15/10/14

Ambiente e Ecologia - Três caminhantes eslovacos acabaram de descobrir uma série de túneis subterrâneos que os levaram a uma gruta invisível, escondida numa floresta local.

2

«Caminhantes descobrem gruta invisível em floresta da Eslováquia
Publicado em 14 de Outubro de 2014.

Não há muitos locais, no Planeta, que permaneçam invisíveis e intocados, mas uma excepção à regra localiza-se, ironicamente, bem no centro da Europa, na Eslováquia. Três caminhantes eslovacos acabaram de descobrir uma série de túneis subterrâneos que os levaram a uma gruta invisível, escondida numa floresta local.

O grupo diz que a gruta não faz parte de nenhum mapa, ainda que fosse de conhecida de uma mão-cheia de habitantes locais. Segundo o grupo, a gruta foi utilizada, em tempos, como ponto de escape para alguns soldados, na Segunda Guerra Mundial, mas o seu acesso não é propriamente fácil: há locais onde a passagem tem apenas alguns centímetros.

O fotógrafo Robert Nemeti e os amigos Istvan Gallai e Tibor Balint dizem que a gruta está situada 300 metros acima de uma montanha, perto do desfiladeiro de Zadielska Tiesnava. A gruta está tão bem dissimulada que é quase impossível de encontrar – até para quem a conhece e já lá esteve dezenas de vezes.

Conhecida como Marcilyuka pelos habitantes locais, a gruta foi criada por rios subterrâneos que desceram da planície, há milhares de anos. De acordo Istvan Gallai, a gruta já foi alvo de tentativa de mapeamento, mas os esforços foram abandonados devido ao seu tamanho e profundidade – alguns dos túneis são tão pequenos que se tornam impossíveis de navegar.

“A gruta tem áreas muito estreitas e assustadoras. Depois de passarmos o caminho mais difícil, tivemos uma vista fantástica do quarto interior. O local é muito perigoso”, concluiu Tibor Balint.» in http://greensavers.sapo.pt/2014/10/14/caminhantes-descobrem-gruta-invisivel-em-floresta-da-eslovaquia-com-fotos/

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover