19/01/15

Amarante História - Almanaque de Amarante para 1917, 1.º Ano de publicação, ilustrado com gravuras, edição da tipografia Flôr do Tâmega - "Á Vila de Amarante"

 


"Á Vila de Amarante

Cercada por outeiros verdejantes
e banhada do Tamega formoso,
brilhando á luz dum sol esplendoroso
entre vinhas e frutos lourejantes;

plenos de vegetação luxuriante
do Baixo Minho, alegre, sorridente,
num viver que deslisa mansamente,
- assenta a nobre vila d'Amarante.

Oh terra de meu berço, onde em folguedos
se passou a minh'infancia distrahida!
Como saudade d'esses dias ledos
sê tu, a minha ultima guarida.

«Terra da minha Pátria!» em ti desejo
Que meu corpo repouze, quando morto,
e tenha, junto aos meus, esse conforto,
na imensa solidão que antevejo."

J. Laranjeira, 1-06-1916, Penafiel


Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover