12/03/15

Amarante Rota do Românico - No próximo sábado, dia 14, pelas 16h00, o Mosteiro do Salvador de Travanca, em Amarante, acolhe o lançamento da monografia Rota do Românico.



«Mosteiro do Salvador de Travanca acolhe lançamento da monografia ‘Rota do Românico’

No próximo sábado, dia 14, pelas 16h00, o Mosteiro do Salvador de Travanca, em Amarante, acolhe o lançamento da monografia Rota do Românico.

Trata-se de uma publicação científica, em dois volumes, que dá continuidade à monografia editada em 2008, sob o título Românico do Vale do Sousa. Esta edição assume “um papel de relevo na divulgação da história e da arte dos 34 novos monumentos românicos, que integraram a Rota do Românico desde 2010, mas assume também uma função complementar ao disponibilizar novos dados históricos dos concelhos que passaram a integrar o projeto: Amarante, Baião, Celorico de Basto, Cinfães, Marco de Canaveses e Resende”, divulgou a Rota do Românico.

A entidade explica ainda que “embora o enfoque seja colocado nos monumentos que resultaram do alargamento da Rota do Românico aos concelhos do Baixo Tâmega e do Douro Sul, foram aqui também incluídos os três elementos patrimoniais que, embora localizados em concelhos do Vale do Sousa, pela sua importância arquitetónica e histórica, foram também integrados em 2010”.

A coordenar esta edição esteve, uma vez mais, a Professora Doutora Lúcia Rosas, da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Maria Leonor Botelho e Nuno Resende, da mesma instituição, foram os autores dos conteúdos escritos.

Estarão presentes nesta sessão de lançamento: Inácio Ribeiro, presidente do Conselho Diretivo da VALSOUSA – Associação de Municípios do Vale do Sousa, entidade gestora da Rota do Românico; Rosário Correia Machado, diretora da Rota do Românico; José Luís Gaspar, presidente da Câmara Municipal de Amarante; e Lúcia Rosas, coordenadora científica da monografia.

O momento será precedido pela missa de dedicação do novo altar da Igreja do Mosteiro de Travanca, presidida pelo Bispo Auxiliar do Porto, D. António Taipa.» in http://www.averdade.com/pagina/seccao/3/noticia/10029


(Rota do Românico - Igreja de Travanca)


(Mosteiro São Salvador de Travanca)


(Rota do Românico | Pelas terras de Basto e Amarante)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover