16/06/15

Cidade do Marco de Canavezes - Nos próximos dias 26, 27 e 28 de Junho de 2015, as ruínas romanas de Tongobriga, situadas no lugar do Freixo, freguesia do Marco, em Marco de Canaveses, vão receber a 5ª edição do Mercado Romano de Tongobriga, que se realiza no mesmo local desde 2010.



«Marco de Canaveses: Mercado Romano animará Tongobriga de 26 a 28 de junho
16/06/2015, 17:41

Nos próximos dias 26, 27 e 28 de Junho de 2015, as ruínas romanas de Tongobriga, situadas no lugar do Freixo, freguesia do Marco, em Marco de Canaveses, vão receber a 5ª edição do Mercado Romano de Tongobriga, que se realiza no mesmo local desde 2010. “Circo Romano” é o tema escolhido para este ano, numa alusão histórica a uma das instalações lúdicas mais importantes das cidades da Roma Antiga.

O Mercado Romano é realizado dentro das próprias ruínas, no Fórum Romano que seria o centro da vida socioeconómica da civitas romana.

A cidade romana de Tongobriga é principalmente conhecida pelas suas termas de aproximadamente 1400 m2 e a sua origem como civitas remonta ao século I e segunda metade do século II, durante o comando do imperador romano Trajano.

Durante os três dias do Mercado, serão recriados vários quadros do que seria o quotidiano romano da época, com a presença de vários grupos de animação teatral e musical, assim como mercadores e artesãos que devolvem ao local o seu verdadeiro significado de outrora: um local de comércio, mas também de lazer, culto e veneração aos deuses.

Este ano, além da habitual animação e de um maior investimento na decoração do espaço envolvente, a cidade romana vai também receber, na manhã de dia 27 de Junho, a 5ª Etapa da Prova Nacional de BTT – GPS Epic Series que passará por “Trilhos de Tongobriga” e onde é esperado um grande número de participantes, assim como o “Trail de Tongobriga” na manhã de Domingo, dia 28 de Junho.

Tongobriga é considerada monumento nacional desde 1986 e as escavações e gestão do património são da responsabilidade da Estação Arqueológica do Freixo, sob alçada da Direcção Regional da Cultural.

O Mercado Romano é organizado pela Junta de Freguesia do Marco, em parceria com a Câmara Municipal de Marco de Canaveses e a Direcção Regional da Cultura, e conta com o apoio de muitas outras instituições locais.» in http://www.imprensaregional.com.pt/averdade/index.php?info=YTozOntzOjU6Im9wY2FvIjtzOjExOiJub3RpY2lhX2xlciI7czo5OiJpZF9zZWNjYW8iO3M6MToiMiI7czoxMDoiaWRfbm90aWNpYSI7czo1OiIxMDYyOCI7fQ==


(Marco Cidade Romana de Tongobriga)


(IV Mercado Romano de Tongobriga - 2014)


(Mercado Romano de Tongobriga atraiu milhares de pessoas ao Marco)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover