07/09/14

Amarante Música - A viola amarantina esteve quase extinta, mas a missão concertada de um professor, Professor Eduardo Costa e de um artesão, António Silva, ambos de Amarante, permitiu ensinar dezenas de jovens a tocarem o instrumento, assegurando um futuro, outrora incerto.




«Professor e artesão "salvam" viola amarantina

A viola amarantina esteve quase extinta, mas a missão concertada de um professor e de um artesão, ambos de Amarante, permitiu ensinar dezenas de jovens a tocarem o instrumento, assegurando um futuro, outrora incerto.

Há alguns anos que Eduardo Costa, docente no ensino básico, e António Silva, marceneiro, unem esforços, o primeiro tocando e ensinando o instrumento, o segundo fabricando violas amarantinas de forma artesanal.

O esforço de ambos, com a ajuda de alguns amigos, permitiu acabar com as nuvens negras que se abatiam sobre o futuro da viola, ao ponto de haver hoje em Amarante dezenas de executantes do instrumento que ostenta o nome do concelho.

A centenária viola amarantina, de origem medieval, é parecida com a viola braguesa, tocada na zona do Minho. Ambas são consideradas "violas de arame" e têm cinco cordas duplas, mas a variante de Amarante, menos conhecida do que a minhota, diferencia-se por ter uma escala mais comprida, até à boca, única no país, e ostenta dois corações, que se julga estarem ligados a uma história de amor envolvendo um trovador medieval.

Eduardo Costa é também um dos elementos do grupo "Propagode", de Amarante, que se dedica à música tradicional, em especial à divulgação da viola amarantina. É nesse âmbito que pessoas de várias idades aprendem, semanalmente, a executar o instrumento, com ajuda dos dois tocadores do grupo mais experientes.

Recentemente, o docente criou um clube de música na escola onde leciona, na qual 24 crianças e adolescentes aprendem a tocar a "Amarantina". Ao mesmo tempo, o grupo tem feito oficinas, em vários locais, nas quais divulga e ensina o instrumento, para além de realizar dezenas de espetáculos.

"Antes deste trabalho, a nossa viola estava praticamente esquecida", recordou à agência Lusa.

A recente dinâmica criada em torno do instrumento tradicional permite a Eduardo Costa concluir que "a Viola de Amarante nunca mais vai ser esquecida".

Mas todo aquele trabalho só se tornou possível depois de se encontrar alguém que construísse instrumentos suficientes e adaptados para as crianças e adultos darem os primeiros passos na música.

O marceneiro António Silva, que já tinha alguma experiência com cavaquinhos, foi então desafiado pelo "Propagode" para a construção de violas amarantinas.

Há cerca de três anos que, nas horas vagas, o artesão constrói com minúcia e paciência, numa oficina dos fundos da sua casa, dezenas de violas amarantinas. Cada uma leva 35 horas a fazer, e todas, garante, cumprem as exigências de qualidade, inclusive nos vários tipos de madeira utilizados.

Cada exemplar de qualidade média custa cerca de 300 euros, um valor que o artesão considerada pequeno face ao trabalho que dá. Apesar disso, disse à Lusa que executa "a arte" pelo amor que sente pelo instrumento da sua terra, que até já aprendeu a tocar, ajudado pelos amigos do "Propagode".

O sucesso da revitalização do instrumento teve recentemente um momento alto, quando cerca de duas dezenas de tocadores se juntaram numa feira em Amarante e fizeram uma arruada pelas ruas da cidade.

Os dois falaram à Lusa, emocionados, da "sonoridade apaixonante" do instrumento que hoje os amarantinos se orgulham de exibir em cada festa, em cada convívio, executando melodias tradicionais, na companhia de cavaquinhos e rabecas, ou trechos mais clássicos, só ao alcance dos tocadores mais dotados.» in http://www.dn.pt/inicio/artes/interior.aspx?content_id=4112233&page=-1


(Viola Amarantina e Rabeca Chuleira - Propagode - Aqui Portugal)

 
Propagode no Portugal Direto - entrevista sobre Viola Amarantina from Ricardo Costa on Vimeo.


(José Eduardo Costa - Propagode - Viola Amarantina - Praça da Alegria RTP1)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover