16/10/15

Amarante Monumentos - O município de Amarante deu já início ao processo de salvaguarda das ruínas da capela de S. José, antigamente integrada no Convento de Santa Clara, e onde funciona, desde novembro de 2003, a Biblioteca Municipal Albano Sardoeira.



«Amarante: Município iniciou intervenção para proteger as ruínas da capela do Mosteiro de Santa Clara
16/10/2015, 09:51

O município de Amarante deu já início ao processo de salvaguarda das ruínas da capela de S. José, antigamente integrada no Convento de Santa Clara, e onde funciona, desde novembro de 2003, a Biblioteca Municipal Albano Sardoeira.

Segundo informação divulgada pela autarquia, a intervenção em curso, que contempla a criação de uma cobertura protetora em layer. O objetivo é “proteger aquelas ruínas de agentes erosivos e de atos de vandalismo, ao mesmo tempo que apela à sensibilização de visitantes e curiosos para a necessidade da sua salvaguarda.”

Após este trabalho, e numa segunda fase, dar-se-á continuidade, no espaço da capela, à investigação a que já foi submetida toda a área envolvente do antigo mosteiro, onde, das escavações arqueológicas realizadas, resultou a descoberta de um conjunto significativo de cerâmicas comuns (avermelhadas ou negras), faianças, porcelanas orientais e grés, com cronologias compreendidas entre a Idade Média e a Época Contemporânea.

Exumaram-se também azulejos, medalhas devocionais, contas de rosário em azeviche, anéis de vidro, dedais, alfinetes, crucifixos e moedas, merecendo destaque dois ceitis de D. João III, X reis de D. João V e V reis de D. Maria I.

De todos os vestígios recolhidos pelos trabalhos arqueológicos, apenas um conjunto de 15 medalhas foi, até ao momento, alvo de estudo. Posteriormente será feita a publicação nas atas do II Congresso Histórico de Amarante.» in http://www.averdade.com/pagina/seccao/19/noticia/11354?utm_source=sendinblue&utm_campaign=NEWSLETTER_A_VERDADE&utm_medium=email

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover