27/08/14

Desporto Judo - A portuguesa Telma Monteiro conquistou esta quarta-feira a medalha de prata na categoria de -57 kg nos Mundiais de judo, em Cheliabinsk, na Rússia, depois de perder na final com japonesa Nae Udaka.



«Telma Monteiro conquista medalha de prata no Mundial

A portuguesa Telma Monteiro conquistou esta quarta-feira a medalha de prata na categoria de -57 kg nos Mundiais de judo, em Cheliabinsk, na Rússia, depois de perder na final com japonesa Nae Udaka.

Telma Monteiro, de 28 anos, conquistou a medalha de prata pela quarta vez num Mundial, depois de ter sido vice-campeã em 2007, ainda nos -52 kg, e em 2009 e 2010, contando ainda com um bronze em 2005, com apenas 20 anos.

Na final, na Sport Arena Traktor, Telma Monteiro esteve a 32 segundos do título, num combate que controlou até esse momento e viu a sua adversária sofrer um "shido", por posição demasiado defensiva, quando ainda faltavam 2.39 minutos para o fim.

Num combate que até estava controlado, a judoca portuguesa foi penalizada pelo esforço que fez até aos instantes finais, acabando também ela, numa fase que já aparentava cansaço, por sofrer um castigo e voltar à estaca zero.

No "ponto de ouro", sem que nenhuma judoca sobressaísse, talvez Udaka estivesse ligeiramente melhor, mas Telma acabou desqualificada numa situação de ataque da japonesa, em que, no desequilíbrio, instintivamente, levou à mão à perna da asiática.

O júri considerou ser motivo para desqualificação e a portuguesa acabou por não conseguir novamente chegar ao título mundial, numa prova em que provavelmente nunca terá estado tão perto de o fazer em 12 anos de carreira.

Foi a segunda vez que Telma Monteiro defrontou Nae Udaka (13.ª do Mundo), depois de se terem encontrado em 2009 na final do Grand Slam do Rio de Janeiro, com vitória da portuguesa.

Esta quarta-feira, em Cheliabinsk, ao contrário de muitas outras ocasiões, Telma nem estava entre as favoritas, mas o seu judo e persistência, ao longo de uma carreira que tem sido notável, parece nunca admitir outro cenário que não seja o de lutar pelo pódio.

Atualmente a judoca do Benfica ocupa o 11.º lugar do Mundo e nestes Mundiais derrotou a cazaque Sevara Nishanbayeva, por ippon, em apenas 21 segundos, e a norte-americana Marti Malloy (yuko), desforrando-se assim da prematura eliminação nos Jogos Olímpicos Londres2012.

No terceiro combate impôs-se à suíça Fabienne Kocher, em 39 segundos, também por "ippon", depois de um "waza-ari", e nas meias-finais derrotou a mongol Sumiya Dorjsuren igualmente pela vantagem máxima.

Telma Monteiro entrou no circuito internacional do judo ainda júnior, aos 17 anos, mas foi em 2004, aos 18, que começou a somar medalhas importantes e a tornar-se um "caso sério", quando obteve o bronze nos Europeus seniores de Bucareste.

Depois disso somou muito mais de uma década de competição a alto nível: conquistou quatro títulos de campeã europeia, uma medalha de prata e cinco de bronze também a nível continental, e foi quatro vezes vice-campeã mundial, arrecadando ainda o bronze uma vez.

O sucesso da judoca contrasta com o de outros portugueses e esta quarta-feira, também em Cheliabinsk, os judocas André Alves e Jorge Fernandes (ambos em -73 kg) acabaram eliminados ao primeiro combate.

André Alves perdeu, por castigo, frente ao norte-coreano Kuk Hyon Hong, campeão asiático em 2013, e Jorge Fernandes perante o húngaro Miklos Ungvari, vice-Campeão Olímpico em Londres 2012, por ippon.

Na quinta-feira, Portugal terá nestes Mundiais Ana Cachola (59.ª), que defronta a israelita Yarden Gerbi (2.ª), nos -63 kg, Carlos Luz (26.º), com o croata Tomislav Marijanovic (47.º), e Diogo Lima (107.º), frente ao salvadorenho Juan Diego Turcios (80.º), ambos em -81 kg.» in http://www.record.xl.pt/Modalidades/Judo/interior.aspx?content_id=901643 


European Championships 2014 Judo # 57 kg - MONTEIRO, Telma (POR) / FILZMOSER, Sabrina (AUT)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover