18/10/15

F.C. do Porto Andebol: F.C. do Porto 29 vs Meshkov Brest 28 - ​Meshkov Brest caiu no Dragão Caixa por 29-28, com António Areia a marcar o golo decisivo.



«VITÓRIA NO ÚLTIMO FÔLEGO VALE LIDERANÇA DO GRUPO

​Meshkov Brest caiu no Dragão Caixa por 29-28, com António Areia a marcar o golo decisivo.

O FC Porto conseguiu este sábado uma vitória importantíssima sobre o Meshkov Brest, por 29-28, que lhe permite liderar o grupo C da Liga dos Campeões, a par dos espanhóis do La Rioja (oito pontos). Quase tão importante como o triunfo foi a forma como ele foi conseguido: quando, a pouco mais de dois minutos do fim, Areia falhou um livre de sete metros, os bielorrussos passaram para a frente e os portistas perderam a posse de bola seguinte, já poucos acreditariam na vitória. Mas os heptacampeões não desistem e a sua fibra, que lhes tem permitido um grande arranque de temporada, voltou a surgir. O Meshkov não marcou nos últimos três ataques - dois remates terminaram nos postes - e os golos de Gustavo Rodrigues e António Areia, num contra-ataque perfeito, garantiram os dois pontos.

A partida começou a desequilibrar-se (após empates e vantagens mínimas de ambas as formações) aos 13 minutos, quando o defensor Shumak foi excluído por falta sobre Hugo Santos. Os Dragões aproveitaram o momento para conseguir uma vantagem de três golos (8-5), aos 15, que obrigou o técnico bielorrusso a pedir um desconto de tempo. A defesa forasteira apresentava-se num claro 5-1, era dura e pesada, mas os Dragões pareciam encontrar sempre a melhor maneira para alvejar a baliza de Charapenka.

Com uma grande intensidade e diversidade de soluções no jogo ofensivo, o FC Porto chegou a uma vantagem máxima de cinco golos, que se registava também ao intervalo (16-11). A prestação de Quintana, com seis defesas no primeiro tempo, e alguma falta de pontaria do Meshkov Brest (três remates para fora e dois aos ferros) foram igualmente decisivos para o resultado que se verificava ao intervalo. A primeira parte foi quase perfeita.

Porém, não é por acaso que Ricardo Costa considera a equipa de Brest como "a mais completa do grupo". Os bielorrussos entraram na segunda parte com outra dinâmica e aproveitaram uma série de falhas técnicas azuis e brancas para conseguir um parcial de 3-9 nos primeiros 11 minutos, passando para a frente do marcador (19-20). Estava claro que a partir daí o encontro seria outro, com cada posse de bola a valer ouro e o Meshkov - em que se destaca o gigante Kristopans, de 2,13 metros, e o excelente pivô Stojkovic, autor de nove golos - ultra-motivado pela recuperação.

Após este período de desnorte, os portistas conseguiram manter a cabeça fria e o jogo em aberto, mesmo após ficarem sem Daymaro Salina, que foi expulso aos 47 minutos, após a terceira exclusão. Os forasteiros nunca estiveram na frente por mais do que um golo e, mesmo com Gilberto Duarte excluído ao minuto 52, o FC Porto entrou na recta final com hipóteses de vencer. O livre de sete metros de António Areia, aos 57.05 minutos, parecia ser o momento da verdade e o ponta acertou no poste; no ataque seguinte, o Meshkov passou para a frente (27-28). Mas Areia transformou-se depois em herói, sendo ainda de destacar de novo o papel de Quintana (mais cinco defesas na segunda parte). O FC Porto está no centro da luta pelo apuramento para os oitavos-de-final.

FICHA DE JOGO

FC PORTO-MESHKOV BREST, 29-28 
Liga dos Campeões da EHF, grupo C, 5 .ª jornada
17 de Outubro de 2015
Dragão Caixa, no Porto

Árbitros: Jan Erik Leandersson e Mikael Lindroos (Finlândia)

FC PORTO: Alfredo Quintana (g.r.); Gilberto Duarte (5), Yoel Morales (3), Daymaro Salina (2), Ricardo Moreira (3), Alexis Borges (2) e Nuno Roque (41
Jogaram ainda: Hugo Santos (4), Rui Silva (3), Nuno Gonçalves, Gustavo Rodrigues (3), Jordan Pitre (1), Michal Kasal (1), António Areia (1), Miguel Martins e Hugo Laurentino (g.r.) 
Treinador: Ricardo Costa

MESHKOV BREST: Charapenka (g.r.), Dzianis Rutenka (2), Kristopans (3), Nikulenkau (3), Atman (1), Stojkovic (9) e Razgor (1)
Jogaram ainda: Shumak, Shylovich (2), Manojlovic (2), Babichev (3), Vukic (2), Baranau, Tioumentsev Barabash, Patotski (g.r.) e Kamyshyk 
Treinador: Sergey Bebeshko

Ao intervalo: 16-11

Disciplina: desqualificação para Daymaro Salina (47m).» in http://www.fcporto.pt/pt/noticias/Pages/Andebol-FC-Porto-Meshkov-Brest-EHF-Champions-League-2015-2016.aspx


Andebol: FC Porto-Meshkov Brest, 29-28 (EHF Champions League, 5.ª jornada, 17/10/15)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover