12/09/14

Espaço - Duas tempestades solares, uma ocorrida na noite de quinta-feira e outra esta sexta-feira, não devem causar grandes perturbações na Terra, informou o centro americano de Previsão de Clima Espacial.

Tempestade solar atinge a Terra esta sexta-feira

«Tempestade solar atinge a Terra esta sexta-feira

Duas tempestades solares, uma ocorrida na noite de quinta-feira e outra esta sexta-feira, não devem causar grandes perturbações na Terra, informou o centro americano de Previsão de Clima Espacial.

Dado o nível de intensidade geomagnética esperado, estas tempestades «poderão provocar alguns problemas nas comunicações por rádio e sinal de GPS, assim como irregularidades na voltagem da rede de distribuição eléctrica nas latitudes norte dos EUA», disse Thomas Berger, director do centro.

Os efeitos «não devem produzir perturbações na rede eléctrica», acrescentou o funcionário em conferência de imprensa.

As tempestades solares são o resultado de erupções da massa coronal da superfície do Sol, a primeira ocorrida na noite de segunda-feira e a segunda, de maior intensidade, na tarde de quarta-feira.

Estas erupções projectam plasma ionizado para o espaço a grande velocidade, o que produz uma interferência no campo magnético terrestre, provocando tormentas magnéticas.

As duas erupções foram muito próximas no espaço de tempo e ocorreram na mesma zona do Sol, no centro do disco, em direcção à Terra, destacou o especialista.

Estas duas tempestades também deverão produzir auroras boreais espectaculares no norte dos EUA e Canadá na noite de sexta-feira.» in http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=729310

(Os 4 maiores mitos sobre tempestades solares)


(Documentário - Tempestades Solares e seus efeitos na Terra.)


(Tempestades Solares - Quem poderá nos salvar)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover