19/07/15

Espaço - O 2011 UW-158 vai passar a apenas 2,4 milhões de quilómetros da Terra - 30 vezes mais perto do que o planeta mais próximo - por volta das 22h desta noite e há quem esteja de olho na sua riqueza.



«Asteróide carregado de platina vai passar "perto" da Terra

O 2011 UW-158 vai passar a apenas 2,4 milhões de quilómetros da Terra - 30 vezes mais perto do que o planeta mais próximo - por volta das 22h desta noite e há quem esteja de olho na sua riqueza.

O asteróide, que tem cerca de 800 metros de diâmetro, tem um núcleo de platina, com o valor estimado de 5 biliões de euros (não, não é um engano, são mesmo cinco milhões de milhões). Segundo o astrónomo Bob Berman, ouvido pela Sky News, uma nuance do Tratado do Espaço de 1967 faz com que empresas privadas estejam a tentar encontrar uma maneira de tirar proveito desse tesouro. O tratado diz que nenhum país pode reclamar um corpo celestial, mas é omisso sobre privados. 

A Planetary Resources é uma das interessadas. "Ao início, eles queriam a platina que o asteróide contém, mas agora estão a pensar na água, que pode ser valiosa, até para a Estação Espacial Internacional (EEI) ou outros astronautas", explica o astrónomo.

Na semana passada, a empresa lançou uma nave a partir da EEI para uma missão de 90 dias com vista a testar um sistema de exploração de asteróides.

A jornalista Sarah Cruddas, especializada em questões relacionadas com o espaço, acrescenta que o asteróide tem minerais suficientes "para redefinir a riqueza na Terra".» in http://visao.sapo.pt/asteroide-carregado-de-platina-vai-passar-perto-da-terra=f826031


(Asteroid 2011 UW158 has a value $5.4 Trillion of Platinum Group Metals)


(Massive Asteroid 2011 UW158 Closest Approach July 19, 2015)


(Asteroid UW 158 worth $5.4 trillion to pass by Earth)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover