08/09/14

Amarante Ambiente - A Associação de Municípios do Vale do Ave - Amave está a preparar uma ação judicial para, caso a privatização da Empresa Geral do Fomento (EGF) se concretize, "seja reconhecido o direito de os municípios utilizadores da Resinorte de revogarem o contrato com esta empresa".



«Amave prepara ação contra venda da EGF

Autarcas querem garantir às câmaras o direito a revogarem o contrato com a Resinorte.

A Associação de Municípios do Vale do Ave - Amave está a preparar uma ação judicial para, caso a privatização da Empresa Geral do Fomento (EGF) se concretize, "seja reconhecido o direito de os municípios utilizadores da Resinorte de revogarem o contrato com esta empresa".

Uma informação adiantada ao Dinheiro Vivo pelo presidente da Câmara de Guimarães, Domingos Bragança, que se assume formalmente contra a privatização da empresa de lixos. O que não significa que, em simultâneo, não exija do Governo uma negociação com os concorrentes interessados na compra da EGF, de modo a obter maior encaixe, do qual as próprias autarquias seriam beneficiárias.

A Resinorte é uma das 11 concessionárias do grupo EGF, constituídas em parceria com os municípios, e serve aproximadamente um milhão de habitantes de 35 autarquias, entre os quais Amarante, Guimarães, Lamego, Trofa, Vila Nova de Famalicão, Vila Real e Vizela. A notícia avançada esta semana pelo Diário Económico de que o relatório preliminar da Parpública e Águas de Portugal sobre a privatização da EGF defende a "escolha imediata" do agrupamento SUMA (da Mota-Engil) como vencedor do concurso "preocupou" os autarcas. Isto porque é o concorrente classificado em segundo lugar, a espanhola FCC, que melhor preço se propõe pagar pelas ações da EGF detidas pelas câmaras. Embora a oferta da SUMA seja superior à da FCC (349,9 milhões de euros versus 345 milhões), a verdade é que o agrupamento da Mota-Engil propõe-se pagar às câmaras apenas 4,605 milhões de euros, contra os 8,765 milhões oferecidos pela FCC.

Como o Dinheiro Vivo anunciou no sábado, são vários os autarcas, entre eles os da Amave, mas também de Águeda, Aveiro, Ílhavo e Ovar, em termos individuais, que reclamam do Governo uma última ronda negocial. "Quantos mais forem os pretendentes à compra, em melhor posição fica o vendedor para melhorar as condições de venda", diz Domingos Bragança. O autarca assegura que Guimarães só venderá as ações que detém na EGF se o preço agradar e lamenta que o Estado possa considerar fazer a escolha do vencedor sem puxar mais pelos concorrentes.» in http://www.dinheirovivo.pt/Empresas/interior.aspx?content_id=4112872&page=-1


(Visita guiada à Resinorte)


(Hortas Biologicas Resinorte)


(Celorico de Basto Concurso Resinorte)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover