15/10/15

Espaço - Durante a sua busca por exoplanetas, a missão Kepler deparou-se com um conjunto de objetos estranhos na orbita de uma estrela a 1.480 anos-luz de distância, sendo o padrão encontrado é pouco usual, e alguns cientistas avançaram que podia tratar-se de infraestruturas criadas por civilizações alienígenas.



«Encontrada construção alienígena? Astrónomos não têm a certeza

Durante a sua busca por exoplanetas, a missão Kepler deparou-se com um conjunto de objetos estranhos na orbita de uma estrela a 1.480 anos-luz de distância. O padrão encontrado é pouco usual, e alguns cientistas avançaram que podia tratar-se de infraestruturas criadas por civilizações alienígenas.

"Extraterrestres devem sempre ser a última hipótese a ser considerada", disse o astrónomo Jason Wright ao The Atlantic, "mas isto parece ser algo esperado de uma civilização alienígena."

A questão foi colocada quando o telescópio espacial Kepler começou a captar a luz emitida pela estrela KIC 8462852. Parte da missão Kepler é analisar a variação de luz enviada por uma estrela; momentos em que não é emitida luz podem significar a passagem de um planeta.

Os investigadores concluíram que, na estrela KIC 8462852, essas variações são muito mais frequentes do que seria esperado. O padrão mostra que existe uma massa considerável que bloqueia a luz com frequência.

Em colaboração com a organização Planet Hunters (uma organização em que cidadãos comuns ajudam a analisar os dados enviados pelo Kepler), Tabetha Boyajian publicou um estudo em que coloca várias hipóteses naturais que justifiquem o evento.

Um problema com o telescópio foi excluído, bem como a possibilidade de se tratar de uma estrela nova - se assim fosse, teriam de existir muitos mais objetos a rodeá-la. Um conjunto de cometas é a hipótese mais viável: caso uma estrela tenha passado próxima da KIC 8462852, podem ter sido atraídos cometas que causem o distúrbio.

Como é um fenómeno raro e que ainda não tinha sido detetado, Jason Wright acredita que uma das resposta a considerar seja extraterrestres. Investigadores do SETI (dedicado à procura de vida alienígena inteligente) creem que a melhor forma de encontrar extraterrestres é procurar possíveis infraestruturas construídas para a absorção de energia. Esta pode ser uma delas.

Estes investigadores estão agora dedicados a procurar ondas de rádio que possam indicar que se trata mesmo de uma estrutura artificial. As novas pesquisas estão previstas começarem em janeiro. Por agora, nenhuma hipótese está a ser descartada. » in http://querosaber.sapo.pt/espaco/encontrada-construcao-alienigena-astronomos-nao-tem-a-certeza

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover