19/01/15

Frutos - Foi descoberto um cogumelo gigante com propriedades medicinais na China, com 107 centímetros de diâmetro e cerca de 7,45 quilos, o fungo da espécie Ganoderma lucidum, é o maior alguma vez encontrado.



«Cogumelo gigante com propriedades medicinais descoberto na China
Publicado em 17 de Janeiro de 2015.

Foi descoberto um cogumelo gigante com propriedades medicinais na China. Com 107 centímetros de diâmetro e cerca de 7,45 quilos, o fungo da espécie Ganoderma lucidum, é o maior alguma vez encontrado.

Os cogumelos Ganoderma lucidum, conhecidos na China como “lingzhi”, são bastante comuns e apreciados em toda a Ásia, onde são utilizados na medicina tradicional há mais de 2.000 anos. Em mandarim “lingzhi” significa “erva de potência espiritual”, sendo também conhecido como “cogumelo da imortalidade”.

Apesar da sua vulgaridade no território asiático, este exemplar é único devido às suas proporções. O cogumelo pertence a Wei Fangning, um lojista da cidade de Hezhou, na província de Guangxi, escreve o Daily Mail.

Os Ganoderma lucidum distinguem-se pelo seu aspecto plano, cor vermelha envernizada, píleo em forma de rim e dependendo da idade do píleo pode ser branco com poros castanhos na parte de baixo. Não possui lamelas e liberta os seus esporos através de poros finos.

Não existe preço fixo para estes cogumelos, sendo que o seu valor depende da qualidade, da quantidade de processamento, tamanho e outras propriedades. Um saco de 250 gramas de pó de lingzhi pode custar cerca de €25. Contudo, o cogumelo gigante está avaliado em €755.

Vários estudos demonstraram já que os esporos deste cogumelo possuem vários ingredientes farmacêuticos. Acredita-se que o cogumelo pode melhorar o sistema imunitário humano devido aos polissacarídeos que possui, que podem aumentar a actividade dos glóbulos brancos. 

Cientistas da Academia Chinesa de Ciências indicam que os polissacarídeos e os triterpenes do cogumelo são os ingredientes chave para a manutenção de um equilíbrio psicológico no corpo humano. Na medicina tradicional chinesa o Ganoderma lucidum é utilizado para aliviar os sintomas associados às alergias, tosse e asma.» in http://greensavers.sapo.pt/2015/01/17/cogumelo-gigante-com-propriedades-medicinais-descoberto-na-china/

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover