30/09/14

Amarante – A Câmara Municipal de Amarante promove, no presente ano letivo, mais uma edição do Programa de Voluntariado Jovem, destinado a estudantes universitários residentes no concelho.

thumbnail_3rika

«ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS DO CONCELHO PODEM FAZER VOLUNTARIADO

AMARANTE – A Câmara Municipal de Amarante promove, no presente ano letivo, mais uma edição do Programa de Voluntariado Jovem, destinado a estudantes universitários residentes no concelho.

Os objetivos deste programa passam por: estimular, nos jovens universitários, o espírito de voluntariado; contribuir para a sua formação social e cultural, através da participação em ações e projetos de utilidade social e comunitária; incrementar novos conhecimentos na área de formação e fomentar o sentido de pertença na comunidade e de responsabilidade cívica.

As candidaturas, a serem formalizadas na Casa da Portela, decorrem de 1 a 31 de outubro e devem ser feitas em formulário próprio (disponível para download no sítio do Município na Internet), acompanhadas dos documentos de identificação, declaração de rendimentos familiares (IRS, IRC, IES), nota de liquidação, comprovativo de bens imóveis, certificado de matrícula, cartão de eleitor, atestado de residência, horário, número de identificação bancária e certificado de matrícula do(s) irmão(s) que se encontrem a frequentar o ensino superior.

O Programa tem como destinatários os jovens residentes no concelho há mais de dois anos, devendo os candidatos reunir os seguintes requisitos: ter idade inferior a 30 anos; estar matriculados no ensino superior; manifestar intenção de prosseguir um programa de voluntariado em função da sua disponibilidade e do Município; apresentar sucesso educativo, não ultrapassando duas reprovações no ensino superior, durante o período de vigência do Programa.

O voluntariado pode ser desenvolvido em duas modalidades: curta duração, durante três meses (julho, agosto e setembro), correspondente a quinze horas semanais; e longa duração, durante seis meses (abril a setembro ou maio a outubro), com oito horas semanais.

As atividades de ocupação são determinadas em função das disponibilidades da Câmara e das áreas de estudo dos jovens, podendo abranger os seguintes domínios: ação social, saúde, turismo, comunicação, desporto, educação, cultura, defesa do património, proteção civil e ambiente, emprego e formação profissional, desenvolvimento da vida associativa e da economia social, promoção do voluntariado e da solidariedade social ou outras de interesse social e comunitário.

O serviço de voluntariado poderá ser desenvolvido nos Serviços Municipais, Juntas de Freguesia, outras entidades de direito público e Instituições Particulares de Solidariedade Social.

Aos jovens voluntários serão garantidos os seguintes apoios: coordenação e acompanhamento por parte da Câmara Municipal de Amarante; seguro de acidentes pessoais; bolsa mensal para compensação das despesas inerentes ao desenvolvimento do voluntariado e certificado de participação.» in http://local.pt/portugal/norte/estudantes-universitarios-do-concelho-podem-fazer-voluntariado/

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover