21/10/14

F.C. do Porto Veteranos - ​Avançado, José Maria, marcou o primeiro golo dos Dragões nas competições europeias, num jogo que os bascos venceram por 2-1



«JOSÉ MARIA RECORDA DUELO DE 1956 COM O ATHLETIC

​Avançado marcou o primeiro golo dos Dragões nas competições europeias, num jogo que os bascos venceram por 2-1

Dia 20 de Setembro de 1956, Estádio das Antas, 54 minutos do jogo frente ao Athletic Club: Hernâni escapa-se pela direita, cruza para a área e vindo do lado esquerdo aparece José Maria a cabecear para o 1-1. Foi assim que o avançado, hoje com 84 anos, se eternizou na história do clube: este foi o primeiro golo do FC Porto nas competições europeias, num jogo que os bascos venceriam por 2-1 e que vem à memória devido ao facto de a equipa de Bilbau regressar esta terça-feira ao Porto, mais de 58 anos depois.

“Daqui a 500 anos, quando forem ver a história, vai lá estar que o primeiro golo foi meu”, orgulha-se José Maria, em conversa com o www.fcporto.pt. O ex-futebolista lembra-se “perfeitamente” de um encontro com “muita gente no estádio” e “mau tempo”, citando de cor o “onze” inicial, em 4-2-4: Acúrsio; Virgílio, Miguel Arcanjo, Monteiro da Costa e Barbosa; Pedroto e Gastão; Hernâni, Jaburu, Perdigão e José Maria.

Na segunda mão, em Bilbau, o FC Porto perderia por 3-2, mas chegou a ter a eliminatória empatada. Rezam as crónicas que o árbitro prejudicou os Dragões, mas José Maria recorda essencialmente dois jogos equilibrados. “Sabíamos que iria ser difícil vencer e passar a eliminatória, porque Espanha tinha melhores condições, mas fomos para o campo com o espírito de fazer o melhor possível. As equipas bateram-se bem e qualquer uma podia ter ganho os dois jogos. A nossa derrota foi sempre pela margem mínima”.

Frequentador assíduo do Estádio do Dragão, José Maria espera que desta vez o resultado não se repita: “Tudo indica que será possível ganhar, o que será muito bom. Se vencermos os dois jogos em casa fazemos dez pontos e julgo que estaremos apurados, em primeiro ou segundo lugar do grupo”.» in http://www.fcporto.pt/pt/noticias/Pages/Jose-Maria-recorda-duelo-de-1956-com-o-Athletic.aspx

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover