21/03/15

Liga NOS: Nacional da Madeira 1 vs F.C. do Porto 1 - Dragões empataram com o Nacional e reduziram para três pontos a desvantagem em relação ao líder Benfica.



«GOLÃO DE TELLO SÓ VALE UM PONTO NA MADEIRA

Dragões empataram com o Nacional (1-1) e reduziram para três pontos a desvantagem em relação ao líder Benfica.

Um grande golo de Tello - o sétimo na Liga e o quinto nos últimos quatro jogos na prova - não permitiu ao FC Porto mais do que um empate no terreno do Nacional (1-1), mas os Dragões reduziram para três pontos a desvantagem face ao líder Benfica e dependem agora apenas dos próprios resultados para chegar ao título de campeão na Liga NOS. O espanhol abriu o marcador no final da primeira parte, com um remate de fora da área, mas os madeirenses empataram aos 62 minutos e conseguiram segurar um ponto. Após 750 minutos sem sofrer golos na prova - a segunda melhor marca portista no século XXI - Wagner bateu Helton, que regressou à titularidade na Liga, 370 dias depois.

O resultado deixa um sabor amargo, porque o primeiro lugar poderia ter ficado a apenas um ponto, mas deve relembrar-se que o Nacional continua sem derrotas em casa em 2015 e que a Madeira tem sido um terreno infeliz para os azuis e brancos, que tinham perdido nas últimas três deslocações. Se bem que o FC Porto tenha deixado fugir a oportunidade de obter a oitava vitória consecutiva na Liga, iguala o melhor registo da temporada sem derrotas, de dez encontros. Com o golo apontado, Tello é agora o segundo melhor marcador do FC Porto no campeonato, só atrás de Jackson (17).

Após ausência, por questões físicas, frente ao Arouca, Danilo e Maicon regressaram ao onze, assim como Evandro, por troca com Óliver. O ADN de posse de bola da equipa de Lopetegui impôs-se desde o apito inicial, como seria de esperar, mas do outro lado estava uma equipa orientada por Manuel Machado, técnico que imprime às suas equipas características bem vincadas. Tacticamente sagaz, defensivamente organizado e explorando muito bem as transições para chegar à baliza do adversário, o Nacional mostrou-se igualmente desde o primeiro momento um adversário difícil de defrontar. Sem fazer uma exibição brilhante, o FC Porto rematou por 11 vezes à baliza do Nacional, contra apenas um remate do adversário na primeira parte. Destaquem-se os remates de Casemiro (12 minutos) e Brahimi (25), mas apenas Alex Sandro (38) colocou Gottardi em dificuldades, num relvado mole e escorregadio.

A primeira parte parecia destinada a terminar sem golos, mas a infelicidade de Willyan (que se lesionou sozinho, aos 43 minutos) desequilibrou os rígidos mecanismos defensivos dos madeirenses. Uma equipa que cede o domínio ao adversário corre este tipo de riscos e os Dragões atacaram por duas vezes pelo flanco fragilizado, o direito do seu ataque. Na primeira tentativa, Danilo cruzou sem oposição mas não apareceu ninguém na pequena área; na segunda vez,Tello enganou a defesa do Nacional, flectiu para o meio e rematou colocado para um grande golo.

Os Dragões foram para o intervalo em vantagem e logo aos 48 minutos poderiam ter feito o 2-0, quando Maicon acertou em cheio na barra, na marcação de um livre directo. Porém, o Nacional surgiu mais solto ofensivamente no segundo tempo e foi crescendo no encontro. Aos 56, Helton ainda defendeu o livre colocado de Christian, mas aos 62 o recém-entrado Wagner aproveitou uma desatenção da defesa azul e branca para fazer o 1-1. Os Dragões reagiram de imediato e nos cinco minutos seguintes Danilo acertou no poste e Gottardi respondeu com uma grande defesa a um remate de Aboubakar. Até ao apito final, o FC Porto atacou muito, com Quaresma a entrar bem na partida, mas até foi Lucas João a ter uma grande oportunidade para completar a reviravolta no marcador.

Ficha do Jogo» in http://www.fcporto.pt/pt/futebol/fichas-de-jogo/Pages/nacional-fcporto-210315.aspx


(Resumo de um jogo em que o empate soube a pouco para os Dragões)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover