14/09/15

Amarante Infraestruturas - O arquiteto paisagista Sidónio Pardal está a trabalhar no estudo do projeto, que pretende dar uma nova vida à margem direita do rio.



«Amarante: Parque pedonal com extensão de 6 km vai dar "nova vida" à margem do Tâmega
14/09/2015, 15:35

Passear e viver uma experiência visual ao longo de seis quilómetros serão algumas das possibilidades que o parque pedonal junto ao Tâmega trará a Amarante.

O arquiteto paisagista Sidónio Pardal está a trabalhar no estudo do projeto, que pretende dar uma nova vida à margem direita do rio. A obra será feita por fases e é expectável que arranque no final deste ano. “O nosso objetivo é ter toda a extensão do parque utilizável já neste mandato. Para uma fase seguinte, deixamos a valorização do percurso, nomeadamente, ao nível das acessibilidades”, observa o vice-presidente da Câmara Municipal de Amarante.

Para Jorge Mendes, esta é uma obra de “extrema importância” para Amarante e para os amarantinos. “Temos interesse em envolver as pessoas e o rio. Queremos devolver a beleza do Tâmega a todos os nossos habitantes. E para quem nos visita queremos continuar a oferecer experiências inesquecíveis e únicas”.

Sidónio Pardal vai ainda mais longe e acrescenta que quer uma “integração urbanística da cidade, do vale e do rio” sugerindo uma visão “alargada e sistémica”. A estrutura a desenvolver terá dupla valência: parque fluvial e percurso para peões e ciclistas, inspirada em conceitos internacionais: o Boulevard, em França e o Central Park, nos Estados Unidos. Potenciar o lazer náutico é outra das grandes apostas deste projeto que, como explica Sidónio Pardal, fará um tratamento do Tâmega “de forma integrada”. Assim, na margem direita haverá uma praça/largo fluvial, com comunicação ao centro histórico, incluindo um parque de estacionamento, devidamente enquadrado.

“Vamos aproveitar a plataforma do emissário já existente na margem direita do rio e em zonas de cheias, o projeto será adaptado, em função dessas eventuais ocorrências”, previne o vice-presidente.

Ao longo de 6 quilómetros, as paisagens do Tâmega serão qualificadas, convidando à contemplação dos cenários ímpares de beleza natural, num convívio cultural e informal. Caminhar ou percorrer o parque de bicicleta serão apenas algumas das atividades acessíveis aos utilizadores.» in http://www.averdade.com/pagina/seccao/19/noticia/11165?utm_source=sendinblue&utm_campaign=NEWSLETTER_A_VERDADE&utm_medium=email

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover