11/11/15

Cidade do Porto - O vereador da Cultura da Câmara do Porto, Paulo da Cunha e Silva, morreu hoje de madrugada devido a problemas cardíacos, disse à agência Lusa uma fonte da vereação.



«Morreu Paulo Cunha e Silva, o homem que "revolucionou a cultura" no Porto

O vereador da Cultura da cidade foi um dos principais responsáveis pela programação do Porto 2001. Morreu hoje devido a problemas cardíacos

O vereador da Cultura da Câmara do Porto, Paulo da Cunha e Silva, morreu hoje de madrugada devido a problemas cardíacos, disse à agência Lusa uma fonte da vereação.

Paulo Cunha e Silva, de 53 anos, era licenciado em Medicina, sendo Mestre e Doutor pela Universidade do Porto, onde foi Professor de Anatomia. Atualmente, era professor associado de Pensamento Contemporâneo na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto.

O autarca foi um dos principais responsáveis pela programação do Porto 2001, tendo sido eleito vereador da Cultura nas últimas eleições autárquicas pelo movimento independente liderado por Rui Moreira, que conquistou a presidência da câmara.

Cunha e Silva foi também presidente do Instituto da Artes do Ministério da Cultura, conselheiro Cultural da Embaixada de Portugal em Roma e Comissário de um extenso programa de Guimarães 2012. Colaborava com há largos anos com a Fundação de Serralves, com a Fundação Gulbenkian e era presidente da Comissão de Cultura do Comité Olímpico Português.

Rui Moreira, o presidente da Câmara do Porto, decretou três dias de luto municipal pela morte de Paulo Cunha e Silva. A informação foi divulgado num curto comunicado em que a autarquia "comunica o falecimento do seu vereador da Cultura".

O secretário de Estado da Cultura, Nuno Vassallo e Silva, lamentou hoje a morte do vereador, sublinhando a criatividade e talento com que marcou a cidade do Porto.

Numa nota de pesar hoje divulgada, o secretário de Estado aponta Paulo Cunha e Silva como "um intelectual e vulto destacado da cena cultural portuguesa, enquanto crítico de arte, líder de opinião, consultor e professor".

Também o presidente da Fundação de Serralves, Braga da Cruz, manifestou hoje o seu pesar e "enorme perplexidade" com a morte do homem que, em seu entender, "revolucionou a cultura" no Porto.

"Ficamos todos em estado de enorme perplexidade, muito particularmente, porque ainda ontem [terça-feira] à noite o Paulo Cunha e Silva esteve em Serralves a abrir a retrospetiva da filmografia do Manoel de Oliveira", disse o presidente de Serralves, em declarações à Lusa.

A presidente da ExperimentaDesign informou hoje que se mantém para quinta-feira a inauguração da primeira exposição desta bienal a passar pelo Porto, como forma de homenagear o vereador da Cultura, que representava a cidade no evento.

Em declarações à Lusa, Guta Moura Guedes sublinhou ainda o "absoluto choque" que sentiu pela perda de "um grande, grande, grande amigo", mas também "de uma pessoa fundamental da cultura portuguesa e mundial".

"Não vamos cancelar nada. Tal como a mãe do Paulo nos pediu, vamos manter a inauguração da exposição ["As far as the mind can see", no Palácios dos Correios/Gabinete do Munícipe do Porto] de quinta-feira no Porto. É a maior homenagem que lhe podemos fazer. Ele tinha uma energia extraordinária. Compete-nos a nós continuar o trabalho que ele estava a fazer no Porto e que chegava já fora do Porto", destacou a presidente da Experimenta Design.» in http://www.dn.pt/portugal/interior/morreu-paulo-cunha-e-silva-vereador-da-cultura-da-camara-do-porto-4879644.html

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover