10/05/15

Liga NOS - F.C. do Porto 2 vs Gil Vicente 0 - Colombiano foi figura na vitória sobre o Gil Vicente e marcou um dos golos numa espectacular “bicicleta”.



«JACKSON “BISA” E DRAGÕES DÃO LUTA ATÉ AO FIM

Colombiano foi figura na vitória por 2-0 sobre o Gil Vicente e marcou um dos golos numa espectacular “bicicleta”.

Com dois golos de Jackson Martínez, o segundo dos quais num espectacular pontapé de bicicleta, o FC Porto venceu o Gil Vicente, por 2-0, recolocando-se a três pontos do líder Benfica, quando faltam apenas duas jornadas para o fim da Liga NOS. Com este triunfo, os Dragões garantem matematicamente, pelo menos, o segundo lugar, mas o mais relevante é que permanecem na luta pelo primeiro lugar. Como tem frisado Lopetegui, resta aos portistas manter a concentração e continuar a vencer os jogos. Foi isso que sucedeu este domingo no Estádio do Dragão, onde Jackson chegou aos 20 golos na prova (mais dois do que o segundo classificado, Jonas) e aos 31 nesta época, ultrapassando os 29 da temporada anterior.

Danilo regressou à titularidade, após cumprir um jogo de castigo, e Martins Indi ocupou o lugar do lesionado Marcano. Os outros nove jogadores escolhidos por Lopetegui já tinham sido titulares em Setúbal. O Gil Vicente cedeu desde o apito inicial a bola ao FC Porto, apresentando duas linhas muito juntas a defender e deixando apenas Simi no ataque. A estratégia era clássica, mas não impediu que os Dragões chegassem ao 1-0 logo aos 12 minutos, após Quaresma cruzar a bola de forma milimétrica para a cabeça de Jackson. Curiosamente, o lance surgiu depois de o extremo português ter desperdiçado uma grande penalidade, que o guarda-redes Adriano defendeu; Quaresma não desistiu do lance e o 1-0 acabou por surgir por linhas tortas, mas permitindo ao colombiano (que tinha sofrido a falta para penálti de Cadu) manter a tradição de marcar aos gilistas sempre que os defronta no Porto. No total, já lá vão cinco golos do capitão em cinco encontros com este adversário, em casa e fora.

A defesa do Gil Vicente revelava muitas dificuldades para travar os criativos portistas e o segundo golo poderia ter surgido pouco depois, em duas situações em que Herrera surgiu na zona do ponta de lança. Na segunda dessas ocasiões, aos 18 minutos, Adriano teve de se aplicar para deter o cabeceamento do mexicano. Aos 27, foi Danilo a aparecer na cara do guardião, que voltou a evitar o golo. Os barcelenses apenas causaram calafrios no Dragão aos 34, quando João Vilela cabeceou ao lado, depois de um livre na direita. No entanto, a atitude expectante dos forasteiros não se alterou depois do 1-0 e o único dado surpreendente do encontro até ao intervalo foi o estranho critério de Bruno Esteves na atribuição dos cartões amarelos, sempre em desfavor dos azuis e brancos.

Aos 51 minutos, Lopetegui trocou Casemiro e Herrera por Rúben Neves e Evandro. As alterações deram nova energia ao meio-campo e o Gil Vicente passaria os minutos seguintes literalmente encostado às cordas, quase sem passar a linha de meio campo. Foram várias as situações em que o segundo golo parecia certo, enquanto os visitantes fizeram o segundo remate à baliza aos 54, com Helton a desviar para canto uma tentativa de Jander. Poucas equipas saem do Dragão com apenas um golo de desvantagem a fazer tão pouco, mas os minhotos tiveram uma grande dose de felicidade neste domingo: no mesmo minuto, o 73, viram por duas vezes a bola embater nos ferros, em remates de Martins Indi e Evandro.

A sorte dos barcelenses terminaria com estrondo. A confirmação da vitória - a 21.ª em 21 jogos caseiros do FC Porto com o Gil Vicente - surgiria a quatro minutos do fim, no melhor lance do encontro e num dos melhores momentos deste campeonato, assinado por Jackson. Os portistas levam neste momento 14 partidas consecutivas sem perder na Liga portuguesa e 13 vitórias consecutivas em casa para todas as competições, tendo igualado a marca de 2012/13 e a segunda melhor série de triunfos consecutivos no Estádio do Dragão. Isto no dia em que Lopetegui cumpriu o jogo 50 no comando técnico dos azuis e brancos.

Ficha do Jogo» in http://www.fcporto.pt/pt/futebol/fichas-de-jogo/Pages/FCPorto-GilVicente.aspx


(FC Porto vence e adia decisão do título)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover