20/07/15

Desporto Surf - O ataque de um tubarão branco ao surfista Mick Fanning é uma das notícias mais comentadas desta segunda-feira e aconteceu na África do Sul, numa prova do circuito mundial de surf.



«Mick Fanning e outros cinco famosos ataques de tubarões

O ataque de um tubarão branco ao surfista Mick Fanning é uma das notícias mais comentadas desta segunda-feira. Aconteceu na África do Sul, numa prova do circuito mundial de surf.

Mas esta não foi a primeira vez que os surfistas tiveram de enfrentar este predador dos mares. Recordamos aqui seis famosos ataques de tubarões a surfistas e nadadores.

2015: Mick Fanning em Jeffrey´s Bay, África do Sul

É o caso mais recente e que está a marcar a atualidade desportiva. Este domingo, o australiano Mick Fanning apanhou um valente susto durante a etapa sul-africana do Mundial de surf, em Jeffrey's Bay. É um local onde as correntes marítimas do Atlântico encontram-se com as do Índico e onde se regista também a maior concentração de tubarões do Mundo. Fanning disputava a final com Julian Wilson, surfista que viu tudo de muito perto. Já no barco de apoio da organização, Fanning contou o que viu e sentiu.

"[O tubarão] era dos grandes. Eu estava sentado, parado, e notei algo ao lado da minha perna. Saltei rapidamente para lhe escapar. Só consegui ver uma barbatana. Enquanto esperava que me mordesse, bati-lhe nas costas", contou Mick Fanning.

Os reflexos do tricampeão mundial de surf e a rápida intervenção da organização que patrulhava a área em motos de água evitaram o pior. A prova foi cancelada.

2014: África do Sul

Em abril de 2014 uma equipa da produtora televisiva MaxAnimal estava nas costas da África do Sul a fazer filmagens quando um tubarão apareceu do nada. A equipa de filmagens colocou então uma câmera dentro da água para recolher imagens deste feroz animal, que de repente, começou a atacar a lancha pneumática onde estava a tripulação. Depois de várias dentadas, o tubarão conseguiu mesmo rebentar com um dos flutuadores. O vídeo do ataque já conta com mais de 10 milhões de visualizações no youtube.

2003: Ataque a Bethany Hamilton em Kauai, Havai

A 31 de outubro de 2004 um tubarão tigre de quatro metros arrancou o braço esquerdo de Bethany Hamilton, de 13 anos. Bethany surfava na praia de Kauai, na sua terra natal no Havai. Apesar do ataque, a norte-americana voltou à praia para praticar surf, semanas depois, mesmo sem um braço. Hoje, com 25 anos, Hamilton mede forças com as melhores do Mundo. A sua história foi retratada no filme "Soul Surfer" em 2011.

2000: Shannon Ainslie, em East London, África do Sul

Shannon Ainslie estava a surfar na companhia de alguns amigos na costa de East London, África do Sul. De repente, sentiu um golpe na prancha, que acabou por atira-la para a água. Shannon acabou por ser mordida numa das mãos por um tubarão. Para complicar ainda mais, apareceu outro tubarão, numa altura em que a sul-africana já não esperava escapar. Para seu espanto, os dois animais envolveram-se numa luta, o que permitiu a Shannon espacar. Seis semanas depois estava a surfar noutra praia, perto de East London.

1964: Henri Bource atacado na Austrália

É um dos primeiros ataques de tubarão gravado em vídeo. Em 1964, Henri Bource fazia mergulho juntamente com outras pessoas na costa australiana quando apareceu um grande tubarão branco. O feroz animal atacou o mergulhador belga, arrancando-lhe a perna esquerda. Foi a pronta intervenção da tripulação do barco de apoio que acabou por salvar a Bource, que foi levado imediatamente para terra onde foi assistido. Apesar do ataque, Henri Bource continuou a praticar mergulho.

1945: USS Indianápolis

É um dos naufrágios mais trágicos de sempre. O cruzeiro da marinha de guerra norte-americana foi torpedeado por um submarino japonês em julho de 1945. Dos 1200 tripulantes, 880 conseguiram abandonar o navio mas sem tempo de entrar nas balsas de salvamento. Tiveram de esperar cinco dias até serem resgatados. 316 foram recuperados com vida. Calcula-se que quase 400 tripulantes tenham sido devorados por tubarões.

1916: Nova Jersey, EUA

Um dos mais famosos ataques de tubarão aconteceu em Nova Jersey, EUA. Em apenas quatro dias, dez pessoas morreram e outra ficou ferida com gravidade na sequência de ataques de tubarões. Os ataques decorreram tanto em praias com pouca profundidade como também em rios, o que provocou pânico na população. A história dos ataques inspirou Steven Spielberg a fazer o famoso filme "Tubarão".» in http://desporto.sapo.pt/mais_modalidades/artigo/2015/07/20/mick-fanning-e-outros-cinco-famosos-ataques-de-tubaroes


(Mick Fanning e outros cinco famosos ataques de tubarões)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover