20/05/15

Celorico de Basto Empreendedorismo - Decorreu no passado dia 16 de maio, a inauguração oficial do Espaço Empreendedor numa cerimónia que contou com altas individualidades da CPLP, Comunidade de Países de Língua Portuguesa.



«Celorico de Basto já inaugurou o Espaço Empreendedor
19/05/2015, 09:28

Decorreu no passado dia 16 de maio, a inauguração oficial do Espaço Empreendedor numa cerimónia que contou com altas individualidades da CPLP, Comunidade de Países de Língua Portuguesa.

Para o presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, Joaquim Mota e Silva, foi um dia “muito importante para os empresários, que procuram unir sinergias em torno de um mesmo objetivo, fomentar conhecimentos para articular negócios, criar riqueza, postos de trabalho e exportar os produtos e ideias”.

Durante o discurso protocolar da cerimónia de inauguração o presidente completou ainda ao considerar que a “excelente relação com os países da CPLP permitirá, por certo, aos empresários tirar dividendos deste mundo Lusófono, numa partilha concertada de conhecimentos, com a valorização do capital humano”.

Joaquim Mota e Silva reforçou o papel da autarquia na articulação de esforços para atingir resultados concretos e criar meios e apoios facilitadores.“O desidrato fundamental de uma câmara municipal não passa apenas por fazer obra, o desidrato fundamental passa pelo desenvolvimento económico e social, passa por valorizar o capital humano, as pessoas e as suas competências, são as pessoas que fazem o desenvolvimento e o progresso. Temos a perceção das dificuldades de muitos empresários em levar o seu negócio a bom porto, muitas vezes, fruto da burocracia a que estão sujeitos. A autarquia e a Qualidade de Basto tem aqui um papel muito importante no apoio às empresas com o espaço empreendedor e o espaço da União de Exportadores da CPLP como veículos fundamentais para auxiliar os empresários e empreendedores a concretizar as suas ideias”, sublinhou.

O edil celoricense realçou a internacionalização como um conceito que não pode apenas ser direcionado às grandes empresas, mas a negócios bem estruturados, feitos com minúcia que se poderão fixar em outros países sobretudo, nos da CPLP.

No mesmo sentido, Murade Isaac Murargy, Secretário Executivo da CPLP, reforçou a importância da união, de articular esforços, de criar mecanismos que vão de encontro às necessidades dos cidadãos. “Temos a notória perceção da importância da CPLP na valorização da vertente económica mas para isso, trabalhamos no sentido de retirar a CPLP do seu espaço de conforto e levá-la a atuar no sentido de trocar impressões com empresários e assim, verificar a melhor estratégia para facultar a exportação. A CPLP atua no sentido de aproveitar as competências das pessoas e ajudá-las a adquirir outras competências”, disse.

O Secretário Executivo da CPLP centrou-se na nova visão da CPLP, “esta nova visão da CPLP centra-se no capital humano de forma concreta e assertiva. Queremos atuar nos diferentes setores das sociedades dos países de língua Portuguesa, na saúde, na educação, na formação para que cada país possa crescer de forma sustentável”, afirmou.

A cerimónia contou ainda com a presença de Salimu Abedula - Presidente da Confederação Empresarial -CPLP, que reforçou a importância da CPLP no sentido de levar o empresário a atingir grandes objetivos.” Os países da CPLP têm um imenso potencial económico, com recurso únicos e ideais para fazer trocas comerciais. A verdade é simples “se queres ir longe, vamos juntos!”.

Um dos grandes impulsionadores desta ação foi Mário Costa, presidente da União de Exportadores da CPLP, entidade que faz a articulação de esforços para facultar a exportação.

Durante a cerimónia decorreu a assinatura de contratos de associados da UE-CPLP com o Tempero do Planalto, Maravilha Acontece, Abreu Moreira, Lda; Qualidade de Basto e José Manuel Vaz Macedo. E ainda, a assinatura de protocolos de investimento no âmbito do POIP - Programa Operacional de Investimento Privado entre a Câmara Municipal de Celorico de Basto e a Qualidade de Basto com as empresas Tempero do Planalto, José Manuel Vaz de Macedo, Lda, Urnas Lopes e posteriormente com a empresa Arnoyshoes, Lda.

Recorde-se que o espaço empreendedor fica sediado na Qualidade de Basto assim como o espaço da União de Exportadores da CPLP, dois espaços a pensar no crescimento económico. Segundo Xavier Martins, presidente do Conselho de Administração da Qualidade de Basto, a Qualidade de Basto terá agora, “responsabilidades acrescidas com espaços para criar soluções que valorizem o capital humano, facilitem a vida aos empresários com apoio nos projetos desenvolvidos a pensar no crescimento económico. Serão espaços ao serviço dos empreendedores e empresas do concelho”.

Durante a tarde a comitiva da CPLP esteve presente nas jornadas empresariais “Países da CPLP – Uma Janela de Oportunidades” da Associação empresarial de Fafe, Cabeceiras de Basto e Celorico de Basto, juntamente com outros convidados que fizeram o retrato da CPLP e as oportunidades inerentes à junção de sinergias.

Durante a ação os intervenientes reforçaram as ideias mencionadas aquando da inauguração do Espaço Empreendedor para uma plateia de empresários sedentos de conhecimento.

As jornadas empresariais decorreram no cineteatro dos Bombeiros Voluntários Celoricenses.

Vídeo» in http://www.imprensaregional.com.pt/averdade/index.php?info=YTozOntzOjU6Im9wY2FvIjtzOjExOiJub3RpY2lhX2xlciI7czo5OiJpZF9zZWNjYW8iO3M6MToiMyI7czoxMDoiaWRfbm90aWNpYSI7czo1OiIxMDQ3MyI7fQ==

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover