29/08/15

Liga NOS: F.C. do Porto 2 vs Estoril 0 - ​Vitória dos Dragões por duas bolas sem resposta, vale liderança provisória da Liga portuguesa.



«ABOUBAKAR E MAICON METERAM O ESTORIL NA LINHA

​Vitória dos Dragões (2-0) vale liderança provisória da Liga portuguesa.

O FC Porto é líder (pelo menos provisório) da Liga portuguesa, após bater por 2-0 o Estoril, com golos de Aboubakar (apontou o terceiro golo na prova e é um dos melhores marcadores) e Maicon, de livre directo, quase dois anos depois do último festejo em jogos oficiais. Os lances decorreram nos primeiros minutos da primeira parte e aos 17 da segunda, o que permitiu quebrar a resistência de um adversário organizado e persistente, que vendeu cara a derrota. Com este resultado, os azuis e brancos levam 11 triunfos consecutivos no Dragão em jogos da Liga (sempre sem sofrer golos) e 15 em todas as competições, numa sequência iniciada em Dezembro de 2014.

A exibição do FC Porto - num Dragão com uma excelente casa, em final de tarde de Verão - pode não ter sido brilhante, mas fica precisamente esse dado: na principal competição portuguesa é preciso recuar mais de oito meses e 1115 minutos para encontrar um adversário a marcar no estádio dos portistas. No entanto, a marca fica ainda aquém dos 1127 minutos fixados por Vítor Baía e Silvino, em 1995/96. Do encontro ficam ainda na retina os erros de arbitragem de Duarte Gomes, mesmo que não tenham tido influência no resultado: não se percebeu o critério dos cartões amarelos (Afonso Taira, por exemplo, deveria ter visto o segundo quando viu o primeiro) e, nos últimos minutos, ficou por marcar um penálti por mão de Gerso na área estorilista e foi mal assinalado um fora de jogo a Herrera, quando este seguia isolado.

No onze inicial, Lopetegui promoveu duas alterações face ao jogo com o Marítimo: Martins Indi foi o defesa esquerdo, em vez de Cissokho, e Herrera cedeu o lugar a Tello, o que implicou a passagem de Brahimi para o vértice mais avançado do meio-campo. O Estoril até arrancou com vontade de pressionar os portistas em todo o campo, mas os planos saíram furados com o golo madrugador dos Dragões, aos seis minutos: Brahimi tirou um adversário da frente, precisamente no corredor central, e assistiu Aboubakar na perfeição. O camaronês cumpriu a sua parte e apontou o quarto golo nos últimos quatro jogos na prova.

Um golo apontado tão cedo é muitas vezes o suplemento de confiança de que uma equipa precisa para arrancar para uma exibição dominadora, mas não foi este o caso. O Estoril manteve a postura agressiva e os azuis e brancos foram baixando o ritmo e falhando muitos passes. Não é que os forasteiros tenham tido muita posse de bola ou criado grandes situações de golo - um desvio ao lado do ex-portista Diego Carlos, aos 23 minutos, na sequência de um canto, foi o lance mais perigoso -, mas a exibição do FC Porto não agradava claramente a Lopetegui. Por isso, o treinador fez mesmo uma substituição antes do intervalo: André André rendeu Varela e Brahimi passou para o flanco esquerdo do ataque.

O FC Porto também não entrou bem no segundo tempo, com o Estoril a chegar algumas vezes perto da baliza de Casillas e a conseguir criar perigo logo aos 51 minutos, graças a um remate de Léo Bonatini, interceptado por Danilo. O jogo estava complicado, mas os Dragões voltaram a marcar no momento certo: Maicon assumiu a marcação de um livre na zona frontal, descaído para a direita, e rematou com força e colocação para o 2-0. A falta (de novo sem merecer cartão amarelo) que originou o lance foi sofrida por André André, que veio trazer ordem e intensidade ao meio-campo portista, onde já morava então Herrera (substituiu Imbula).

A partir daí e até ao apito final, não houve muito para contar. O FC Porto controlou a partida e, nos descontos, para além dos lances já referidos, com intervenção de Duarte Gomes, Osvaldo obrigou Kieszek a uma defesa difícil, num remate à meia-volta que lhe poderia ter permitido a estreia a marcar com a sua nova camisola.

Ficha do Jogo» in http://www.fcporto.pt/pt/noticias/Pages/2015%20-%202016/aboubakar-e-maicon-meteram-o-estoril-na-linha-8-29-2015.aspx


(FC Porto vence mas não convence)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover