28/12/14

Portugal Exportações - As exportações portuguesas duplicaram o seu valor no PIB durante as duas últimas décadas, escreve este sábado o Expresso, dando conta que, apesar deste facto, Portugal continua longe da média de outras economias.



«Dados Exportações duplicaram valor no PIB em duas décadas

Portugal continua a ser uma economia de reduzidas dimensões, hoje com maior abertura externa, mas ainda assim desfasada das suas congéneres europeias. Em duas décadas, o peso das exportações no PIB, ainda assim, duplicou, perspetivando que dentro de dois anos possa representar 42% de toda a produção, escreve o Expresso.

As exportações portuguesas duplicaram o seu valor no PIB durante as duas últimas décadas, escreve este sábado o Expresso, dando conta que, apesar deste facto, Portugal continua longe da média de outras economias.

Estima-se que dentro de dois anos as exportações do país representem 42% do PIB, um valor ainda muito distante do apurado para, por exemplo, outra economia intervencionada, a Irlandesa. É que neste país as exportações representam mais de 80% do PIB.

O acentuar do crescimento portugueses aconteceu sobretudo em 2011, altura em que, paradoxalmente, o país acumulou três anos consecutivos de recessão.

Dá ainda conta o Expresso que, quando a crise financeira rebentou, em 2008, a venda de produtos portugueses ao exterior situava-se ligeiramente acima dos 30%, nível que se manteve até à entrada da troika.

Porém, se descontados os produtos importados, o peso das exportações portuguesas deverá rondar os 25%, dá conta um boletim económico do Banco de Portugal.

“O peso das exportações deduzidas do respetivo conteúdo importado, que traduz o contributo efetivo desta componente para a criação de valor acrescentado interno, deverá manter uma tendência ascendente”, lê-se no documento do regulador.

Entre 2000 e 2008, porém, de frisar que o consumo final se manteve praticamente inalterado, as exportações cresceram seis pontos e o investimento sofreu uma queda de dez pontos.» in http://www.noticiasaominuto.com/economia/326447/exportacoes-duplicaram-valor-no-pib-em-duas-decadas?utm_source=gekko&utm_medium=email&utm_campaign=daily


(Portugal reforça exportações para os Emirados Árabes Unidos)


(Portugal deve aumentar as exportações de Saúde para a Alemanha)


(Análise às exportações de vinhos portugueses, RTP 2)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover