23/05/15

Amarante Desporto Automóvel - Os municípios de Amarante e Baião, responsáveis por quase metade da extensão do Rali de Portugal, reuniram 170 pessoas para assegurar, no sábado, as condições de segurança nos três troços da prova.




«Rali de Portugal: Baião e Amarante reuniram 170 pessoas para garantir segurança

Os municípios de Amarante e Baião, responsáveis por quase metade da extensão do Rali de Portugal, reuniram 170 pessoas para assegurar, no sábado, as condições de segurança nos três troços da prova.

De acordo com responsáveis dos dois municípios, àquele contingente acrescem elementos da GNR e funcionários das autarquias.

José Luís Gaspar, presidente da Câmara de Amarante, e Paulo Pereira, vice-presidente da Câmara de Baião, disseram hoje à agência Lusa que se espera a deslocação de muitos milhares de espetadores, o que justifica a "enorme atenção" prestada às questões de segurança.

Nas últimas semanas, os meios das duas autarquias estiveram muito ativos na criação de condições nas áreas reservadas ao público e com a delimitação de várias zonas de segurança ao longo dos 82 quilómetros dos três troços, que serão percorridos duas vezes.

Do lado de Amarante, foi criada uma bancada natural, aproveitando o declive, numa das zonas destinadas ao público.

Os meios humanos afetos à segurança estarão nos troços a partir das 05:00 da madrugada para cumprirem o plano de segurança definido pela organização.

Nos últimos meses, os pavimentos das classificativas foram intervencionados pelas equipas técnicas e operacionais dos dois municípios, sobretudo em Amarante, com uma extensão maior e onde os pisos estavam mais degradados.

José Luís Gaspar explicou à Lusa que foi dada grande atenção à drenagem do pavimento e também ao nível da vegetação envolvente.

"Está tudo impecável", frisou, prometendo que aquela intervenção nas estradas de montanha também vai beneficiar o combate aos fogos florestais, se necessário.

Ainda em Amarante, no troço de Fridão [o maior do rali], o município vai disponibilizar um autocarro que vai transportar os espetadores das zonas dos parques de automóveis, até muito próximo das zonas de passagem dos carros do mundial.

Os dois autarcas disseram à Lusa que a capacidade hoteleira nos dois municípios está esgotada há vários dias, provando o retorno económico que está a ser alcançado.
Paulo Pereira disse esperar "a maior invasão" de sempre em Baião, prometendo "uma grande festa".

Já José Luís Gaspar espera que os espetadores voltem mais vezes a Amarante para conhecerem o potencial turístico do concelho.

Ambos destacaram também a importância das transmissões televisivas ao projetarem, em mais de 150 países, as paisagens dos dois concelhos do Baixo Tâmega.

O número de quilómetros dos três troços cronometrados do Rali de Portugal dos concelhos de Amarante e Baião, com duas passagens cada um, corresponde a quase metade da extensão do rali.

Baião, com 18,57 quilómetros, Marão, com 26,16 quilómetros, e Fridão, com 37,67 quilómetros, todos com dupla passagem, perfazem 164 quilómetros das especiais cronometradas.

Os três troços, em terra batida, atravessam territórios das serras da Aboboreira, Marão e Meia-vida.

O Rali de Portugal, quinta prova do Campeonato do Mundo de Ralis (WRC) termina no domingo, em Fafe, e tem um total de 350 quilómetros de provas de classificação.» in http://www.jornaldamadeira.pt/artigos/rali-de-portugal-bai%C3%A3o-e-amarante-reuniram-170-pessoas-para-garantir-seguran%C3%A7a

Pec. Fridão / Amarante - Rally de Portugal 2015 (HD)

Rally de Portugal 2015 - PEC Baião (18,57 km)

WRC Rally Portugal 2015 (Pure Sound) HD


Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover