29/12/15

Taça da Liga - F.C. do Porto 1 vs Marítimo 3 - Dragões perderam inapelavelmente com Madeirenses e ficam agora dependentes de terceiros para avançar para as meias-finais.



«DERROTA FRENTE AO MARÍTIMO COMPROMETE OBJECTIVO TAÇA DA LIGA 

Dragões perderam por 3-1 e ficam agora dependentes de terceiros para avançar para as meias-finais.

O Marítimo venceu esta terça-feira, pela primeira vez, no terreno do FC Porto, por 1-3, e os azuis e brancos comprometeram assim as suas aspirações nesta Taça da Liga, decorrida que está a primeira jornada do grupo A. Resta aos Dragões vencer as duas partidas que lhes faltam disputar e esperar por uma derrota dos madeirenses - que já têm seis pontos - na recepção ao Famalicão, na terceira e última jornada. Depois, as contas far-se-iam na diferença entre golos marcados e sofridos, o primeiro critério de desempate, eventualmente também com o Famalicão. Os portistas já não perdiam em casa em competições nacionais há 20 jogos e o Marítimo foi mesmo uma espécie de "besta negra" em 2015, tendo sido a única equipa que venceu o FC Porto em Portugal, e logo por três vezes.

Lopetegui tinha avisado que o Marítimo iria encarar o jogo "como uma final", até porque chegou ao Dragão já com três pontos na prova (devido à antecipação do encontro no terreno do Feirense, que venceu por 4-2). As escolhas de Ivo Vieira, que apresentou aquela que é teoricamente a melhor equipa (trocando apenas João Diogo por Rúben Ferreira, em relação à partida anterior), confirmaram a aposta na competição, enquanto, do lado do FC Porto, a estreia de André Silva na equipa principal, em partidas oficiais, congregava a maior parte das atenções e mereceu o aplauso do público; destaque ainda para a presença do "bê" Víctor García como titular na direita da defesa, pela segunda vez esta época.

A primeira parte foi disputada a um ritmo quase sempre lento e o FC Porto só sacudiu o jogo nos últimos 15 minutos. À entrada para o último quarto de hora, os Dragões fizeram três remates perigosos quase consecutivos, por intermédio de Víctor García, Tello e André Silva. O melhor lance surgiu aos 39 minutos, com José Ángel a encontrar André Silva solto na área, mas o avançado rematou à figura de Salin. Fora estes lances, há a assinalar um remate de Maicon ao poste, mas o árbitro auxiliar assinalou fora de jogo, e dois lances duvidosos na grande área madeirense, protagonizados por André Silva (três minutos) e André André (13). O Marítimo, que até tinha começado o encontro com uma postura aparentemente corajosa, chegava ao intervalo encolhido, sabendo que o empate também poderia ser um resultado favorável.

Imbula surgiu em campo no lugar de André André, na segunda parte, mas, antes de o médio francês entrar verdadeiramente no jogo, o Marítimo marcou. Fransérgio antecipou-se à defesa portista na sequência de um livre na direita de Rúben Ferreira e fez o 0-1. O FC Porto poderia ter empatado o jogo logo de seguida, mas Evandro não soube aproveitar o mau atraso de Deyvison para Salin. A partir do golo, o Marítimo ficou, naturalmente, nas suas sete quintas, defendendo muito atrás e explorando a velocidade dos avançados no contra-ataque. O Marítimo procurava ainda queimar tempo e, como o FC Porto não foi na cantiga, Alex Soares ainda chutou as pernas de Evandro e poderia ter visto o cartão vermelho.

De qualquer forma, o golo sofrido intranquilizou os portistas e as coisas nunca mais correram bem. O Marítimo chegaria ao 0-2 aos 70 minutos, quando Alex Soares aproveitou um mau corte de Marcano, que Helton não conseguiu corrigir. Quando Aboubakar, lançado para o lugar de Varela nos últimos 15 minutos, surgiu na cara de Salin, aos 77, o guardião efectuou uma excelente defesa e inviabilizou a última oportunidade dos Dragões voltarem à luta pelo resultado. Houve várias boas situações de finalização para o FC Porto, especialmente no segundo tempo, mas só Aboubakar acertou na baliza adversária, nos últimos instantes da partida, já o Marítimo tinha feito o 0-3. A época continua no sábado, em Alvalade, frente ao Sporting, num encontro da Liga portuguesa cujo enquadramento pouco terá a ver com o desta terça-feira, até porque os Dragões são líderes da prova.

Ficha do Jogo» in http://www.fcporto.pt/pt/futebol/fichas-de-jogo/Pages/FC-Porto-Maritimo_Taca_Liga_15-16.aspx

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover