29/08/15

Espaço - A NASA já está a fazer testes de agricultura intergaláctica, na Estação Espacial Internacional e no Centro Espacial Kennedy, e também no Laboratório Internacional de Neurobiologia Vegetal, situado em Florença, em Itália.



«É possível cultivar no espaço?

A falta de alimentos é um dos maiores obstáculos para voos espaciais de longo curso e à eventual colonização do cosmos. Os astronautas limitam-se a ingerir comida seca processada nas suas viagens, mas estão já a ser criados novos métodos para cultivar vegetais, para fazer a denominada “salada espacial”!

A NASA já está a fazer testes de agricultura intergaláctica, na Estação Espacial Internacional e no Centro Espacial Kennedy, e também no Laboratório Internacional de Neurobiologia Vegetal, situado em Florença, em Itália. O objetivo destas experiências é encontrar formas de um corpo terrestre se adaptar às condições extraterrestres.

Os primeiros testes focaram-se na alface, já que pode ser consumida sem ser aquecida, para além de fácil cultivação. O maior problema da agricultura espacial prende-se exatamente pela ausência da gravidade no espaço. O solo artificial flutuaria e a água não se infiltraria na terra. Uma das soluções passa por utilizar uma espécie de almofada com “sacos-vasos”, para manter o solo unido e um tecido permeável para conduzir a água às raízes dos vegetais.

Nesta primeira fase, a cultura hidropónica é a mais viável, ainda que numa solução de nutrientes e não solo. Para fazer a fotossíntese são utilizados LED azuis e vermelhos, para fornecerem a luz para o processo.

Para além da fonte de alimento, as plantas ajudarão a enriquecer mundos alienígenas com oxigénio e a reduzir os níveis tóxicos do carbono.

Esta é uma das curiosidades que pode encontrar na Quero Saber Especial Respostas Incríveis às Perguntas mais Curiosas. São 400 segredos no mundo em que vivemos, já nas bancas!» in http://querosaber.sapo.pt/espaco/e-possivel-cultivar-no-espaco

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover