21/08/15

Amarante Rio Tâmega - A espécie “Pectinatella Magnífica”, vulgarmente designada por “Musgo da água”, não representa um perigo para a saúde pública, garante o município de Amarante.



«Amarante: Musgo nas águas do Tâmega não representa perigo
21/08/2015, 15:35

A espécie “Pectinatella Magnífica”, vulgarmente designada por “Musgo da água”, não representa um perigo para a saúde pública, garante o município de Amarante.

A planta tem aparecido nos últimos dias nas margens de rio Tâmega e a autarquia deslocou-se ao terreno para avaliar e monitorizar o caso.

De acordo com a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) o “musgo da água” cresce em “águas doces e paradas, ricas em nutrientes e com temperaturas iguais ou superiores a 20 graus”. O tipo de musgo cresce em colónia maciças, em torno de objetos submersos, como troncos ou rochas. De acordo com informações reveladas pela APA, a substância é composta em 99 por cento por água, e daí ser de textura gelatinosa e pegajosa. A reprodução da espécie é particularmente fértil nos meses de Agosto e Setembro, motivo pelo qual só agora foi avistada.

Segundo a APA o aparecimento da Pectinatella Magnífica é “indicador de boa qualidade da água, uma vez que se trata de um organismo que não tolera poluição”.» in http://www.averdade.com/pagina/seccao/19/noticia/11018

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover