14/08/14

Música Africana - Extraordinária interpretação da jovem da Guiné-Bissau, Karyna Gomes, a lusofonia sempre a evidenciar novos talentos... aqui, numa canção dedicada a todas as mulheres!



«Karyna Gomes apresenta “Amor Livre” o 1º single de avanço de “Mindjer”, o álbum de estreia

Karyna Gomes é uma cantora da Guiné-Bissau, onde nasceu e cresceu a ouvir música tradicional, música urbana local e ritmos de todo o mundo. É uma das mais talentosas artistas guineenses da actualidade e considera que a sua raíz musical  são os “convívios de quintal”, típicos das sociedades mestiças dos trópicos e do hemisfério sul, e que é influenciada, nas suas composições, pela sua mestiçagem e vivência em três continentes – África, América e Europa.

Integrou, entre outros, o histórico e revolucionário grupo Super Mama Djombo e já partilhou o palco com artistas como Tito Paris, Bonga e Boss AC, entre outros.

Em 2014, lança o seu primeiro disco a solo, com produção de Paulo Borges e edição pela Get! Records. “MINDJER”, que significa “Mulher”,é o título escolhido para o seu primeiro álbum e representa uma homenagem a todas as mulheres guineenses (e de todo o mundo) pela sua força, determinação e coragem.

Com este seu primeiro trabalho a solo, a cantora pretende fazer uma espécie de genealogia da música guineense, onde relembra os clássicos da “música moderna guineense” (de compositores como José Carlos Schwarz e Armando Salvaterra), passando pela música tradicional guineense (Mandjuandadi) e pelo que carinhosamente intitula de “minha música da Guiné”, que são sonoridades diversas que a inspiram, se fundem e representam a musicalidade da própria Karyna.

“AMOR LIVRE” é o primeiro single de avanço do álbum, que tem edição agendada para Outubro. É um tema de Zé Manel Fortes escolhido por Karyna Gomes para chamar atenção aos que não valorizam os sentimentos alheios: “Teus olhos boiavam de mimos num mar de tranquilidade… quando nos amávamos e chovia lá fora, lágrimas escorriam dos teus olhos, foi profundo mas a alegria durou pouco porque está no teu sangue apenas um affair….”» in http://www.gazetadosartistas.pt/?p=37065


Karyna Gomes - "Amor Livre"


Karina Gomes - "Fé ku esperança"


Karyna Silva Gomes - "Mana" - (Sister) 


Super Mama Djombo - "Nô Festa" 


Karyna Gomes - (Teaser Youtube HD) 

"Amor livre

olho estava boiar num mimo, 
em cima do mar sossegado, 
chuvisco da chuva chora as lágrimas solitárias, 
no meio de uma escuridão que nos envolvia, 
as lágrimas cresceram e encheram de mimo dentro do meu coração, 
alegria promessa só de momento amor livre está no meu sangue, 
e agora como é que vai ser vamos deixar assim? 

(repete 4 vezes anta gora i kuma i na fica sim?) 

hu hu hu

(repete desde tudo desde o inicio) "

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover