18/12/14

Ambiente e Ecologia - O ano pretérito de 2013 estabeleceu um novo recorde de emissões de: foram emitidas 35,3 mil milhões de toneladas de CO2 para a atmosfera.



«2013 foi o ano com os maiores níveis de emissões de CO2 de sempre
Publicado em 18 de Dezembro de 2014.


Precisamente na altura em que é imperativo diminuir as emissões de CO2 para evitar consequências desastrosas para o planeta, as emissões de gases com efeito de estufa continuam a aumentar. 

Os dados são da European Union Joint Research Center, que divulgou o habitual relatório anual sobre as emissões a nível global esta quarta-feira. O documento enquadra as emissões da produção e combustíveis fósseis e as emissões da indústria, especialmente da área metalúrgica e cimenteira.

O novo recorde de 2013 ficou a dever-se principalmente às economias em desenvolvimento: o Brasil emitiu mais 6,2%, a Índia mais 4,4%, a China mais 4,2% e a Indonésia mais 2,3%. Os Estados Unidos, o maior emissor de gases com efeito estufa, voltou a emitir mais poluentes depois de uma ligeira estagnação em anos anteriores. “As emissões aumentaram 2,5% nos Estados Unidos devido a uma mudança na produção energética do gás para o carvão, aliado a um aumento do consumo de gás”, lê-se no relatório, cita o Motherboard.

O lado positivo, como é destacado no documento, é que a taxa do aumento das emissões está a diminuir: “as emissões aumentaram a uma taxa menor (2%) do que a média na última década”. O relatório observa ainda uma dissociação entre o PIB mundial que está a crescer mesmo quando as emissões de CO2 são mais lentas. Tal deve-se a uma maior aposta numa economia de serviços em vez de uma economia industrial.

Porém, esta dissociação não está a acontecer a um ritmo suficientemente rápido. De acordo com as estimativas feitas pelos cientistas, o planeta ainda tem aproximadamente 1.200 giga toneladas para emitir antes dos níveis da água do mar conseguirem destabilizar a civilização humana.» in http://greensavers.sapo.pt/2014/12/18/2013-foi-o-ano-com-os-maiores-niveis-de-emissoes-de-co2-de-sempre/


(Nível de CO2 no ar atinge marca histórica)


(CO2 e aquecimento global)


(Futuris - O armazenamento de dióxido de carbono)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover