22/05/15

Liga NOS: F.C. do Porto 2 vs F.C. Penafiel 0 - ​Aboubakar e Danilo marcaram os golos, num jogo que já nada decidia, morno e em que Jackson poderia ter consolidado a sua posição desta liga.



«VITÓRIA SOBRE O PENAFIEL NO FECHO DA ÉPOCA

​Aboubakar e Danilo marcaram os golos, num jogo que já nada decidia.

Golos de Aboubakar e Danilo - que se despediu do Dragão -, já nos minutos finais, valeram aos Dragões uma vitória por 2-0 sobre o Penafiel, em jogo da 34.ª e última jornada da Liga NOS. O encontro era também o último da temporada para as duas equipas, que já não tinham objectivos a alcançar: o FC Porto estava condenado ao segundo lugar, que será sempre o primeiro dos últimos para o clube; o Penafiel entrou em campo já despromovido. Foi por isso um jogo disputado a ritmo lento, mas que os portistas souberam vencer para igualar o número de pontos do primeiro classificado da prova, o Benfica: 82, mais 21 do que em 2013/14, mas insuficientes para chegar ao principal objectivo, o título de campeão.

A época terminou de forma frustrante e o ambiente no estádio, com pouco público, foi uma consequência disso mesmo. Convém no entanto olhar para alguns números: o FC Porto - que somou 16 jogos consecutivos sem perder na Liga, o melhor registo de qualquer equipa no campeonato - igualou ainda um recorde de 2007/08, ao conseguir 14 vitórias consecutivas em casa, para todas as competições. Os Dragões venceram ainda os últimos dez jogos caseiros na Liga, sem sofrer qualquer golo: foram apenas três concedidos ao longo de toda a prova, 13 contando com os jogos fora, ou seja, trata-se da melhor defesa da competição. A equipa também procurou oferecer golos a Jackson, que lidera a lista de melhores marcadores da Liga, com 21 tentos, mas o colombiano perdeu pelo menos três oportunidades para alargar a sua vantagem, podendo, ainda assim, no sábado, ver confirmado o terceiro título de goleador-mor em três anos em Portugal.

Lopetegui apresentou José Ángel, Reyes, Casemiro e Quintero como novidades no onze e o FC Porto instalou-se no meio-campo adversário desde o primeiro momento. Nos primeiros 20 minutos, Jackson perdeu duas boas oportunidades, mas os cabeceamentos saíram sempre tortos, primeiro após cruzamento de Danilo e depois de Quaresma. Precisamente aos 20, há um toque sobre o pé esquerdo de Quaresma, na grande área do Penafiel, parecendo ficar por marcar um penálti - fica a dúvida sobre o lugar da falta. Há ainda uma falta de Vítor Bruno em que o árbitro assinala livre directo a favor dos portistas, ficando novamente a dúvida sobre se o lance não decorre já em cima da linha limite da área. Aos 44, na sequência do melhor lance da primeira parte, abrilhantado por um rodopio de Quintero, Brahimi atirou por cima, com a baliza completamente à mercê.

Após o intervalo, Casemiro deu o lugar a Evandro, tornando o triângulo de meio-campo mais ofensivo, e aos 55 minutos Brahimi deu o lugar a Aboubakar, aumentado a presença azul e branca na área contrária. As substituições foram esgotadas aos 68, com a troca de Quintero por Herrera. Apesar de muita posse de bola, apenas aos 69 o FC Porto ameaçou a baliza de Coelho, com um pontapé de bicicleta de Jackson, que saiu ao lado. E aos 76, João Martins obrigou mesmo Helton a desviar para canto um remate perigoso. Porém, Aboubakar abriu o marcador aos 81, desmarcado por Evandro, conseguindo um golo mais do que justificado, mesmo que a exibição portista tenha sido frouxa. Já nos descontos, Danilo despediu-se dos adeptos com o sexto golo na Liga NOS e ainda houve tempo para Quaresma pôr Jackson na cara de Coelho, mas o avançado rematou por cima. Foi mesmo uma noite não para o colombiano, num estádio onde já deu tantas alegrias aos adeptos.

VER FICHA DO JOGO» in http://www.fcporto.pt/pt/noticias/pages/2014%20-%202015/vitoria-sobre-o-penafiel-no-fecho-da-epoca-5-22-2015.aspx


(FC Porto fecha época com vitória)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover