12/05/15

Arte Pintura - "Les Femmes d´Alger" vendido em leilão na Christie´s e a disputa entre interessados demorou apenas 11 minutos.



«Quadro de Picasso vendido por valor recorde

"Les Femmes d´Alger" vendido em leilão na Christie´s. Disputa entre interessados demorou apenas 11 minutos.

O quadro de Picasso "Les Femmes d'Alger" (Mulheres de Argel) foi vendido em leilão nesta segunda-feira pelo preço recorde de 179,3 milhões de dólares (160,59 milhões de euros) no leilão da Casa Christie's de Nova Iorque.

A obra pintada pelo pintor espanhol em 1955 e que mostra um harém superou o recorde absoluto que pertencia a "Três estudos de Lucian Freud", de Francis Bacon, vendido por 142,4 milhões de dólares também pela Christie's, em 2013, em Nova Iorque, e o quadro de Edvard Munch 'O Grito´ que foi vendido por 120 milhões de dólares. 

O recorde de "Mulheres de Argel" foi alcançado após apenas 11 minutos de disputa entre os interessados.

O leilão da Christie's "Explorando o futuro através do passado" inclui uma selecção de obras do final do século XIX até ao presente e espera-se que gere um total de mais de 970 milhões de dólares (cerca de 870 milhões de euros), algo nunca visto na história dos leilões de arte.

"É um ponto de viragem na história da arte. É o leilão do século", disse à AFP Thierry Ehrmann, presidente da Artprice, empresa de informação de mercado de arte.

Alberto Giacometti detém o recorde para uma escultura: "O homem que caminha I" (L'homme qui marche I") foi vendido em 2010 por 104,3 milhões de dólares (cerca de 93 milhões de euros). A Christie's também espera ultrapassar este valor com uma outra obra que, segundo seu vice-presidente, Loic Gouzer, raramente aparece no mercado: "O homem que aponta" (L'homme au doigt), também de Giacometti, avaliada em 130 milhões de dólares (cerca de 116 milhões de euros).» in http://economico.sapo.pt/noticias/quadro-de-picasso-vendido-por-valor-recorde_218183.html


(Auction Results: Pablo Picasso’s Les femmes d’Alger (Version “O”), November 1997)


(Picasso’s 1950’s masterpiece)


(Présentation d'un tableau de Picasso avant des enchères)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover