30/04/15

Espaço - O objetivo era construir o maior telescópio do mundo para estudar as primeiras galáxias, a ideia seria construir esta instalação no topo de Mauna Kea, uma montanha no Havai.



«Havai vai acolher o maior telescópio do mundo... ou talvez não

É um telescópio com mais de trinta metros e que irá custar 1,4 mil milhões de dólares. A construção iniciou-se em março deste ano, mas agora está suspensa. 

O objetivo era construir o maior telescópio do mundo para estudar as primeiras galáxias. A ideia seria construir esta instalação no topo de Mauna Kea, uma montanha no Havai. O projeto foi para a frente e os trabalhos iniciaram-se em março de 2015, mas agora está tudo suspenso, noticia a Wired.

A construção encontra-se suspensa porque o topo da montanha é considerado um local sagrado para as populações locais e os protestos já surgiram de várias formas, como bloqueios nas estradas e campanhas nos media. Por outro lado, os ambientalistas também alegam que esta construção poderá destruir o frágil ecossistema de Mauna Kea.

Este telescópio poderia ser usado por investigadores da Califórnia, Japão, China, Canadá e Índia. Espera-se que o aparelho seja 200 vezes mais sensível, 200 vezes mais rápido e capaz de detetar objetos 200 vezes mais ténues do que os modelos atualmente usados. 

Quando terminar a construção, o telescópio terá 18 andares e ficará instalado num terreno detido pelo estado do Havai e cedido à Universidade local. A construção deverá estar terminada em 2024, no mesmo ano em que termina a instalação do telescópio de 39 metros no Chile, a cargo do European Southern Observatory.

Agora o desafio será negociar para se conseguir fazer com que o telescópio possa ser construído ser por em causa a tradição local e o meio ambiente.» in http://exameinformatica.sapo.pt/noticias/ciencia/2015-04-30-Havai-vai-acolher-o-maior-telescopio-do-mundo.-ou-talvez-nao


(Gigantes da Engenharia - Telescópios)


(Inauguração do maior telescopio do mundo)


(Atacama vai abrigar maior telescópio do mundo)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover