09/07/15

Ambiente e Ecologia - Situada no norte de Espanha, em León, a aldeia de Matavenero foi, como tantas outras por essa Europa fora, completamente abandonada durante os anos 60, quando a indústria mineira da região entrou em crise e os seus habitantes trocaram o rural pelas cidades.



«A ALDEIA ESPANHOLA QUE FOI RECUPERADA POR AMANTES DA NATUREZA

Situada no norte de Espanha, em León, a aldeia de Matavenero foi, como tantas outras por essa Europa fora, completamente abandonada durante os anos 60, quando a indústria mineira da região entrou em crise e os seus habitantes trocaram o rural pelas cidades.

Nas duas décadas seguintes, a aldeia manteve-se deserta, até que em 1989, um grupo de cidadãos com ideais ecológicos decidiu repovoá-la. Durante vários anos, eles reabilitaram e reconstruíram parte do local, e Matavenero é hoje uma comunidade quase auto-suficiente, ainda que a aldeia mais próxima fique a três horas de distância a pé.

Com uma comunidade de 60 pessoas, Matavenero é o sítio ideal para quem quer esquecer o dia-a-dia das cidades modernas – e respectiva pressão asfixiante – e esconder-se no meio das montanhas, avisa o fotógrafo Kevin Faingnaert, que descobriu a aldeia recentemente, ao Daily Mail.

“Quando li algumas notícias sobre Matavenero soube imediatamente que tinha de lá ir”, explicou Faingnaert ao site. “[Um grupo de alemães] foram os pioneiros desta comunidade, vivendo em tendas. [Foram eles] que começaram a reconstruir as casas em ruínas e construíram novas, desenvolveram um canal para levar água para a aldeia, fizeram estradas… a comunidade cresceu e começou a atrair pessoas de toda a Europa para começar uma vida nova na aldeia”, continuou.

As novas casas têm a madeira como material principal, mas também há partes de lixo envolvidas na concepção – a parte de trás de uma carrinha, por exemplo.

Chegar até à aldeia não é fácil: o transporte pode ser feito através de pónei ou burro ou, simplesmente, a caminhar durante três horas. Ainda assim, existe uma loja com todas as necessidades básicas.» in http://greensavers.sapo.pt/2015/07/09/a-aldeia-espanhola-que-foi-recuperada-por-amantes-da-natureza-com-fotos/


MATAVENERO - "UN LUGAR DIFERENTE"


Trailer - (Matavenero: El pueblo Arco Iris)


(SAN FACUNDO POZO LAS HOYAS POIBUENO MATAVENERO SAN FACUNDO 28 02 15)


(Viaje a Matavenero)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover