27/03/15

Corrupção - O livro «A Confiança no Mundo - Sobre a Tortura em Democracia» de José Sócrates, editado em Outubro de 2013, afinal não terá sido escrito pelo ex-primeiro-ministro, mas sim por um professor catedrático, revela a edição de hoje do semanário Sol.



«Escutas revelam que livro de Sócrates foi escrito por professor, diz jornal

O livro «A Confiança no Mundo - Sobre a Tortura em Democracia» de José Sócrates, editado em Outubro de 2013, afinal não terá sido escrito pelo ex-primeiro-ministro, mas sim por um professor catedrático, revela a edição de hoje do semanário Sol.

Segundo o jornal, a obra que contou com prefácio de Lula da Silva e posfácio de Eduardo Lourenço foi escrita por um docente da mesma geração de Sócrates que terá abdicado dos direitos intelectuais a troco de dinheiro. A informação resulta das escutas telefónicas ao antigo líder do Governo, indicou uma «fonte conhecedora do processo» ao jornal.

O semanário adianta que, aquando da detenção de Sócrates, em Novembro, o professor universitário já tinha sido incumbido de escrever uma nova obra – intitulada «Carisma» - que seria publicada como sendo da autoria de José Sócrates.

A investigação terá ainda concluído que Carlos Santos Silva, amigo de Sócrates e também detido em prisão preventive, terá distribuído cerca de 170 mil euros por diversas pessoas para que comprassem grandes quantidades do livro de Sócrates, tornando-o um sucesso de vendas.

Entre as pessoas a quem terá sido entregue dinheiro para esta «missão» contam-se João Perna (arguido e motorista), Gonçalo Ferreira (arguido e advogado de Santos Silva), Inês Rosário (mulher de Santos Silva), Lígia Correia (antiga secretária em governos do PS), Renato Sampaio e André Figueiredo (deputados socialistas) e Rui Mão-de-Ferro (empresário ligado aos arguidos).» in http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=765989

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover