21/04/15

Ambiente - O deserto do Sara é conhecido por ser uma área árida no norte de África, onde as temperaturas podem chegar aos 50ºC, para que a habitação no deserto seja possível, o estúdio de arquitetura francês OXO Architectes, em colaboração com a Nicolas Laisné Associés, criou um conceito para uma cidade vertical sustentável, a ser construída no Sara, com o nome de City Sand Tower.



«Cidade vertical projetada para construção do deserto do Sara

O deserto do Sara é conhecido por ser uma área árida no norte de África, onde as temperaturas podem chegar aos 50ºC. Para que a habitação no deserto seja possível, o estúdio de arquitetura francês OXO Architectes, em colaboração com a Nicolas Laisné Associés, criou um conceito para uma cidade vertical sustentável, a ser construída no Sara, com o nome de City Sand Tower.

Este edifício, com 450 metros de altura e um total de 78 hectares, está projetado para usar fontes de energia renováveis para alimentar os seus equipamentos. Uma das tecnologias utiliza a água da chuva para criar vapor, vapor esse que serviria para gerar eletricidade e para aquecer o edifício. A mesma água (armazenada a 4 quilómetros da superfície, num total de 45 mil metros cúbicos por ano) seria usada para o sistema sanitário e para alimentar o jardim interior.

A energia solar é uma outra fonte pensada para a City Sand Tower, que inclui um jardim vertical interior e capacidade para 600 apartamentos. A restante área está dedicada a escritórios, um hotel, centro comercial, museu, spa, zona para desporto e restaurantes.

Previsto no projeto está igualmente um heliporto no topo do City Sand Tower, e um centro de meteorologia.

Se será construído ou não, ainda é uma incerteza, mas a empresa crê que só será possível em 2025. E precisa de mais 50 anos para ficar completo…

Este não foi o único edifício do género a ser pensado: também Times Square pode vir a receber uma "cidade vertical".» in http://querosaber.sapo.pt/tecnologia/cidade-vertical-projetada-para-construcao-do-deserto-do-sara

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover