30/06/15

Espaço - O segundo intercalar de 2015, que hoje é introduzido, foi anunciado em janeiro pelo International Earth Rotation Service (IERS) que, na descrição do Observatório Astronómico de Lisboa, "estuda com rigor a rotação do planeta Terra em relação a referenciais astronómicos e à escala do Tempo Atómico Internacional (TAI)".



«O dia de hoje tem mais um segundo. Não parece importante... mas é!

Logo em janeiro foi anunciado que o segundo extra seria acrescentado à meia-noite do último dia de junho. E apesar de ser uma alteração impercetível para os humanos, o mesmo não se pode dizer em relação aos computadores

A última vez que um "segundo intercalar", assim se denomina este segundo extra, foi acrescentado aos relógios foi em 2012. Sites como o popular fórum Reddit e a rede de ligações profissionais LinkedIn estiveram entre os numerosos que experimentaram sérias dificuldades provocadas pelo aparentemente "simples" segundo a mais. As companhias aéreas australianas Qantas e Virgin Australian viram mesmo alguns dos seus voos afetados devido a uma falha num importante sistema de reservas.

E tudo porque muitos sistemas informáticos não reconhecem dois segundos ao mesmo tempo.

A Google, no entanto, encontrou uma solução: vai acrescentando milésimos de segundo ao longo do dia para que, quando chegar a hora, não seja necessário acrescentar o segundo inteiro.

O segundo intercalar de 2015 foi anunciado em janeiro pelo International Earth Rotation Service (IERS) que, na descrição do Observatório Astronómico de Lisboa, "estuda com rigor a rotação do planeta Terra em relação a referenciais astronómicos e à escala do Tempo Atómico Internacional (TAI)".

O segundo intercalar visa corrigir uma ligeira anomalia entre os relógios atómicos e o tempo astronómico, baseado na rotação da Terra. A técnica visa manter alinhado o Tempo Universal Coordenado (UTC) com as escalares astronómicas variáveis GMT e Hora Universal (UCI). Os sismos de grande intensidade são um dos fatores que podem acelerar a rotação da Terra.

Desde 1972 já foram acrescentados segundos 25 vezes.

A sequência desta noite será, assim, segundo a informação disponível no site do Observatório Astronómico de Lisboa :

UTC e Açores: 

30 Junho, 23h 59m 59s

30 Junho, 23h 59m 60s

1 Julho, 00h 00m 00s

Portugal continental e na Madeira:

1 Julho, 00h 59m 59s

1 Julho, 00h 59m 60s

1 Julho, 01h 00m 00s» in http://visao.sapo.pt/o-dia-de-hoje-tem-mais-um-segundo-nao-parece-importante-mas-e=f806775

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover