18/10/14

F.C. do Porto Hóquei Patins: F.C. do Porto Fidelidade 6 vs Valdagno 2 - Dragões derrotam italianos na estreia da Liga Europa!



«DRAGÕES VENCEM VALDAGNO NA ESTREIA NA LIGA EUROPEIA

Golos de Caio (2), Jorge Silva, Rafa, Pedro Moreira e Vítor Hugo deram vitória por 6-2 sobre os italianos.

O FC Porto Fidelidade venceu, este sábado, o Valdagno, por 6-2, em encontro da jornada inaugural do grupo D da Liga Europeia. Os Dragões até começaram a perder, mas um autêntico vendaval ofensivo colocou-os no caminho certo (ao intervalo, já venciam por 3-1). Caio (2), Jorge Silva, Rafa, Pedro Moreira e Vítor Hugo foram os marcadores de serviço numa partida em que se destacou a exibição de Nélson Filipe e os regressos à competição de Edo Bosch, Jorge Silva e Reinaldo Ventura (os dois últimos já cumpriram castigo, enquanto o guarda-redes ainda tem vários jogos para cumprir nas competições nacionais).

Antes do início da partida, foram entregues duas lembranças aos jovens Dragões Diogo Seixas e João Almeida, que se sagraram campeões da Europa de Sub-20 no passado dia 11. Os portistas lançaram-se ao ataque desde o início do encontro, chegando à baliza dos italianos com alguma facilidade, mas o guarda-redes Cunegatti rechaçou as várias situações de perigo. Numa “velha máxima” que também se aplica ao hóquei em patins, foram os italianos que inauguraram o marcador, aos 14 minutos, num livre directo marcado de forma exemplar por Lucas Ordonez. A perder, Tó Neves apostou na entrada de Vítor Hugo, Hélder Nunes e Jorge Silva e foi este último que marcou o golo do empate dos Dragões, após bela jogada de Hélder Nunes (19 minutos).

O marcador do primeiro golo foi também instrumental no segundo, ao “cavar” um penálti superiormente convertido por Caio (22 minutos), tendo o número oito portista marcado o seu segundo golo apenas um minuto depois, aproveitando o balanceamento da equipa italiana para o ataque. O 3-1 com que se chegou ao intervalo era um prémio justo para uma primeira parte personalizada dos Dragões, em que deve realçar também a boa exibição do guarda-redes Nélson Filipe.

A realizar o seu quinto jogo em seis épocas no Dragão Caixa, o Valdagno ainda se viu em pior posição aos 40 segundos da segunda metade, com Rafa a fazer o 4-1 após uma perda de bola e um contra-ataque bem desenhado. De seguida, os Dragões desperdiçaram dois penáltis (com um deles a provocar cartão azul a um jogador dos italianos), ambos por falta sobre Rafa, mas o 5-1 não estava longe: Pedro Moreira deu o melhor seguimento a um remate falhado de Ricardo Barreiros e colocou os portistas a vencer por quatro golos de diferença.

Os comandados de Tó Neves chegaram à 10.ª falta pouco depois e, para tentar defender o livre directo correspondente, entrou Edo Bosch, para uma grande salva de palmas do Dragão Caixa (31m). E o catalão fez o que sabe fazer melhor, impedindo que o Valdagno reduzisse a vantagem dos azuis-e-brancos. O conjunto vice-campeão transalpino conseguiu, no entanto, fazer o 5-2 a 13 minutos do final, o que não colocou embaraços aos portistas, que continuaram a dominar as operações. A três minutos do fim, tanto Reinaldo Ventura como Vítor Hugo ainda desperdiçaram dois livres directos, com Edo Bosch a brilhar novamente em ocasião semelhante para o Valdagno. Vítor Hugo fechou o resultado (6-2) a apenas nove segundos do final, aproveitando uma defesa incompleta do guarda-redes italiano após boa incursão de Reinaldo Ventura.

Com esta vitória, os Dragões começam da melhor forma a campanha na Liga Europeia e alcançam a segunda vitória consecutiva sobre os italianos em casa, após o 9-7 de 2012/13, na meia-final da final four disputada no Dragão Caixa. O próximo encontro dos comandados de Tó Neves é contra a Oliveirense, na próxima quarta-feira, pelas 21h00, no Dragão Caixa, em jogo a contar para a terceira jornada do Campeonato Nacional.

FICHA DE JOGO

FC Porto Fidelidade-Valdagno, 6-2
Liga Europeia, grupo D, 1.ª jornada
18 de Outubro de 2014
Dragão Caixa, no Porto
Assistência: 1.238 espectadores

Árbitros: Óscar Valverde e Antonio Gomez (Espanha)

FC PORTO FIDELIDADE: Nélson Filipe (g.r.); Pedro Moreira (1), Caio (2), Rafa (1) e Ricardo Barreiros
Jogaram ainda: Edo Bosch (g.r.), Jorge Silva (1), Vítor Hugo (1), Reinaldo Ventura (cap.) e Hélder Nunes
Treinador: Tó Neves

VALDAGNO: Massimo Cunegatti (g.r.); Juan Lopez, Mattia Ghirardello, Massimo Tataranni (cap.) e Lucas Ordonez (1)
Jogaram ainda: Maximiliano Oruste (1) e Alberto Bertoldi
Treinador: Franco Vanzo

Ao intervalo: 3-1
Marcadores: Lucas Ordonez (14m), Jorge Silva (19m), Caio (22m, 23m), Rafa (26m), Pedro Moreira (29m), Maximiliano Oruste (37m) e Vítor Hugo (50m)» in http://www.fcporto.pt/pt/noticias/Pages/fcporto-valdagno-liga-europeia.aspx
Disciplina: Cartão azul a Juan Lopez (28m), Massimo Tataranni (48m) e Jorge Silva (49m)» in http://www.fcporto.pt/pt/noticias/Pages/fcporto-valdagno-liga-europeia.aspx

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover