20/11/15

Espaço - Investigadores britânicos descobriram um exoplaneta no qual os ventos sopram a uma velocidade de 8.690 quilómetros por hora, sete vezes acima da velocidade do som, e com temperatura ambiente de 1.200 graus.



«Sabia que há um planeta onde os ventos sopram a 8690 Km/h?
Criado por Vítor Martins em 18 de Novembro de 2015

Investigadores britânicos descobriram um exoplaneta no qual os ventos sopram a uma velocidade de 8.690 quilómetros por hora, sete vezes acima da velocidade do som, e com temperatura ambiente de 1.200 graus.

Podemos ir até lá, contudo, o HD 189733b fica a 63 anos-luz da Terra, fora do Sistema Solar, na constelação Vulpecula.

O HD 189733b foi descoberto em 2005, mas apenas agora os cientistas da Universidade de Warwick conseguiram observar o clima no planeta.

“Este é o primeiro mapa meteorológico fora do nosso Sistema Solar. Já sabíamos que havia vento em exoplanetas, mas nunca conseguimos medir e mapear diretamente um sistema meteorológico”, afirmou Tom Louden, do Grupo de Astrofísica da Universidade britânica.

Os ventos no HD 189733b são 20 vezes mais velozes dos que os mais rápidos já registados no nosso planeta. A medição da velocidade foi feita graças a observações do telescópio Harps, no observatório La Silla, no Chile.

Mas como foi possível ser “medida” a velocidade do vento?

Segundo Tom Louden, a velocidade (do vento) no exoplaneta HD 189733b foi medida através de uma espectroscopia de alta resolução de absorção do sódio presente na atmosfera. 

Como parte da atmosfera do HD 189733b se aproxima e se afasta da Terra (por causa da órbita e outros movimentos), o efeito Doppler muda o comprimento de onda deste elemento, o qual permite medir a velocidade.

Mas então o que é o efeito Doppler?

O efeito Doppler é a mudança da frequência de uma onda produzida pelo movimento relativo da fonte em relação ao seu observador. Neste caso, o objeto em movimento é o exoplaneta.

“A superfície da estrela (em torno da qual o exoplaneta gira) é mais brilhante no centro do que na borda. E como o planeta se move em frente à estrela, a quantidade relativa de luz que ficava bloqueada em diferentes partes da atmosfera muda”, referiu Louden.

Esta é a primeira vez que os investigadores usam esta informação para recolher as velocidades em lados opostos de forma independente. Este trabalho sobre as correntes dos ventos neste exoplaneta pode ajudar a perceber com mais detalhe os ventos e o clima noutros planetas parecidos com a Terra e que estão fora do Sistema Solar.

O HD 189733b pertence a uma categoria de planetas conhecidos como “júpiteres quentes”. No caso do HD 189733b, ele é 10% maior que Júpiter e tem uma temperatura de 1.200 graus.

Via: BBC» in http://kids.pplware.sapo.pt/curiosidades/sabia-que-ha-um-planeta-onde-os-ventos-sopram-a-8690-kmh/


(HD 189733b)


Blue planet HD 189733b around its host star (artist's impression)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover