23/01/15

Amarante História - Almanaque de Amarante para 1917, 1.º Ano de publicação, ilustrado com gravuras, edição da tipografia Flôr do Tâmega - "Antonio Joaquim Machado do Lago Cerqueira".




«Dr. Antonio Cerqueira

De rasgada iniciativa, de ideias largas, enérgico e empreendedor, tal é o amarantino nosso retratado, presidente da comissão executiva da Camara Municipal d'Amarante.

Luctando com os escassos recursos d'uma Camara provinciana; peor, luctando com o pessimismo rotineiro de muitos, o que faria sossobrar  vontades menos decididas, caminha sem desanimo para o fim que tem em vista: dotar a vila com melhoramentos de indiscutivel valor, tornar-se prestavel, distinguir-se no meio.

Podendo gozar, núma inutilidade egoista, a situação que os seus recursos lhe permitiriam, tudoi sacrifica na tarefa a que se abalançou.

A iluminação electrica, os principios para mais tarde se fazer um belo mercado, aparte outras coisas de valor mais secundario, demonstram  que é homem que sabe o que quer, o que não é vulgar nos tempos que correm.

Que nos desculpe o não ser consultado para tomar logar na nossa galeria de amarantinos ilustres. Julgamo-nos dispensados d'esta obrigação, pois apenas o apresentamos como presidente da comissão executiva da Camara Municipal, e como tal cremos não ter tomado como abuzo honrar a nossa galeria.»


Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover