25/02/15

Zoologia - A abelha de pêlo curto está ausente do Reino Unido desde os anos de 1980, mas só em 2000 foi declarada oficialmente extinta e durante as seis décadas antes do seu desaparecimento, o número de espécimes decaiu devido à perda de pastagens ricas em flores silvestres, mas agora, graças aos esforços de uma série de instituições, esta abelha foi reintroduzida nos campos ingleses, vinda da Suécia.



«ABELHAS EXTINTAS DESDE 1980 REGRESSAM AO REINO UNIDO

A abelha de pêlo curto está ausente do Reino Unido desde os anos de 1980, mas só em 2000 foi declarada oficialmente extinta. Durante as seis décadas antes do seu desaparecimento, o número de espécimes decaiu devido à perda de pastagens ricas em flores silvestres. Agora, graças aos esforços de uma série de instituições, esta abelha foi reintroduzida nos campos ingleses, vinda da Suécia.

As abelhas rainhas de pêlo curto foram levadas da Suécia para Kent, em Inglaterra, e este Verão foram vistas pela primeira vez na região as suas abelhas operárias. Antes da reintrodução dos insectos, o habitat sofreu as alterações necessárias para o tornar adequado à alimentação e colocação de ovos pelas rainhas.

Segundo o Inhabitat, a primeira geração passou por um período conturbado, com o tempo frio e húmido sentido no ano passado, mas os reforços vindos da Suécia ajudaram a fortalecer a colónia.

“Foi uma longa jornada para chegar até aqui, com a criação do habitat correcto para elas [abelhas], a recolha de rainhas nos campos suecos, a análise em termos de doenças e, eventualmente, a sua libertação em Dungeness”, disse a líder do projecto, Nikki Gammans. “Ver as abelhas operárias pela primeira vez é uma magnífica recompensa para todos os que trabalham arduamente, mas ainda temos um longo caminho a percorrer para garantir que esta população é segura e viável.”

O grupo planeia lançar mais rainhas em Dungeness e trabalhar em conjunto com os agricultores, de modo a criar prados de flores silvestres para os polinizadores. Já foram avistadas na reserva outras abelhas raras, o que leva a crer que se os ecossistemas forem convertidos nas suas condições naturais, os insectos voltam a zumbir nos seus lares originais.

Foto: Sob licença Creative Commons» in http://greensavers.sapo.pt/2013/09/24/abelhas-extintas-desde-1980-regressam-ao-reino-unido/


(Extinção Da Abelhas)


(É verdade que as Abelhas estão desaparecendo do Mundo?)


(O mundo sem as abelhas)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover