06/02/15

Espaço - O telescópio Hubble continua a enviar imagens de fenómenos espaciais raros, desta vez, estão a ser divulgadas fotos que mostram uma conjunção rara de três luas de Júpiter.



«Hubble mostra conjunção rara de três luas de Júpiter

O telescópio Hubble continua a enviar imagens de fenómenos espaciais raros. Desta vez, estão a ser divulgadas fotos que mostram uma conjunção rara de três luas de Júpiter.

Jupiter tem mais de 60 luas conhecidas e Galileu descobriu quatro delas. No entanto, raramente estas luas são vistas a passar conjugadas por Jupiter. Callisto, Io e Europa cruzaram os céus de Jupiter de uma forma bastante próxima e o Hubble conseguiu captar o momento. 

O evento aconteceu a 24 de janeiro e as imagens mostram corpos celestes com cores diferenciadas. A Io é mais amarelada, Callisto é castanho-escuro e Europa é quase branca. As cores das luas devem-se à sua superfície e aos materiais que são encontrados. Assim, Europa tem uma crosta mais gelada e refletora enquanto Callisto tem crateras e a Io tem uma superfície vulcânica com dióxido sulfúrico.» in http://exameinformatica.sapo.pt/noticias/ciencia/2015-02-06-Hubble-mostra-conjuncao-rara-de-tres-luas-de-Jupiter


(As luas de Júpiter)


(Ganimedes, a maior lua de Júpiter)


(EuroNews - Space - As luas de Júpiter e Saturno)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover