22/10/15

AMARANTE – Em pleno centro histórico, bem no coração da cidade, perto de quinhentas pessoas formam um puzzle humano para assinalar o Dia Municipal para a Igualdade, a 21 de outubro, às 10h30.





«Constrói mega puzzle humano em Amarante

AMARANTE – Em pleno centro histórico, bem no coração da cidade, perto de quinhentas pessoas formam um puzzle humano para assinalar o Dia Municipal para a Igualdade, a 21 de outubro, às 10h30. A efeméride só se comemora a 24 deste mês, mas a autarquia de Amarante quer provar que todos os dias são um bom pretexto para mostrar a igualdade na diferença. Para o efeito, perto de quinhentas pessoas entre crianças, idosos e cidadãos com deficiência juntam-se para formarem um puzzle humano intergeracional. Está garantido um cenário de cor e diversidade.

Cada grupo vai envergar t-shirts com mensagens alusivas. A Orquestra Geração do CCA – Cento Cultural de Amarante, um projeto de inclusão social anima o momento. Além da moldura humana será também exibido um puzzle constituído por vinte peças: “A Igualdade está na Rua”, sendo que cada peça suportará as criações artísticas desenvolvidas pelos utentes/clientes das entidades envolvidas, em torno dos princípios da Igualdade, Cidadania e não Discriminação.

Mas, 21 de outubro* marca apenas o arranque de uma iniciativa que se vai prolongar no calendário. Pela primeira vez, a autarquia leva a cabo uma só campanha: “Amarante de igual para igual” para assinalar três datas: Dia Municipal para a Igualdade (24 de outubro); Dia Internacional de Luta contra a Violência Doméstica (25 de novembro); Dia Internacional das Pessoas com Deficiência (3 de Dezembro).

De 21 de outubro até 3 de dezembro de 2015
“Amarante de igual para igual”: DATAS
13 de novembro: “Arte de igual para igual”: espetáculo de música e dança junta professores e alunos. Auditório do Centro Cultural de Amarante, 21h00
25 de novembro: “Conversas de Igual para Igual”
De 26 de Novembro a 03 de dezembro: “Viver de igual para igual”
Atividade: Branca de Neve e os Sete Anões
Destinatários: Alunos do 1.º ciclo do ensino básico / Escolas Públicas e Privada
Atividade: Mini percurso Acessível com Barreiras
Destinatários: alunos do 2.º e 3.º ciclo do ensino básico e ensino secundário / escolas públicas e privada

“Amarante de igual para igual” em NÚMEROS
500 pessoas formam puzzle humano
20 peças
30 instituições locais
6 semanas
5 mil participantes

Ao todo, no decorrer da campanha estarão envolvidas mais de trintas instituições locais, numa ação que se estima chegará a mais de 5 mil pessoas. Durante seis semanas, “Amarante de igual para igual”.

* Programa para 21 de outubro:
10h30 / Concentração dos Parceiros
10h30 / Atuação Grupo de Bombos da Cercimarante
11h00 / Abertura da Campanha
Sr. Presidente da Câmara Municipal, José Luís Gaspar e Sra. Vereadora da Ação Social, Lucinda Fonseca
11h00 / Puzzle Humano com Exposição “A Igualdade Está na Rua”, Largo de São Gonçalo
11h00 / Atuação da Orquestra Geração
11h30 / Montagem da Exposição “A Igualdade está na Rua” na Alameda Teixeira de Pascoaes» in http://local.pt/portugal/constroi-mega-puzzle-humano-em-amarante/

Vídeo:
http://www.tvi.iol.pt/videos/562784020cf26d4ecaff63bd

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover