15

Animais - Os cães são apelidados de ‘melhor amigo do homem’ e aqui está a prova de que, por vezes, os ditados têm uma razão de ser.



«México Cães prestam último tributo a quem os alimentava

Os cães são apelidados de ‘melhor amigo do homem’ e aqui está a prova de que, por vezes, os ditados têm uma razão de ser.

Um funeral no México ganhou contornos incomuns. Margarita Suarez, uma idosa, era conhecida por todos no seu bairro por ser caridosa para com os animais vadios do sítio onde morava. Todos os dias de manhã esta mulher preparava comida para oferecer aos cães e gatos sem dono que vagueavam pelas imediações da sua casa.

No dia do seu funeral, porém, seria pouco expetável que tivesse uma homenagem como a que teve. É que os animais que ajudou, dá conta o Daily Mail, apareceram, sem convite de ninguém, para prestar os seus respeitos no local da cerimónia fúnebre.

As imagens estão a correr mundo, sobretudo porque os familiares não esperavam por esta simpática homenagem, apesar de conhecerem esta faceta de Margarita para com os animais.» in http://www.noticiasaominuto.com/mundo/368477/caes-prestam-ultimo-tributo-a-quem-os-alimentava?utm_source=gekko&utm_medium=email&utm_campaign=afternoon#/615/3

Ambiente e Ecologia - Em 2013, cada habitante de Portugal produziu, em média, 440 quilogramas (kg) de lixo municipal.



«CADA PORTUGUÊS PRODUZIU 440 KG DE LIXO MUNICIPAL EM 2013

Em 2013, cada habitante de Portugal produziu, em média, 440 quilogramas (kg) de lixo municipal. Os dados foram divulgados na última semana pelo Eurostat num relatório sobre a temática dos resíduos municipais.

O documento refere que a totalidade dos 440 kg de lixo produzidos por cada português recebeu tratamento. Porém, apenas 13% do lixo municipal foi reciclado, sendo que a maior parte, 50%, foi encaminhada para aterros. Outros 13% sofreram compostagem e 24% foram incinerados.

A média de lixo produzida por cada português não anda longe da média europeia, que se situou naquele ano em 481 kg por cada habitante da União Europeia. De entre todos os Estados-membros da UE, a Dinamarca foi o país que mais lixo produziu por pessoa, cerca de 747 kg. O país que menos resíduos por habitante produziu foi a Roménia, com uma média de 272 kg.

Destes 481 kg de lixo produzidos em média por cada cidadão europeu, 470 kg receberam tratamento. Este tratamento seguiu diferentes métodos: 31% foi para o aterro, 28% foi reciclado, 26% foi incinerado e 15% sofreu compostagem.

De acordo com os dados disponibilizados pelo gabinete de estatística europeu, a média de quilos de lixo produzido por cada habitante da zona comunitária diminuiu 8,7% em 2013, quando comparado com o pico atingido em 2002, com 527 kg por pessoa. O documento sublinha ainda que desde 2007, a produção de lixo municipal por cada cidadão tem vindo consistentemente a diminuir para valores abaixo dos registados em meados da década de 1990.

Além da diminuição da produção de lixo, também a taxa de lixo municipal que é reciclado e compostado tem vindo a aumentar ao longo dos últimos 20 anos. Se em 1995 apenas 18% de todo o lixo europeu era reciclado ou compostado, em 2013 esta percentagem aumentou para 43%.» in http://greensavers.sapo.pt/2015/03/30/cada-portugues-produziu-440-kg-de-lixo-municipal-em-2013/


(Crise diminui produção de lixo em Portugal)


("Até o lixo pode ter um final feliz")



(Adubo feito de lixo orgânico)

Mundo - Um programa de computador, conseguiu determinar o que pode ser considerado como o auge da beleza.



«Estudo Apresentamos-lhe o senhor e a senhora perfeição

O que é bonito para uns, nem sempre é bonito para outros. Mas na foto que ilustra o artigo pode ver o homem e a mulher mais bonitas do mundo.

Nem sempre é fácil definir o ‘belo’. Desde a filosofia até à estética, muitas foram as definições apresentadas para aquilo que se considera ser a perfeição, em termos de beleza. Até agora, sem sucesso.

Um programa de computador, porém, conseguiu determinar o que pode ser considerado como o auge da beleza. Como se chegou a este produto final? Segundo explica o Metro, o perito mundial em reconhecimento facial, Chris Solomon, consultou a opinião de centenas de pessoas sobre o que consideravam belo.

Depois, recorrendo a um programa das forças policiais para identificar suspeitos de crime, montaram esta imagem cruzando dados, permitindo chegar a definir a grossura dos lábios ou por exemplo a linha do cabelo. Por fim, o resultado foi mostrado a mais de 100 pessoas para se criar os modelos de homem e mulher preferido pelos inquiridos.

‘Et voilà’, apresentamos-lhe o homem e a mulher mais bonitos do planeta – pelo menos para os britânicos, nota o investigador.» in http://www.noticiasaominuto.com/mundo/368493/apresentamos-lhe-o-senhor-e-a-senhora-perfeicao?utm_source=gekko&utm_medium=email&utm_campaign=afternoon

F.C. do Porto Bilhar - Manuel Santos Oliveira venceu no domingo a Taça de Portugal individual de bilhar às três tabelas, que se disputou nas instalações do Bilhar Bridge Clube, em Odivelas.



«SANTOS OLIVEIRA VENCE TAÇA DE PORTUGAL INDIVIDUAL

​Conquista foi obtida frente ao colega de equipa Rui Costa.

Manuel Santos Oliveira (na foto) venceu no domingo a Taça de Portugal individual de bilhar às três tabelas, que se disputou nas instalações do Bilhar Bridge Clube, em Odivelas. Na final, Santos Oliveira derrotou outro portista, Rui Manuel Costa, por 3-2.

Pedro Pais, outro elemento da equipa azul e branca, completou o pódio. Estiveram em competição, para além dos atletas já referidos, mais dois bilharistas do FC Porto - Alípio Jorge e Miguel Santos -, para além de Carlos Almeida, do BC Porto.» in http://www.fcporto.pt/pt/noticias/Pages/Santos-Oliveira-vence-Taca-de-Portugal.aspx


1ª Open Da Elite Santos Oliveira (FC PORTO) vs Fernando Cunha (FC PORTO) 1ªParte

29/03/15

Amarante Mancelos - Vindima na Quinta da Aldeia, na Gateira, em 18 de Outubro de 1950.


(Vindima na Quinta da Aldeia, Gateira, Mancelos, nos anos 50 do século passado)

Seleção Nacional de Futebol: Portugal 2 vs Sérvia 1 - A seleção nacional de Portugal deu um importante passo para a presença no Europeu 2016 ao vencer este domingo a equipa da Sérvia.



«Matic ainda fez bonito, mas foi Coentrão a brilhar na vitória de Portugal

Ricardo Carvalho abriu o marcador. Matic voltou a Lisboa para marcar 'bonito', mas Fábio Coentrão não deixou a Luz apagada e fez o 2-1.

A seleção nacional de Portugal deu um importante passo para a presença no Europeu 2016 ao vencer este domingo a equipa da Sérvia por 2-1. Ricardo Carvalho inaugurou o marcador, mas Matic, num belo remate acrobático, fez o empate. Na segunda parte, Fábio Coentrão, quem mais, fez o golo da vitória.

Um ano e meio depois da vitória sobre a Suécia por 1-0, a seleção portuguesa voltou a jogar no Estádio da Luz para um jogo de caráter oficial e logo em dia de aniversário de Rui Costa, antigo internacional português e diretor do Benfica.

Para a receção à Sérvia, Fernando Santos apostou numa surpresa a meio-campo com Fábio Coentrão ao lado de João Moutinho e Tiago. Eliseu jogou a lateral esquerdo com a dupla Bruno Alves e Ricardo Carvalho no centro da defesa, algo que já não acontecia desde 2010, e ainda com Bosingwa no lado direito. No ataque, Nani, Danny e o capitão Cristiano Ronaldo eram as ‘setas’ apontadas a Stojkovic, o guarda-redes sérvio que curiosamente passou pelo Sporting e que inclusive ‘perdeu’ a titularidade em Alvalade para um jovem de nome Rui Patrício.

E foi de longe que os guarda-redes de ambas equipas viram o pontapé de saída dado por Portugal. As bancadas estavam coloridas, mas os decibéis estavam uns furos abaixo do habitual, especialmente quando o Benfica joga em casa. O meio-campo da seleção das Quinas apresentou-se muito forte no início do jogo e logo aos cinco minutos Danny obrigou o antigo guarda-redes do Sporting a uma defesa.

O primeiro sinal de perigo estava dado, e não parecia que a equipa de Ilídio Vale fosse parar por aí. E não foi preciso esperar muito para o primeiro golo da noite. Aos 10 minutos, um defesa sérvio não aguenta a pressão de Cristiano Ronaldo e sem soluções colocou a bola para fora. Na conversão do pontapé de canto, Ricardo Carvalho surpreendeu a defesa sérvia e de cabeça fez o 1-0 quando tudo parecia indicar que a bola iria para Cristiano Ronaldo.

O golo deu a primeira explosão de alegria na Luz, que rapidamente se apagou quando se apercebeu que o defesa central do Mónaco estava a pedir a substituição. Ricardo Carvalho ainda aguentou alguns minutos em campo e acabaria substituído por José Fonte aos 17 minutos.

A Sérvia só aos 26 minutos criou uma situação de perigo iminente com um remate de primeira de Ljajic que acabou por ser desviado para canto por Eliseu. Na sequência do lance, foi Tadic a criar perigo com um remate de pé esquerdo, já na área, cruzado, com a bola a passar não muito longe do poste de Rui Patrício.

Quem não deve ter gostado disso foi Cristiano Ronaldo, que mal apanhou a bola na área contrária tentou bater Stojkovic a 30 metros da baliza num remate ‘Tomahawk’. Mas o guarda-redes sérvio estava atento e com uma grande defesa impediu o que seria o golo da noite.

Apesar da desvantagem ao intervalo, a Sérvia terminou a primeira parte com mais posse de bola do que Portugal (51%-49%) e com sinais que poderia criar perigo em contra-ataque, especialmente por intermédio de Markovic e Ljajic.

No segundo tempo, a equipa da Sérvia entrou melhor e esteve à vista o golo do empate aos 53 minutos depois de um cruzamento na esquerda de Tadic ter encontrado Mitrovic, que de cabeça, e antecipando-se a Bruno Alves, rematou à baliza com muito perigo.

A pressão dos sérvios intensificou-se e foi João Moutinho que ‘pagou a fava’ pois teve de aguentar uma série de ‘faltas maldosas’ por parte dos jogadores adversários. Aos 61 minutos, Matic voltaria a marcar em Lisboa meses depois de ter feito o golo da vitória do Chelsea em Alvalade. O antigo jogador do Benfica parece dar-se bem com os ‘ares’ de Lisboa e num vistoso pontapé de moinho ao segundo poste, na sequência de um canto da esquerda, com primeiro desvio no miolo da área fez o golo da noite.

Com o empate no marcador, Portugal voltou a crescer e não tardou muito para voltar o perigo à baliza de Stojkovic. Nani ainda testou os reflexos do guardião sérvio aos 62 minutos, com um remate de longe, que nada conseguiu fazer no minuto seguinte quando numa rápida transição do ataque de Portugal Fábio Coentrão surgiu ao segundo poste para fazer o 2-1.

Até ao final, as bancadas ainda gritaram 'só mais um' mas Portugal acabaria por vencer apenas por 2-1. Com este triunfo, Portugal lidera agora o Grupo I da fase de apuramento para o Euro 2016.» in http://desporto.sapo.pt/futebol/seleccao/portugal/clube-portugal/artigo/2015/03/29/portugal-servia-cronica-do-jogo-no-estadio-da-luz


(Matic ainda fez bonito, mas foi Coentrão a brilhar na vitória de Portugal)

Geografia e Geologia - Veja aqui as fotografias da nova ilha formada depois de uma erupção vulcânica no Pacífico, dentro de poucos meses, a ilha não deverá resistir à erosão e regressará ao mar.



«Conheça a nova ilha que nasceu no meio do Pacífico
11/3/2015, 20:59

Veja aqui as fotografias da nova ilha formada depois de uma erupção vulcânica no Pacífico. Dentro de poucos meses, a ilha não deverá resistir à erosão e regressará ao mar.

O fotógrafo italiano Gianpiero Orbassano foi uma das primeiras pessoas a passear-se na nova ilha de Tonga, um país da Oceania, formada depois de uma recente erupção vulcânica entre as duas ilhas existentes no local – Hunga Tonga e Hunga Ha’apai.

A erupção do vulcão submarino Hunga Tonga-Hunga Ha’apai começou em dezembro de 2014. Em janeiro surgiu a nova ilha, que se juntou à Hunga Ha’apai.

Orbassano mudou-se para Tonga, no Pacífico, há mais de 20 anos, e registou as primeiras imagens da nova ilha, que deverá desaparecer dentro de poucos meses, devido à erosão.

A última erupção deste vulcão tinha ocorrido em 2009, originando uma nova ilha que não durou muito tempo, uma vez que era essencialmente constituída por detritos vulcânicos.» in http://observador.pt/2015/03/11/imagens-da-nova-ilha-de-tonga/


(Veja um vulcão formando uma ilha em pleno Oceano Pacífico)

28/03/15

F.C. do Porto Andebol: S.L. Benfica 27 vs F.C. do Porto 28 - Remate de primeira linha de Gilberto Ferraz, a cinco segundos do fim, permitiu a vitória (28-27) sobre o Benfica.



«GILBERTO DUARTE PÕE HEXACAMPEÕES NA FINAL DA TAÇA

Remate de primeira linha, a cinco segundos do fim, permitiu a vitória (28-27) sobre o Benfica.

Um grande remate de Gilberto Duarte, a cinco segundos do final da partida, permitiu ao FC Porto bater o Benfica por 28-27 e chegar à final da Taça de Portugal, cuja final a quatro se disputa este fim-de-semana, no Pavilhão Municipal de Loulé. Este domingo, frente ao ABC (17h00), os hexacampeões nacionais vão procurar reconquistar um troféu que já venceram por 12 vezes, mas que não entra nas vitrinas do Dragão há oito anos.

O jogo foi muito equilibrado, com empates ou vantagens de apenas um golo para ambas as formações, até aos 20 minutos, quando o resultado era de 9-9. Nos últimos dez minutos, o FC Porto encontrou mais soluções para superar uma defesa benfiquista bastante subida, que procurava controlar a primeira linha azul e branca, chegando ao intervalo a vencer por 16-13 

Em relação à primeira parte, saliente-se a lesão, logo no arranque, do guarda-redes Alfredo Quintana, o que levou Hugo Laurentino para a baliza. O português esteve em bom plano e, graças a algumas situações tácticas que foram surpreendendo o adversário (como a colocação temporária de Gilberto Duarte a lateral direito) e à eficácia de Hugo Santos (marcou todos os cinco golos nos primeiros 30 minutos), os portistas construíram uma vantagem que parecia sólida.

O domínio do FC Porto pareceu ficar ainda mais claro no início do segundo tempo: aos 35 minutos, os azuis e brancos chegaram à diferença máxima de cinco golos à maior (20-15). Talvez tal vantagem tenha levado a alguma displicência e a verdade é que, com um parcial de 4-0, os lisboetas passaram o resultado de 19-22 aos 43 minutos para 23-22 aos 47. A defesa portista não estava ao seu nível habitual, mas Hugo Laurentino regressou à baliza e teve pelo menos três intervenções muito importantes, que impediram o Benfica de se distanciar no marcador.

Os últimos minutos foram frenéticos e o FC Porto teve de ultrapassar as exclusões de Alexis Borges e Daymaro Salina, jogando assim quatro dos últimos dez minutos em inferioridade numérica. À entrada desse período o resultado era de 24-24, mas dois golos de Ferraz e outros dois de Gilberto Duarte (27-26 e 28-27), sempre em situações muito complicadas para o ataque portista, permitiram uma vitória muito saborosa, frente à formação que vai discutir igualmente com os hexacampeões a meia-final dos play-offs do Andebol 1.

FICHA DE JOGO

BENFICA-FC PORTO, 27-28
Taça de Portugal, meia-final
28 de Março de 2015
Pavilhão Municipal de Loulé

Árbitros: Alberto Alves e Jorge Fernandes

BENFICA: Hugo Figueira e Vicente Álamo (g.r.); Javier Borragan (5), Tiago Pereira (2), João Pais (1), Cláudio Pedroso, Paulo Moreno, Asier Marcos, Carlos Carneiro (6), António Areia (7), Dario Andrade, Elledy Semedo (4) e José Costa (2) 
Treinador: Mariano Ortega

FC PORTO: Alfredo Quintana e Hugo Laurentino (g.r.); Gilberto Duarte (6), Yoel Morales (1), João Ferraz (6), Miguel Martins (3), Daymaro Salina (3), Ricardo Moreira (3), Alexis Borges e Hugo Santos (5), Michal Kasal (1) e Babo
Treinador: Ljubomir Obradovic

Ao intervalo: 13-16.» in http://www.fcporto.pt/pt/noticias/Pages/FC-Porto-Benfica-Meia-final-Taca-Portugal-2014-2015.aspx


Hóquei em Patins: FC Porto Fidelidade-Óquei de Barcelos, 7-5 (C. Nacional, 23.ª j., 28/03/15)

F.C. do Porto Hóquei Patins: F.C. do Porto 7 vs Óquei de Barcelos 5 - ​​Dragões receberam e venceram o Óquei de Barcelos, na 23.ª jornada do Campeonato Nacional​​​.



«CINCO MINUTOS À PORTO VALEM VITÓRIA PRECIOSA

​​FC Porto Fidelidade recebeu e venceu (7-5) o Óquei de Barcelos, na 23.ª jornada do Campeonato Nacional​​​.

​O FC Porto Fidelidade não desarma da perseguição ao líder Benfica. Na tarde deste sábado, no Dragão Caixa, bateu o Óquei de Barcelos (7-5), na 23.ª jornada, e somou a 12.ª vitória consecutiva no Campeonato Nacional. Depois de terem chegado ao intervalo com dois golos de desvantagem, os azuis e brancos consumaram a reviravolta nos últimos cinco minutos do jogo e ofereceram um presente de aniversário ao treinador Tó Neves, que este sábado comemora 49 anos.​

Desta vez começamos pelo fim, porque o que interessa é como acaba. Faltavam pouco mais de cinco minutos para a buzina do Dragão Caixa soar pela última vez, quando Reinaldo Ventura fez o quinto golo, o segundo da tarde, e devolveu ao marcador o empate que o Óquei de Barcelos tinha desfeito instantes antes. Jogo frenético: logo a seguir, Vítor Hugo colocou, os portistas, pela primeira vez, em vantagem no jogo, e provocar a primeira grande explosão de alegria no pavilhão. Em cima do minuto 50, Hélder Nunes ainda teve tempo para imitar o “bis” dos dois avançados portistas e sentenciar um triunfo muito suado e, por isso, muito festejado pelos azuis e brancos, que se mantêm a três pontos do primeiro classificado.

O encontro começou praticamente com uma grande penalidade que Reinaldo Ventura não converteu, logo aos dois minutos. Não aproveitaram os portistas, aproveitaram os barcelenses a quem bastou um quarto de hora para se colocar a vencer por 2-0: primeiro por Hugo Costa e depois por Miguel Vieira. Soaram os alarmes no Dragão Caixa, mas Reinaldo Ventura respondeu e reduziu a desvantagem logo a seguir. O Óquei de Barcelos apostava no contra-ataque e numa defesa recuada e muito consistente, que cortava todos os caminhos para a baliza de Ricardo Silva. Quando o FC Porto Fidelidade conseguia lá chegar, eram os postes ou as defesas do guarda-redes minhoto negavam o êxito portista.

Mais eficazes, os homens de Barcelos voltaram a alargar a vantagem para dois golos ainda antes do intervalo, num lance de enorme felicidade concluído por José Pereira, e só não chegaram ao 4-1, porque Edo Bosch defendeu um penálti de Luís Querido.

Na segunda parte, os Dragões entraram determinados em dar à volta ao marcador e, depois de enviarem mais uma bola aos ferros da baliza barcelense, chegaram ao 2-3, com a assinatura de Caio, após um bela jogada de entendimento ofensivo, que começou em Barreiros e passou por Hélder Nunes. A festa azul e branca, porém, durou pouco tempo, porque logo a seguir, num penálti muito contestado pelo FC Porto Fidelidade, o Óquei de Barcelos fez o quarto. Os azuis e brancos responderam por Hélder Nunes, que abriu caminho para o empate, que saiu do stick de Vítor Hugo, sete minutos depois. Faltavam oito minutos para o fim, tempo suficiente para os azuis e brancos chegarem à vitória, mas foi o Óquei a chegar-se à frente do marcador, por intermédio de Hugo Costa. Depois vieram aqueles cinco minutos à Porto, cruciais para os Dragões conquistarem uma vitória mais suada do que, certamente, estariam à espera.

FICHA DE JOGO

FC PORTO FIDELIDADE-ÓQUEI DE BARCELOS, 7-5
Campeonato Nacional, 23.ª jornada
27 de Março de 2015
Dragão Caixa, no Porto

Árbitros: José Pinto e Florindo Cardoso

FC PORTO FIDELIDADE: Edo Bosch (g.r.); Hélder Nunes, Ricardo Barreiros, Jorge Silva e Caio
Jogaram ainda: Pedro Moreira, Vítor Hugo, Reinaldo Ventura (cap.) e Rafa
Treinador: Tó Neves

ÓQUEI DE BARCELOS: Ricardo Silva (g.r.), Miguel Vieira, Hugo Costa, Luís Querido e Pedro Mendes
Jogaram ainda: José Pereira. José Carvalhos e José Braga
Treinador: Paulo Freitas

Ao intervalo: 1-3.» in http://www.fcporto.pt/pt/noticias/Pages/hoquei_fcp_barcelos.aspx

Poesia - O meu Colega e Amigo, Professor Eugénio Mourão, interpela-nos com o Poema: "Foz"


Foto: Carla Calado model


"FOZ

Não importa quanto de profundo
Um rio seja,
Porque lá no fundo,
O que vale é que à tona se reveja,
Em tudo o que sempre quis .
Aquele que se demora
A ser feliz,
É porque em vez de correr, ignora,
Ou é omisso,
Não sabe dizer a sua foz,
Apenas isso.
Quanto fica de nós
Por velejar,
À proa.
Ou por não sabermos navegar,
Ou a corrente não é boa,
Até ao mar.

Eugénio Mourão

https://www.facebook.com/789559141075228/photos/a.907512309279910.1073741845.789559141075228/908544755843332/?type=1&theater

27/03/15

Amarante Mancelos - A minha Família Materna no Convento de Mancelos em Setembro de 1955, os Babo.


(Amarante Mancelos, no convento, a família Babo, em Setembro de 1955)

Acidentes - Uma esquiadora portuguesa de 45 anos morreu hoje de manhã após um grave acidente nas pistas de Pal da estância de Vallnord, no principado de Andorra.



«Esquiadora portuguesa morre em Andorra após chocar contra árvore

Cidadã portuguesa morreu no Hospital Nostra Senyora de Meritxell.

Uma esquiadora portuguesa de 45 anos morreu hoje de manhã após um grave acidente nas pistas de Pal da estância de Vallnord, no principado de Andorra.

A direção da estância de Vallnord indicou que o acidente ocorreu pelas 11:00 locais (10:00 em Lisboa), na pista Font Roja, quando a cidadã portuguesa, por razões ainda desconhecidas, saiu da pista e embateu numa árvore.

Avisada do sucedido, a equipa de emergências da estância acorreu ao local, onde, sob a coordenação do centro médico do setor, prestou os primeiros socorros à vítima.

Perante a gravidade dos ferimentos, foi chamado o Serviço de Urgências Médicas (SUM) e pedido um helicóptero para transportar a esquiadora para o Hospital Nostra Senyora de Meritxell, en Escaldes-Engordany, onde acabou por morrer poucas horas depois.

A polícia de Andorra deslocou-se às pistas de Pal para redigir o atestado correspondente e abrir uma investigação para determinar as causas do acidente.» in http://desporto.sapo.pt/mais_modalidades/artigo/2015/03/27/esquiadora-portuguesa-morre-em-andorra-apos-chocar-contra-arvore

Rota do Românico do Tâmega e Sousa - O Memorial de Alpendorada, situado na atual freguesia de Alpendorada, Várzea e Torrão, no concelho do Marco de Canaveses, é o monumento que se segue no mapa de intervenções previsto pela Rota do Românico para este ano.



«Memorial de Alpendorada vai ser recuperado pela Rota do Românico
27/03/2015, 17:42

O Memorial de Alpendorada, situado na atual freguesia de Alpendorada, Várzea e Torrão, no concelho do Marco de Canaveses, é o monumento que se segue no mapa de intervenções previsto pela Rota do Românico para este ano.

O auto de consignação da empreitada será assinado esta terça-feira, dia 31, pelas 10 horas, no referido monumento, e contará com a presença do Presidente da Câmara Municipal do Marco de Canaveses, Manuel Moreira, da Diretora da Rota do Românico, Rosário Correia Machado, do Presidente da Junta de Freguesia de Alpendorada, Várzea e Torrão, Domingos Neves, do técnico da Direção Regional de Cultural do Norte e autor do projeto do Memorial de Alpendorada, Jorge da Costa, e do representante da empresa SOALVAP, Lda., responsável pela execução da obra, Vasco Pereira.» in http://www.imprensaregional.com.pt/averdade/index.php?info=YTozOntzOjU6Im9wY2FvIjtzOjExOiJub3RpY2lhX2xlciI7czo5OiJpZF9zZWNjYW8iO3M6MToiMiI7czoxMDoiaWRfbm90aWNpYSI7czo1OiIxMDEzMSI7fQ==



«Memorial de Alpendorada no Marco de Canaveses
Ponto Turístico & Monumento
Rua do Memorial (EN 210)
4575-032 Memorial, Marco de Canaveses 

Os Memoriais de Alpendorada (Marco de Canaveses), Sobrado (Castelo de Paiva), Ermida (Penafiel) e Santo António (Arouca) estão, segundo a lenda, relacionados com Dona Mafalda, filha do rei Dom Sancho I. São tradicionalmente referidos como ponto de paragem no traslado do seu corpo para o Mosteiro de Arouca. Estes monumentos têm um valor simbólico de notável interesse e singularidade, tanto mais que esta tipologia é exclusiva do território português. O Memorial de Alpendorada parece indiciar a função tumular deste monumento.» in http://www.igogo.pt/memorial-de-alpendurada/


(Memorial de Alpendorada)

Corrupção - O livro «A Confiança no Mundo - Sobre a Tortura em Democracia» de José Sócrates, editado em Outubro de 2013, afinal não terá sido escrito pelo ex-primeiro-ministro, mas sim por um professor catedrático, revela a edição de hoje do semanário Sol.



«Escutas revelam que livro de Sócrates foi escrito por professor, diz jornal

O livro «A Confiança no Mundo - Sobre a Tortura em Democracia» de José Sócrates, editado em Outubro de 2013, afinal não terá sido escrito pelo ex-primeiro-ministro, mas sim por um professor catedrático, revela a edição de hoje do semanário Sol.

Segundo o jornal, a obra que contou com prefácio de Lula da Silva e posfácio de Eduardo Lourenço foi escrita por um docente da mesma geração de Sócrates que terá abdicado dos direitos intelectuais a troco de dinheiro. A informação resulta das escutas telefónicas ao antigo líder do Governo, indicou uma «fonte conhecedora do processo» ao jornal.

O semanário adianta que, aquando da detenção de Sócrates, em Novembro, o professor universitário já tinha sido incumbido de escrever uma nova obra – intitulada «Carisma» - que seria publicada como sendo da autoria de José Sócrates.

A investigação terá ainda concluído que Carlos Santos Silva, amigo de Sócrates e também detido em prisão preventive, terá distribuído cerca de 170 mil euros por diversas pessoas para que comprassem grandes quantidades do livro de Sócrates, tornando-o um sucesso de vendas.

Entre as pessoas a quem terá sido entregue dinheiro para esta «missão» contam-se João Perna (arguido e motorista), Gonçalo Ferreira (arguido e advogado de Santos Silva), Inês Rosário (mulher de Santos Silva), Lígia Correia (antiga secretária em governos do PS), Renato Sampaio e André Figueiredo (deputados socialistas) e Rui Mão-de-Ferro (empresário ligado aos arguidos).» in http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=765989

26/03/15

Espaço - A missão da agência espacial norte-americana, prevista para 2020, vai custar mais de mil milhões de dólares (€913 milhões) e pretende capturar um pedaço de rocha de um asteróide, para ser analisado por astronautas no espaço.



«NASA planeia extrair pedaço de rocha de um asteróide

A missão da agência espacial norte-americana, prevista para 2020, vai custar mais de mil milhões de dólares (€913 milhões) e pretende capturar um pedaço de rocha de um asteróide, para ser analisado por astronautas no espaço.

A NASA está a planear usar uma nave robótica para retirar um pedaço de rocha de um asteróide e a missão deverá acontecer nos próximos cinco anos. Segundo a agência espacial americana, a ideia é extrair a rocha e levá-la até à órbita da Lua, onde vão estar astronautas para analisá-la, testando técnicas e equipamentos que poderão ser utilizados numa futura viagem tripulada a Marte.

A agência divulgou que a missão deverá custar cerca de 1,25 mil milhões de dólares (€1,14 mil milhões). O plano será enviar uma nave não tripulada sustentada apenas por energia solar, em dezembro de 2020.

Está previsto que a nave, que deverá levar dois anos a alcançar o asteróide, circule à volta do astro durante um ano, e através de braços robóticos extraia um pedaço de rocha de quatro metros. A NASA terá entre três e cinco oportunidades para realizar a operação, explica Robert Lightfoot, administrador associado da agência espacial. 

A rocha mais pequena seria, então, transportada até à órbitra lunar, e aí permaneceria até que dois astronautas acedessem ao local, em 2025 - a bordo da nave Orion, ainda em construção -, para estudá-la. Um fragmento mais pequeno poderá ser transportado para Terra.

A missão vai "demonstrar as necessidades e capacidades que ainda temos que desenvolver em futuras missões fora da órbita terrestre e sobretudo a Marte", sublinha Lightfoot.

A NASA também pretende testar métodos para desviar asteróides cuja trajetória os faça, eventualmente, colidir com o nosso planeta, o que se acredita ter levado à extinção dos dinossauros há cerca de 65 milhões de anos.

O orçamento inicial não inclui os custos de lançamento da nave robótica e o período de exploração da rocha espacial por astronautas, quando esta já se encontrar na órbita lunar.» in http://expresso.sapo.pt/nasa-planeia-extrair-pedaco-de-rocha-de-um-asteroide=f917089


(En el 2015 intentarán desviar un asteroide al estilo 'Armagedón')

Baixo Tâmega Religião - O ponto alto será a Procissão do Senhor dos Passos, com saída da Igreja Paroquial de Santa Clara do Torrão, no Marco de Canaveses, às 21h30, em direção à Capela de S. Sebastião, em Entre-os-Rios, aqui decorre o “Sermão do Encontro” entre Jesus Cristo e Nossa Senhora das Dores, antes de seguir para o Calvário.



«Endoenças marcam Solenidades da Semana Santa
26/03/2015, 14:33

A secular celebração das Endoenças volta a cumprir-se no próximo dia 2 de abril, quinta-feira santa.

O ponto alto será a Procissão do Senhor dos Passos, com saída da Igreja Paroquial de Santa Clara do Torrão, no Marco de Canaveses, às 21h30, em direção à Capela de S. Sebastião, em Entre-os-Rios. Aqui decorre o “Sermão do Encontro” entre Jesus Cristo e Nossa Senhora das Dores, antes de seguir para o Calvário.

Durante a procissão, a iluminação pública será apagada, e o caminho será iluminado pela luz de milhares de tigelinhas distribuídas pelas duas margens do rio Tâmega, na freguesia de Alpendorada, Várzea e Torrão (Marco de Canaveses) e no lugar de Entre-os-Rios (Penafiel), e ainda no lugar de Boure, na margem esquerda do rio Douro, pertencente ao concelho de Castelo de Paiva. A procissão será também acompanhada por “Barcos de Fogo”, junto ao rio.

À semelhança de anos anteriores, as Câmaras Municipais do Marco de Canaveses e de Penafiel comparticipam as mais de 50 mil tigelinhas que vão iluminar as margens dos rios Tâmega e Douro durante esta celebração.

Na sexta-feira, dia 3, às 15h00, a Procissão do Enterro do Senhor cumpre o percurso inverso, de regresso à Igreja Paroquial de Santa Clara do Torrão, no Marco de Canaveses, seguindo-se a celebração da Paixão do Senhor com celebração da Palavra, adoração da Santa da Cruz e comunhão.» in http://www.imprensaregional.com.pt/averdade/index.php?info=YTozOntzOjU6Im9wY2FvIjtzOjExOiJub3RpY2lhX2xlciI7czo5OiJpZF9zZWNjYW8iO3M6MToiMyI7czoxMDoiaWRfbm90aWNpYSI7czo1OiIxMDEyMSI7fQ==


(Noite das Endoenças iluminou Marco de Canaveses e Penafiel)

Amarante Automobilismo - A Baja TT Rota do Douro conta, este ano, com o município de Amarante para a promoção da sua 2ª edição, a 27 e 28 de março, um evento desenvolvido com o objetivo de dinamizar o Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno, conhecido mundialmente como um dos mais competitivos e concorridos campeonatos nacionais de TT, proporcionando assim “uma experiência invulgar para os participantes e visitantes”, refere comunicado deste município.



«Amarante recebe 2ª edição da Baja TT Rota do Douro este fim-de-semana

A Baja TT Rota do Douro conta, este ano, com o município de Amarante para a promoção da sua 2ª edição, a 27 e 28 de março, um evento desenvolvido com o objetivo de dinamizar o Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno, conhecido mundialmente como um dos mais competitivos e concorridos campeonatos nacionais de TT, proporcionando assim “uma experiência invulgar para os participantes e visitantes”, refere comunicado deste município.

A prova terá início na próxima sexta-feira, dia 27 de março, na Douro Marina às 14h30 seguindo para Valongo para a disputa do prólogo. No sábado, dia 28, a partida de Gaia será às 8h00 sendo o início do setor seletivo em Amarante, com partida marcada para as 9h35. Este setor seletivo tem uma extensão de 143Km e possui duas Zonas Espetáculo em Amarante, designadamente em Alto dos Padrões – Candemil e em Covelo do Monte – Aboadela.

A organização da prova, após em 2014 ter utilizado um pequeno troço em Amarante, decidiu aumentar a quilometragem neste município e fazer inclusive uma neutralização no Parque do Ribeirinho, entre as 11h00 e as 15h00 de sábado, 28 de março.» in http://www.imprensaregional.com.pt/averdade/index.php?info=YTozOntzOjU6Im9wY2FvIjtzOjExOiJub3RpY2lhX2xlciI7czo5OiJpZF9zZWNjYW8iO3M6MToiMyI7czoxMDoiaWRfbm90aWNpYSI7czo1OiIxMDEyMyI7fQ==


Baja TT – Rota do Douro 2014 (Buggys and Off road cars) PURE SOUND

Espaço - Um asteróide de um quilómetro quadrado está a caminho da Terra; deve atingir o ponto mais próximo do planeta já na sexta-feira, segundo a agência espacial norte-americana (NASA).



«Grande asteróide irá passar próximo da Terra na sexta-feira

Um asteróide de um quilómetro quadrado está a caminho da Terra; deve atingir o ponto mais próximo do planeta já na sexta-feira, segundo a agência espacial norte-americana (NASA).

O asteróide 2014-YB35 viaja a uma velocidade de 37 mil quilómetros por hora e deve passar «de raspão» a 4,4 milhões de quilómetros, algo como 11,7 vezes a distância da Terra à Lua. Não há previsão de danos nem impactos.

O 2014-YB35 foi descoberto em Dezembro do ano passado e deve voltar a aproximar-se da Terra em 2033, a uma distância de 3,3 milhões de quilómetros. É considerado um asteroide potencialmente destrutivo (PHA). 

Segundo a NASA, existem no espaço cerca de 1,5 mil asteróides com estas características.» in http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=765860


(Meteoro na Rússia - Novas imagens Assustadoras e em detalhes da Explosão - Domingo Espetacular)

Amarante Ambiente e Ecologia - Decorreu a 21 de março, uma caminhada e plantação de árvores promovida pela delegação de Amarante da AMO Portugal, numa iniciativa intitulada "Na Rota do Marão - Amarante em harmonia com a história e a natureza".



«Amarante assinalou Dia Mundial da Árvore
26/03/2015, 09:57

Decorreu a 21 de março, uma caminhada e plantação de árvores promovida pela delegação de Amarante da AMO Portugal, numa iniciativa intitulada "Na Rota do Marão - Amarante em harmonia com a história e a natureza".

O Posto de Vigia, a Capela da Senhora da Moreira e as ruínas da Casa das Neves, foram motivo de visita, no percurso da caminhada. A ação terminou com a plantação de algumas dezenas de árvores, pelas muitas entidades ali representadas, nomeadamente os membros da Cercimarante, as crianças da Associação Terra dos Homens, Associação Espaço Jacobeus, Apimarão, Proteção Civil, Instituto da Conservação e Defesa das Florestas, Guarda Nacional Republicana, Bombeiros Voluntários de Amarante e Vila Meã, Delegação de Amarante da Cruz Vermelha Portuguesa e os Conselhos Diretivos dos Baldios de Aboadela, Ansiães, Canadelo, Fridão e Ôlo.

O presidente da Câmara Municipal de Amarante, José Luís Gaspar, destacou "a presença de todas estas as entidades que quiseram assim associar-se a este que é apenas um ato simbólico, mas que pretende alertar e sensibilizar a população - começando, desde logo, pelas crianças - para a importância da preservação da floresta que é essencial para o futuro de todos.”» in http://www.imprensaregional.com.pt/averdade/index.php?info=YTozOntzOjU6Im9wY2FvIjtzOjExOiJub3RpY2lhX2xlciI7czo5OiJpZF9zZWNjYW8iO3M6MjoiMTkiO3M6MTA6ImlkX25vdGljaWEiO3M6NToiMTAxMjAiO30=

25/03/15

F.C. do Porto Hóquei Patins: Juventude de Viana 4 vs F.C. do Porto Fidelidade 5 - ​Comandados de Tó Neves derrotaram Juventude de Viana em partida da 22.ª jornada do Campeonato Nacional.



«“BIS” DE VÍTOR HUGO NA VITÓRIA EM VIANA

​Comandados de Tó Neves derrotaram Juventude de Viana por 5-4 em partida da 22.ª jornada do Campeonato Nacional.

O FC Porto Fidelidade venceu, esta quarta-feira, a Juventude de Viana por 5-4, em partida da 22.ª jornada do Campeonato Nacional, disputada no Pavilhão Municipal de Monserrate, em Viana do Castelo. Os golos dos Dragões foram marcados por Vítor Hugo (2), Ricardo Barreiros, Rafa e Jorge Silva, enquanto do lado dos minhotos remataram de forma certeira Francisco Silva (2), Luís Viana e Diogo Fernandes.

A partida começou a um ritmo elevado, com ambas as equipas em bom plano. Os Dragões, que não puderam contar com Pedro Moreira (lesionado), inauguraram o marcador logo aos quatro minutos, num desvio oportuno de Ricardo Barreiros à boca da baliza, mas o oitavo classificado à entrada para esta jornada empatou apenas 20 segundos depois, num remate de bem longe de Francisco Silva. O encontro entrou numa toada de parada e resposta e, aos 11 minutos, a formação da casa chegou à vantagem, com Francisco Silva a bisar em mais um remate de longe (2-1). Os azuis e brancos não esmoreceram, mas os minhotos mostravam personalidade e dificultavam ao máximo a missão dos portistas, com ambas as equipas a proporcionar um jogo frenético. Reinaldo Ventura, Vítor Hugo e Caio tiveram boas oportunidades, mas foi Rafa, a 24 segundos do final da primeira parte, a descobrir o caminho das redes da Juventude de Viana, fazendo o 2-2 com que se chegou ao intervalo.

A segunda metade começou com a Juventude de Viana a chegar ao 3-2, por intermédio de Luís Viana, melhor marcador do campeonato, logo aos 28 minutos. Vítor Hugo empatou um minuto depois, com um golaço em que parecia um pivô de andebol, recebendo e rodando para o golo (3-3). Edo Bosch viu o cartão azul pouco depois e a Juventude de Viana a beneficiar de um penálti, mas Nélson Filipe defendeu o remate de Luís Viana. Vítor Hugo voltou a aparecer no jogo aos 36 minutos, a concretizar da melhor forma uma iniciativa de belo recorte técnico de Caio e a colocar os Dragões em vantagem no marcador (4-3). Os Dragões mantiveram a pressão e chegaram ao 5-3 quatro minutos depois, por intermédio de Jorge Silva, mas a Juventude de Viana reagiu e chegou aos 5-4 a oito minutos do final. Com o jogo em aberto, os portistas abrandaram o ritmo e mantiveram-se sólidos defensivamente, impedindo que a equipa minhota criasse oportunidades de perigo e mantendo o resultado em 5-4 até ao final.

Com este resultado, os Dragões mantêm-se a três pontos da liderança da competição. O próximo jogo dos comandados de Tó Neves é no sábado, às 16h00, no Dragão Caixa, frente ao Óquei de Barcelos e conta para a 23.ª jornada do Campeonato Nacional.

FICHA DE JOGO

JUVENTUDE DE VIANA-FC PORTO FIDELIDADE, 4-5
Campeonato Nacional, 22.ª jornada
25 de Março de 2015
Pavilhão Municipal de Monserrate

Árbitros: Rui Torres e Paulo Rainha (Minho)

JUVENTUDE DE VIANA: Jorge Correia (g.r.), André Centeno, Francisco Silva, Luís Viana e Diogo Fernandes
Jogaram ainda: Nuno Félix, Gustavo Lima e Joel Coelho (cap.)
Treinador: Pedro Sampaio

FC PORTO FIDELIDADE: Edo Bosch (g.r.); Hélder Nunes, Ricardo Barreiros, Jorge Silva e Caio
Jogaram ainda: Nélson Filipe (g.r.), Vítor Hugo, Reinaldo Ventura (cap.) e Rafa
Treinador: Tó Neves

Ao intervalo: 2-2
Marcadores: Ricardo Barreiros (4m), Francisco Silva (5m, 11m), Rafa (25m), Luís Viana (28m), Vítor Hugo (29m, 36m), Jorge Silva (40m) e Diogo Fernandes (42m)
Disciplina: cartão azul a Edo Bosch (30m).» in http://www.fcporto.pt/pt/noticias/Pages/juventudeviana-fcporto.aspx


Hóquei em Patins: Juv. Viana-FC Porto Fidelidade, 4-5 (C. Nacional, 22,ª j., 25/03/15)


Hóquei: Golo de Vítor Hugo - Juv. Viana-FC Porto Fidelidade, 4-5 (C. Nacional, 22,ª j., 25/03/15)

Amarante Câmara Municipal - Os munícipes de Amarante têm ao seu dispor, desde a passada sexta-feira, 20 de março, o Centro de Informação Autárquico ao Consumidor (CIAC), um serviço gratuito e personalizado, que pretende promover a cidadania através da educação dos consumidores, tornando-os mais ativos, exigentes e informados.



«Amarante: Município inaugurou Centro de Informação Autárquico ao Consumidor
25/03/2015, 20:19

Os munícipes de Amarante têm ao seu dispor, desde a passada sexta-feira, 20 de março, o Centro de Informação Autárquico ao Consumidor (CIAC), um serviço gratuito e personalizado, que pretende promover a cidadania através da educação dos consumidores, tornando-os mais ativos, exigentes e informados.

Na cerimónia de inauguração foram assinados protocolos com Direção Geral do Consumidor e a DECO (Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor) resultando numa maior oferta de competências, com vista à informação e defesa dos direitos dos consumidores.

Para José Luís Gaspar, presidente da Câmara Municipal de Amarante, “a criação do CIAC resulta na intenção do atual executivo em criar um serviço de proximidade determinante para se poder assegurar a proteção dos direitos, neste caso, dos consumidores, bem como, a ponderação dos seus interesses”.

O presidente da autarquia destacou, ainda, que “a assinatura destes protocolos de cooperação, com duas grandes instituições no plano nacional, permitem alargar a amplitude da oferta e instalar múltiplas competências, designadamente no que respeita às ações de informação e defesa dos direitos dos consumidores, à instituição de mecanismos de mediação de litígios de consumo e à criação e dinamização de projetos educacionais, sobre os direitos dos consumidores”.

O Centro de Informação Autárquico ao Consumidor funcionará na Câmara Municipal de Amarante – Casa da Portela, de segunda a sexta, das 9h às 17h.» in http://www.averdade.com/pagina/seccao/3/noticia/10117

Geologia - Os excrementos humanos e as águas usadas são uma mina potencial de metais preciosos, como ouro ou prata, ou de outros elementos raros, como paládio e vanádio, utilizados na eletrónica, afirmam cientistas norte-americanos.



«Excrementos humanos e águas usadas são potencial mina de ouro

Os excrementos humanos e as águas usadas são uma mina potencial de metais preciosos, como ouro ou prata, ou de outros elementos raros, como paládio e vanádio, utilizados na eletrónica, afirmam cientistas norte-americanos.

"Há metais por todo o lado, como champôs e amaciadores, em outros produtos de higiene, detergentes e até em nanopartículas nas fibras das meias para neutralizar o mau cheiro", explicou Kathleen Smith, cientista no Instituto de Geofísica dos EUA, durante a conferência anual da Sociedade de Química norte-americana.

Um outro estudo publicado recentemente na revista "Environmental Science & Technology Paper", dava conta de que as águas usadas provenientes de um milhão de norte-americanos podem conter metais preciosos e raros num valor de 13 milhões de dólares (12 milhões de euros).

Quaisquer que sejam as suas origens, estes metais estão presentes nas águas usadas e acabam nas estações de tratamento.

Segundo Kathleen Smith, mais de sete milhões de toneladas destes resíduos são produzidos anualmente nos EUA, dos quais cerca de metade é utilizada como adubo dos campos agrícolas e nas florestas, enquanto o resto é incinerado ou lançado nas descargas.

O objetivo da investigação destes cientistas é a eliminação de alguns destes metais poluentes, que limitam a reciclagem dos resíduos em adubo, e a extração dos metais e elementos preciosos.

O sucesso de tal processo reduziria a exploração mineira e as quantidades destes metais que se encontram no ambiente.

Até agora, o grupo de trabalho conduzido por Kathleen Smith colheu amostras em pequenas cidades das Montanhas Rochosas, comunidades rurais e grandes aglomerados.

Os cientistas pretendem também combinar os seus dados com os provenientes de investigações mais antigas e extensas feitas pela Agência de Proteção do Ambiente dos EUA.

Nas amostras analisadas, estes investigadores já encontraram platina, prata e ouro.

"A quantidade de ouro é comparável às encontradas em minas consideradas viáveis comercialmente", adiantou Kathleen Smith.» in http://visao.sapo.pt/excrementos-humanos-e-aguas-usadas-sao-potencial-mina-de-ouro=f814281

Educação - O sistema de ensino finlandês, considerado um dos melhores do mundo, prepara-se para inovar, ao querer acabar com as disciplinas e trabalhar grandes temas...



«Finlândia prepara-se para acabar com disciplinas nas escolas

O sistema de ensino finlandês, considerado um dos melhores do mundo, prepara-se para inovar.

O sistema de ensino finlandês tem sido regularmente considerado um dos melhores do mundo. Ocupou os lugares cimeiros das três primeiras edições do ranking PISA (Programme for International Student Assessment), embora os últimos resultados mostrem a liderança dos países asiáticos, muitos dos quais se inspiraram precisamente no modelo finlandês.

Mas o país do báltico prepara-se para voltar a servir de modelo educativo para o resto do mundo, ao abandonar as 'tradicionais' disciplinas até 2020.

Mas em que moldes funcionará, na prática, o novo modelo? O objetivo é ensinar recorrendo a grandes temas ou fenómenos e não a disciplinas específicas. Por exemplo, sob a temática "União Europeia", pode ensinar-se línguas, história, geografia, entre outros.

Dito de outra forma, pretende-se atingir um modelo de ensino mais fluído, transversal e transdisciplinar. Não se pretende abandonar as teorias científicas, mas sim apresentá-las como mais aplicadas a fenómenos "reais".

Ensinando os alunos a relacionar os conceitos e as teorias com a realidade, pretende-se evitar que a célebre pergunta "mas afinal, para que é que isto serve?"» in http://visao.sapo.pt/finlandia-prepara-se-para-acabar-com-disciplinas-nas-escolas=f814495


(A Educação Proibida | Legendado HD Brasil | Completo)

Vila de Resende - Pelo nono ano consecutivo, o Pavilhão Multiusos de Caldas de Aregos, em Resende, voltou a receber a Festa das Cavacas, no passado domingo, dia 22 de março e mais de uma dezena de produtores que conseguiu vender toda a quantidade produzida para a iniciativa.



«Resende: Cavacas esgotaram na IX edição da Festa
24/03/2015, 18:01

Pelo nono ano consecutivo, o Pavilhão Multiusos de Caldas de Aregos, em Resende, voltou a receber a Festa das Cavacas, no passado domingo, dia 22 de março.

Mais de uma dezena de produtores que conseguiu vender toda a quantidade produzida para a iniciativa.

A iniciativa, organizada pelo Município de Resende em parceria com a Companhia das Águas das Caldas de Aregos, E.M., S.A. e com o apoio da Dolmen, Cooperativa de Desenvolvimento do Baixo Tâmega, CRL, disponibilizou o afamado doce e animação, com a atuação do Grupo de Bombos da Associação Miomães em Movimento, do Rancho Folclórico de Santa Maria de Barrô, da Classe de Conjunto da Concertina e Acordeão da Academia de Música de Resende, do Rancho de Danças e Cantares de S. Cipriano e da Orquestra da Academia de Música de Resende.

Os visitantes tiveram, ainda, oportunidade de usufruir gratuitamente de uma experiência termal nas Termas de Caldas de Aregos.

Pelo segundo ano consecutivo realizou-se o concurso “Melhores Cavacas da Festa das Cavacas”, que premiou os três produtores que se distinguirem com as melhores cavacas do certame. Rosa Silva foi a vencedora do concurso e recebeu um prémio no valor de 1250,00 euros; o restaurante “O Túnel” conquistou o segundo lugar e arrecadou 750,00 euros; e as Cavacas da Belinha ficaram em terceiro lugar e com um prémio no valor de 500,00 euros.

Durante o certame, o presidente do Município de Resende, Garcez Trindade mostrou-se satisfeito com o sucesso do evento e agradeceu a presença dos produtores, dos grupos de animação, dos funcionários da Câmara Municipal e dos visitantes que se deslocaram à festa. Segundo o autarca, o objetivo é “promover o concelho e um dos seus produtos de excelência que identifica a tradição e a história de Resende, atraindo cada vez mais visitantes à região e, consequentemente, dinamizar a economia local”.» in http://www.imprensaregional.com.pt/averdade/index.php?info=YTozOntzOjU6Im9wY2FvIjtzOjExOiJub3RpY2lhX2xlciI7czo5OiJpZF9zZWNjYW8iO3M6MToiMyI7czoxMDoiaWRfbm90aWNpYSI7czo1OiIxMDExNSI7fQ==


(Festa das Cavacas de Resende 2014)


(Assim é Portugal - Cinfães, Resende - Festa Cavacas de Aregos)


(Resende Festa das Cavacas 2013)
Pin It button on image hover